As questões de Química fazem parte da prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. É bem verdade que, para se sair bem ao resolver as questões de Química, você precisa sim ter conhecimento de fórmulas, reações e equações químicas, bem como outros conceitos quantitativos e qualitativos, pois a própria Matriz de referência do Enem alista vários conteúdos teóricos que podem ser cobrados na prova.
Entretanto, o candidato também precisa desenvolver certas competências e habilidades específicas para resolver as questões. No caso da Química e de outras ciências da natureza, como a Biologia e a Física, são muito cobradas questões que envolvem a relação Ciência/ Tecnologia/Sociedade.
Por exemplo, a Química Orgânica é um conteúdo bastante recorrente nas provas. Mas além de saber as estruturas, as propriedades dos compostos orgânicos e as funções orgânicas, o candidato precisa relacionar esses conhecimentos com os vários aspectos da nossa sociedade, tais como os problemas ambientais, os combustíveis já usados e as novas fontes alternativas e mais limpas de geração de energia, além de entender como esses conteúdos estão relacionados com as tecnologias, com a construção humana e com o desenvolvimento da sociedade.
O aluno também precisa conseguir se apropriar desses conhecimentos para conseguir interpretar, avaliar ou planejar possíveis intervenções que possam solucionar situações-problema. Para tal, ele precisa saber ler e interpretar gráficos, que sempre caem nesse tipo de exame, bem como tabelas, e interpretar os enunciados.
No caso específico da Química, entender as equações químicas e seus símbolos também é primordial. Quanto aos conteúdos mais cobrados no Enem e que podem novamente cair na prova, leia o texto abaixo:
- Conteúdos de Química mais cobrados no Enem
Com isso em mente, uma dica que damos agora para você que já está na reta final, faltando cerca de 3 semanas para a realização das provas, é que resolva as provas anteriores do Enem como uma forma de preparação, que pode ajudá-lo a entender como as questões são abordadas e também pode te auxiliar na divisão do tempo da realização da prova.
Como última dica, esteja atualizado, lendo jornais e vendo noticiários, pois o Enem costuma cobrar questões que envolvem assuntos que foram muito noticiados durante o ano e que tenham relação com a sala de aula. Veja dois exemplos relacionados com a Química:
- Desenvolvimento sustentável e erradicação da pobreza (envolve, por exemplo, a emissão de gases pelos automóveis, além de aspectos da Rio+20);
- Energias alternativas e matriz energética brasileira.