Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp

Dicas de Química para o Enem

Algumas dicas de Química para o Enem são: esteja atualizado, saiba usar o conhecimento de Química para resolver situações-problema e saiba interpretar gráficos e tabelas.

Publicado por Jennifer Rocha Vargas Fogaça
Resolva as provas das edições anteriores do Enem para se preparar
Resolva as provas das edições anteriores do Enem para se preparar

O Enem 2016 será realizado nos dias 5 e 6 de novembro, e o conteúdo de Química será cobrado no primeiro dia, sendo inserido no grupo denominado Ciências da Natureza e suas Tecnologias. É bem verdade que, para se sair bem ao resolver as questões de Química, você precisa sim ter conhecimento de fórmulas, reações e equações químicas, bem como outros conceitos quantitativos e qualitativos, pois a própria Matriz de referência do Enem alista vários conteúdos teóricos que podem ser cobrados na prova.

Entretanto, o candidato também precisa desenvolver certas competências e habilidades específicas para resolver as questões. No caso da Química e de outras ciências da natureza, como a Biologia e a Física, são muito cobradas questões que envolvem a relação Ciência/ Tecnologia/Sociedade.

Por exemplo, a Química Orgânica é um conteúdo bastante recorrente nas provas. Mas além de saber as estruturas, as propriedades dos compostos orgânicos e as funções orgânicas, o candidato precisa relacionar esses conhecimentos com os vários aspectos da nossa sociedade, tais como os problemas ambientais, os combustíveis já usados e as novas fontes alternativas e mais limpas de geração de energia, além de entender como esses conteúdos estão relacionados com as tecnologias, com a construção humana e com o desenvolvimento da sociedade.

O aluno também precisa conseguir se apropriar desses conhecimentos para conseguir interpretar, avaliar ou planejar possíveis intervenções que possam solucionar situações-problema. Para tal, ele precisa saber ler e interpretar gráficos, que sempre caem nesse tipo de exame, bem como tabelas, e interpretar os enunciados.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

No caso específico da Química, entender as equações químicas e seus símbolos também é primordial. Quanto aos conteúdos mais cobrados no Enem e que podem novamente cair na prova, leia o texto abaixo:

- Conteúdos de Química mais cobrados no Enem

Com isso em mente, uma dica que damos agora para você que já está na reta final, faltando cerca de 3 semanas para a realização das provas, é que resolva as provas anteriores do Enem como uma forma de preparação, que pode ajudá-lo a entender como as questões são abordadas e também pode te auxiliar na divisão do tempo da realização da prova.

Como última dica, esteja atualizado, lendo jornais e vendo noticiários, pois o Enem costuma cobrar questões que envolvem assuntos que foram muito noticiados durante o ano e que tenham relação com a sala de aula. Veja dois exemplos relacionados com a Química:

- Desenvolvimento sustentável e erradicação da pobreza (envolve, por exemplo, a emissão de gases pelos automóveis, além de aspectos da Rio+20);

- Energias alternativas e matriz energética brasileira.

Assista às nossas videoaulas

Veja também

UFMS divulga resultado do Vestibular 2022 e PASSE 2021
Primeira seleção ofertou 3.347 vagas e segunda, 1.089 oportunidades em cursos em Campo Grande e no interior

Locais de prova do Vestibular 2022/1 da UFRR estão disponíveis
O processo seletivo está marcado para o dia 06 de fevereiro. As provas serão compostas por uma redação e nove questões objetivas de todas as disciplinas ministradas no ensino médio. 

Ceará: UVA altera data da prova do Vestibular 2022/1
Cronograma foi mudado em razão do aumento de casos da variante Ômicron do coronavírus

1ª reclassificação do Vestibular 2022/1 do Cederj está disponível
Ainda segundo o calendário, a segunda reclassificação sairá no dia 28 de janeiro e a terceira, no dia 02 de fevereiro.

Realização do PSC 2021 da UFAM está suspenso por 30 dias
Suspensão se deve por conta do surto epidemiológico confirmado, com o aumento explosivo de transmissibilidade da variante ômicron da Covid-19, tanto na capital quanto no interior do estado do Amazonas.  

UniCEUB realiza provas do seu Vestibular 2022/1 de Medicina amanhã (23)
A instituição avisa que, no dia das provas, deverão ser seguidos todos os protocolos e medidas sanitárias em decorrência da pandemia do Coronavírus (Covid-19).

Enem 2022 será realizado nos dias 13 e 20 de novembro
Além da publicação no Diário Oficial, o ministro da Educação, Milton Ribeiro, também reforçou as datas de realização do Exame em sua conta no Twitter.

Unip aplica provas do Vestibular 2022/1 de Medicina neste final de semana
Provas serão realizadas no domingo, 23 de janeiro. Os exames terão início às 14h (horário de Brasília). Os editais contendo a localização das salas para as provas serão publicados no site da Unip amanhã, dia 22.

Hoje é último dia para se inscrever na seleção de vagas Olímpicas 2022 da Unicamp
Podem participar desta seletiva estudantes que receberam medalha ou tiveram um bom desempenho em competições de conhecimento do ensino médio realizadas em 2019, 2020 ou 2021.

Uespi terá mais de 2,5 mil vagas no SiSU 2022/1
Inscrições para o Sistema de Seleção Unificada poderão ser feitas de 15 a 18 de fevereiro

Paraná: UEM publica local de prova do Vestibular 2021
Candidatos às mais de 2,3 mil vagas farão provas no dia 20 de fevereiro, em Maringá e outras dez cidades do estado

Pré-vestibular gratuito da Unesp Araraquara 2022 está com inscrições abertas
No total, cursinho oferece 190 vagas, as quais estão divididas em três turmas ministradas de manhã e à noite