Logo Super Vestibular

Dicas sobre Aquecimento Global no Enem

As questões envolvendo o aquecimento global no Enem geralmente exigem conhecimento sobre as causas, consequências e possíveis soluções para esse problema.

Publicado por Jennifer Rocha Vargas Fogaça
O aquecimento global é um dos temas mais cobrados no Enem dentro da parte de Química Ambiental
O aquecimento global é um dos temas mais cobrados no Enem dentro da parte de Química Ambiental

Olá, candidatos ao Enem! Hoje vamos dar mais uma dica sobre os assuntos de Química mais cobrados no Enem, trata-se do Aquecimento Global.

Esse assunto é abordado na prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e é um conteúdo interdisciplinar, envolvendo, além da Química, outras ciências, como a Biologia e a Geografia. Tendo em vista que vivemos em tempos de mudanças climáticas, o conhecimento sobre os aspectos científicos relacionados com esse problema pode levar os cidadãos, a comunidade científica, as empresas e os governos a posicionarem-se melhor sobre esse tema, que é bastante controverso (sobre essas controvérsias, leia o texto Aquecimento global existe mesmo?).

Portanto, o candidato ao Enem deve estar bastante informado e saber o que é o aquecimento global, quais são as suas causas, quais são as suas consequências e quais são algumas alternativas que podem contribuir para acabar ou, pelo menos, diminuir esse problema ambiental. É preciso ter um posicionamento esclarecido e bem fundamentado sobre os fatos.

De forma bastante resumida, o aquecimento global é o aumento da temperatura dos oceanos e do ar localizado mais próximo à superfície da Terra. O principal fator apontado como o causador desse problema é a intensificação do efeito estufa — fenômeno que recebe esse nome porque é análogo ao que ocorre nas estufas de plantas, ou seja, é um mecanismo natural em que parte da radiação do sol é absorvida por determinados gases na atmosfera. Desse modo, a radiação não volta para o espaço e a temperatura do planeta é mantida amena para a manutenção da vida.

Entre os gases do efeito estufa, estão o dióxido de carbono (gás carbônico), CO2, metano, CH4, óxido nitroso (N2O), ozônio (O3), clorofluorcarbonetos (CFCs) e hidroclorofluorcarbonetos (HCFCs). Entre eles, o que é considerado o maior vilão do efeito estufa é o dióxido de carbono, pois a sua concentração, que aumentou muito na atmosfera, levou à intensificação mencionada do efeito estufa. Esse gás é liberado principalmente na queima de combustíveis fósseis, como os derivados do petróleo (gasolina, óleo diesel, etc.), o carvão e o gás natural. Por isso, estude também sobre os combustíveis e as reações de combustão.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A segunda maior culpada pelo aquecimento global é a agropecuária, que tem sido responsável pelo aumento do gás metano na atmosfera. Veja como isso ocorre lendo o texto "Consumo de carne e aquecimento global". Outro texto que explica bem sobre as causas e consequências do aquecimento global é o Óxidos e efeito estufa.

Agora vamos analisar como pode ser cobrado o tema do aquecimento global no Enem por meio de três questões que caíram em provas de anos anteriores:

Exemplo 1: Enem 2010 – caderno azul:

Questão 59 do Enem 2010, caderno azul, sobre efeito estufa
Questão 59 do Enem 2010, caderno azul, sobre efeito estufa

Resolução:

Alternativa "d". Nas áreas urbanas, em razão do efeito estufa e das ilhas de calor, há um maior aumento da utilização de energia elétrica porque as indústrias precisam refrigerar suas máquinas, que só funcionam em determinadas faixas de temperatura ou podem, até mesmo, estragar, e também porque, nas residências, os habitantes sentem desconforto por causa do calor e procuram refrigerar-se com o uso de ar-condicionado, ventiladores e assim por diante.

Exemplo 2: Enem 2011– caderno azul:

Questão 90 do Enem 2011, caderno azul, sobre agropecuária e aquecimento global
Questão 90 do Enem 2011, caderno azul, sobre agropecuária e aquecimento global

Resolução:

Alternativa "a".

A principal fonte de metano (CH4), que é um potente gás do efeito estufa, são os ruminantes por meio da fermentação entérica, isto é, a formação de gases no sistema digestivo do boi que emite metano para a atmosfera por via oral e fecal.

Exemplo 3: Enem 2013 – caderno azul:

Questão 67 do Enem 2013, caderno azul, sobre agricultura e aquecimento global
Questão 67 do Enem 2013, caderno azul, sobre agricultura e aquecimento global

Resolução:

Alternativa "c".

O gabarito dessa questão só considerou a concentração do gás dióxido de carbono na atmosfera, que é o principal gás do efeito estufa. Por meio da fotossíntese, os vegetais capturam o CO2 da atmosfera e transformam-no em gás oxigênio. Assim, um aumento na quantidade de matéria orgânica no solo ajudaria a minimizar o agravamento do efeito estufa.

Veja também

Hoje é o último dia para pagar taxa de inscrição do Enem 2020
Inscritos podem fazer o pagamento em agências bancárias, casas lotéricas, agências dos Correios e internet banking

Inscrições do Enem 2020 são encerradas após prazo prorrogado
Inep informou que candidatos poderão se inscrever com outro documento, como o CPF, na ausência do RG.

Inep publica Manual de Correção da Redação do Enem
Material detalha, por exemplo, o que leva estudantes a tirarem nota zero e competências seguidas pelos avaliadores para corrigir o texto

Emescam (ES) inscreve para Vestibular 2020/2 de Medicina via Enem
Interessados nas 70 vagas serão avaliados pelas notas das edições de 2018 ou 2019 do exame educacional

ESPM prorroga inscrições para Vestibular 2020/2 via Enem
Candidatos vão concorrer a 256 vagas nas unidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre

SiSU: cursos EaD também serão oferecidos
Até a última edição do Sistema de Seleção Unificada somente eram disponibilizados cursos presenciais

USCS (SP) cancela provas para Medicina e fará seleção via Enem
Processo seletivo que seria organizado pela Vunesp foi cancelado e vagas do vestibular serão ofertadas via Enem

Inscrições do Enem 2020 são prorrogadas
Datas de aplicação das provas do Enem 2020 impresso e digital foram adiadas de 30 a 60 dias em relação às datas que foram divulgadas nos editais.

UFRGS adia Vestibular 2021 por conta da pandemia do novo coronavírus
As provas do Vestibular 2021 da UFRGS estavam previsto de acontecerem nos dias 28 e 29 de novembro e 05 e 06 de dezembro.

UFPR anuncia adiamento do Vestibular 2020/2021 em razão do novo coronavírus
Medida foi tomada pelas condições em decorrência da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Com isso, as provas objetivas do Vestibular serão realizadas somente ano que vem.

Coronavírus: Unitau (SP) suspende inscrições do Vestibular de Inverno 2020 de Medicina
Oferta seria de 80 vagas e Vestibular contaria com duas fases. Suspensão do processo seletivo se deve pela pandemia do novo coronavírus.

Inep anuncia que provas do Enem 2020 serão adiadas
Órgão informou que, por causa da pandemia do coronavírus, agora provas serão realizadas de 30 a 60 dias depois do que estavam previstas