Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp

Dicas sobre Aquecimento Global no Enem

As questões envolvendo o aquecimento global no Enem geralmente exigem conhecimento sobre as causas, consequências e possíveis soluções para esse problema.

Publicado por Jennifer Rocha Vargas Fogaça
O aquecimento global é um dos temas mais cobrados no Enem dentro da parte de Química Ambiental
O aquecimento global é um dos temas mais cobrados no Enem dentro da parte de Química Ambiental

Olá, candidatos ao Enem! Hoje vamos dar mais uma dica sobre os assuntos de Química mais cobrados no Enem, trata-se do Aquecimento Global.

Esse assunto é abordado na prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e é um conteúdo interdisciplinar, envolvendo, além da Química, outras ciências, como a Biologia e a Geografia. Tendo em vista que vivemos em tempos de mudanças climáticas, o conhecimento sobre os aspectos científicos relacionados com esse problema pode levar os cidadãos, a comunidade científica, as empresas e os governos a posicionarem-se melhor sobre esse tema, que é bastante controverso (sobre essas controvérsias, leia o texto Aquecimento global existe mesmo?).

Portanto, o candidato ao Enem deve estar bastante informado e saber o que é o aquecimento global, quais são as suas causas, quais são as suas consequências e quais são algumas alternativas que podem contribuir para acabar ou, pelo menos, diminuir esse problema ambiental. É preciso ter um posicionamento esclarecido e bem fundamentado sobre os fatos.

De forma bastante resumida, o aquecimento global é o aumento da temperatura dos oceanos e do ar localizado mais próximo à superfície da Terra. O principal fator apontado como o causador desse problema é a intensificação do efeito estufa — fenômeno que recebe esse nome porque é análogo ao que ocorre nas estufas de plantas, ou seja, é um mecanismo natural em que parte da radiação do sol é absorvida por determinados gases na atmosfera. Desse modo, a radiação não volta para o espaço e a temperatura do planeta é mantida amena para a manutenção da vida.

Entre os gases do efeito estufa, estão o dióxido de carbono (gás carbônico), CO2, metano, CH4, óxido nitroso (N2O), ozônio (O3), clorofluorcarbonetos (CFCs) e hidroclorofluorcarbonetos (HCFCs). Entre eles, o que é considerado o maior vilão do efeito estufa é o dióxido de carbono, pois a sua concentração, que aumentou muito na atmosfera, levou à intensificação mencionada do efeito estufa. Esse gás é liberado principalmente na queima de combustíveis fósseis, como os derivados do petróleo (gasolina, óleo diesel, etc.), o carvão e o gás natural. Por isso, estude também sobre os combustíveis e as reações de combustão.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A segunda maior culpada pelo aquecimento global é a agropecuária, que tem sido responsável pelo aumento do gás metano na atmosfera. Veja como isso ocorre lendo o texto "Consumo de carne e aquecimento global". Outro texto que explica bem sobre as causas e consequências do aquecimento global é o Óxidos e efeito estufa.

Agora vamos analisar como pode ser cobrado o tema do aquecimento global no Enem por meio de três questões que caíram em provas de anos anteriores:

Exemplo 1: Enem 2010 – caderno azul:

Questão 59 do Enem 2010, caderno azul, sobre efeito estufa
Questão 59 do Enem 2010, caderno azul, sobre efeito estufa

Resolução:

Alternativa "d". Nas áreas urbanas, em razão do efeito estufa e das ilhas de calor, há um maior aumento da utilização de energia elétrica porque as indústrias precisam refrigerar suas máquinas, que só funcionam em determinadas faixas de temperatura ou podem, até mesmo, estragar, e também porque, nas residências, os habitantes sentem desconforto por causa do calor e procuram refrigerar-se com o uso de ar-condicionado, ventiladores e assim por diante.

Exemplo 2: Enem 2011– caderno azul:

Questão 90 do Enem 2011, caderno azul, sobre agropecuária e aquecimento global
Questão 90 do Enem 2011, caderno azul, sobre agropecuária e aquecimento global

Resolução:

Alternativa "a".

A principal fonte de metano (CH4), que é um potente gás do efeito estufa, são os ruminantes por meio da fermentação entérica, isto é, a formação de gases no sistema digestivo do boi que emite metano para a atmosfera por via oral e fecal.

Exemplo 3: Enem 2013 – caderno azul:

Questão 67 do Enem 2013, caderno azul, sobre agricultura e aquecimento global
Questão 67 do Enem 2013, caderno azul, sobre agricultura e aquecimento global

Resolução:

Alternativa "c".

O gabarito dessa questão só considerou a concentração do gás dióxido de carbono na atmosfera, que é o principal gás do efeito estufa. Por meio da fotossíntese, os vegetais capturam o CO2 da atmosfera e transformam-no em gás oxigênio. Assim, um aumento na quantidade de matéria orgânica no solo ajudaria a minimizar o agravamento do efeito estufa.

Veja também

UFMS divulga resultado do Vestibular 2022 e PASSE 2021
Primeira seleção ofertou 3.347 vagas e segunda, 1.089 oportunidades em cursos em Campo Grande e no interior

Locais de prova do Vestibular 2022/1 da UFRR estão disponíveis
O processo seletivo está marcado para o dia 06 de fevereiro. As provas serão compostas por uma redação e nove questões objetivas de todas as disciplinas ministradas no ensino médio. 

Ceará: UVA altera data da prova do Vestibular 2022/1
Cronograma foi mudado em razão do aumento de casos da variante Ômicron do coronavírus

1ª reclassificação do Vestibular 2022/1 do Cederj está disponível
Ainda segundo o calendário, a segunda reclassificação sairá no dia 28 de janeiro e a terceira, no dia 02 de fevereiro.

Realização do PSC 2021 da UFAM está suspenso por 30 dias
Suspensão se deve por conta do surto epidemiológico confirmado, com o aumento explosivo de transmissibilidade da variante ômicron da Covid-19, tanto na capital quanto no interior do estado do Amazonas.  

UniCEUB realiza provas do seu Vestibular 2022/1 de Medicina amanhã (23)
A instituição avisa que, no dia das provas, deverão ser seguidos todos os protocolos e medidas sanitárias em decorrência da pandemia do Coronavírus (Covid-19).

Enem 2022 será realizado nos dias 13 e 20 de novembro
Além da publicação no Diário Oficial, o ministro da Educação, Milton Ribeiro, também reforçou as datas de realização do Exame em sua conta no Twitter.

Unip aplica provas do Vestibular 2022/1 de Medicina neste final de semana
Provas serão realizadas no domingo, 23 de janeiro. Os exames terão início às 14h (horário de Brasília). Os editais contendo a localização das salas para as provas serão publicados no site da Unip amanhã, dia 22.

Hoje é último dia para se inscrever na seleção de vagas Olímpicas 2022 da Unicamp
Podem participar desta seletiva estudantes que receberam medalha ou tiveram um bom desempenho em competições de conhecimento do ensino médio realizadas em 2019, 2020 ou 2021.

Uespi terá mais de 2,5 mil vagas no SiSU 2022/1
Inscrições para o Sistema de Seleção Unificada poderão ser feitas de 15 a 18 de fevereiro

Paraná: UEM publica local de prova do Vestibular 2021
Candidatos às mais de 2,3 mil vagas farão provas no dia 20 de fevereiro, em Maringá e outras dez cidades do estado

Pré-vestibular gratuito da Unesp Araraquara 2022 está com inscrições abertas
No total, cursinho oferece 190 vagas, as quais estão divididas em três turmas ministradas de manhã e à noite