Logo Super Vestibular

Dicas sobre Aquecimento Global no Enem

As questões envolvendo o aquecimento global no Enem geralmente exigem conhecimento sobre as causas, consequências e possíveis soluções para esse problema.

Publicado por Jennifer Rocha Vargas Fogaça
O aquecimento global é um dos temas mais cobrados no Enem dentro da parte de Química Ambiental
O aquecimento global é um dos temas mais cobrados no Enem dentro da parte de Química Ambiental

Olá, candidatos ao Enem! Hoje vamos dar mais uma dica sobre os assuntos de Química mais cobrados no Enem, trata-se do Aquecimento Global.

Esse assunto é abordado na prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e é um conteúdo interdisciplinar, envolvendo, além da Química, outras ciências, como a Biologia e a Geografia. Tendo em vista que vivemos em tempos de mudanças climáticas, o conhecimento sobre os aspectos científicos relacionados com esse problema pode levar os cidadãos, a comunidade científica, as empresas e os governos a posicionarem-se melhor sobre esse tema, que é bastante controverso (sobre essas controvérsias, leia o texto Aquecimento global existe mesmo?).

Portanto, o candidato ao Enem deve estar bastante informado e saber o que é o aquecimento global, quais são as suas causas, quais são as suas consequências e quais são algumas alternativas que podem contribuir para acabar ou, pelo menos, diminuir esse problema ambiental. É preciso ter um posicionamento esclarecido e bem fundamentado sobre os fatos.

De forma bastante resumida, o aquecimento global é o aumento da temperatura dos oceanos e do ar localizado mais próximo à superfície da Terra. O principal fator apontado como o causador desse problema é a intensificação do efeito estufa — fenômeno que recebe esse nome porque é análogo ao que ocorre nas estufas de plantas, ou seja, é um mecanismo natural em que parte da radiação do sol é absorvida por determinados gases na atmosfera. Desse modo, a radiação não volta para o espaço e a temperatura do planeta é mantida amena para a manutenção da vida.

Entre os gases do efeito estufa, estão o dióxido de carbono (gás carbônico), CO2, metano, CH4, óxido nitroso (N2O), ozônio (O3), clorofluorcarbonetos (CFCs) e hidroclorofluorcarbonetos (HCFCs). Entre eles, o que é considerado o maior vilão do efeito estufa é o dióxido de carbono, pois a sua concentração, que aumentou muito na atmosfera, levou à intensificação mencionada do efeito estufa. Esse gás é liberado principalmente na queima de combustíveis fósseis, como os derivados do petróleo (gasolina, óleo diesel, etc.), o carvão e o gás natural. Por isso, estude também sobre os combustíveis e as reações de combustão.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A segunda maior culpada pelo aquecimento global é a agropecuária, que tem sido responsável pelo aumento do gás metano na atmosfera. Veja como isso ocorre lendo o texto "Consumo de carne e aquecimento global". Outro texto que explica bem sobre as causas e consequências do aquecimento global é o Óxidos e efeito estufa.

Agora vamos analisar como pode ser cobrado o tema do aquecimento global no Enem por meio de três questões que caíram em provas de anos anteriores:

Exemplo 1: Enem 2010 – caderno azul:

Questão 59 do Enem 2010, caderno azul, sobre efeito estufa
Questão 59 do Enem 2010, caderno azul, sobre efeito estufa

Resolução:

Alternativa "d". Nas áreas urbanas, em razão do efeito estufa e das ilhas de calor, há um maior aumento da utilização de energia elétrica porque as indústrias precisam refrigerar suas máquinas, que só funcionam em determinadas faixas de temperatura ou podem, até mesmo, estragar, e também porque, nas residências, os habitantes sentem desconforto por causa do calor e procuram refrigerar-se com o uso de ar-condicionado, ventiladores e assim por diante.

Exemplo 2: Enem 2011– caderno azul:

Questão 90 do Enem 2011, caderno azul, sobre agropecuária e aquecimento global
Questão 90 do Enem 2011, caderno azul, sobre agropecuária e aquecimento global

Resolução:

Alternativa "a".

A principal fonte de metano (CH4), que é um potente gás do efeito estufa, são os ruminantes por meio da fermentação entérica, isto é, a formação de gases no sistema digestivo do boi que emite metano para a atmosfera por via oral e fecal.

Exemplo 3: Enem 2013 – caderno azul:

Questão 67 do Enem 2013, caderno azul, sobre agricultura e aquecimento global
Questão 67 do Enem 2013, caderno azul, sobre agricultura e aquecimento global

Resolução:

Alternativa "c".

O gabarito dessa questão só considerou a concentração do gás dióxido de carbono na atmosfera, que é o principal gás do efeito estufa. Por meio da fotossíntese, os vegetais capturam o CO2 da atmosfera e transformam-no em gás oxigênio. Assim, um aumento na quantidade de matéria orgânica no solo ajudaria a minimizar o agravamento do efeito estufa.

Veja também

Cursinho Pré-vestibular gratuito em São José dos Campos (SP) recebe inscrições
O projeto tem seu conteúdo voltado para a preparação dos alunos para Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e para os vestibulares de universidades como Unicamp, Unesp e Fuvest, além do ITA.

UFLA solta notas das duas primeiras etapas do PAS 2019
Provas do PAS 2019 foram aplicadas para estudantes dos 1º e 2º anos do ensino médio em novembro de 2019.

Unicamp divulga concorrência do Vestibular 2021 e registra recorde histórico de candidatos de escola pública
Foram registradas 77.653 inscrições de candidatos que passam pelas provas no início do ano que vem.

Abertas as inscrições do Vestibular 2021/1 para Enfermagem e Medicina da Faculdade Albert Einstein
Os interessados podem se inscrever até 23 de novembro. Para o primeiro a taxa é de R$ 135 e a segunda modalidade R$ 200.

Estão abertas as inscrições do Vestibular 2021/1 da UVV
As inscrições poderão ser realizadas via internet ou de forma presencial, na Central de Relacionamento com Aluno (CRA), na UVV-ES de Vila Velha.

São Paulo: abertas inscrições para Vestibular 2021/1 de Medicina da USCS
vestibular ocorrerá em uma única fase, marcada para o dia 23 de novembro, das 14h às 17h30.

IFSC publica resultado da seleção de vagas remanescentes 2020/2
Aprovados deverão enviar documentação para matrícula por e-mail. As aulas serão a distância no início do curso.

Cadastro de foto dos inscritos do Enem 2020 deve ser feito até 1º de outubro
Aqueles que já cadastraram a foto mas quiserem alterar também poderão fazer o upload. O cadastro é obrigatório a partir desta edição.

Vestibular 2020/2 via Enem do IFSP está com inscrições abertas
Para participar é preciso ter feito o Enem entre os anos de 2015 e 2019 tirando nota acima de zero na redação.

Já estão abertas as inscrições para corretores de redação do Enem 2020
Para se cadastrar é preciso ter graduação na área de Letras/Língua Portuguesa ou Linguística. Prazo encerra em 05 de outubro.

Inscrições para o Vestibular 2021 da UFGD já podem ser feitas
Os interessados em concorrer uma das 982 vagas em 33 cursos de graduação, nas modalidades presencial (32 cursos) e a distância (Letras-Libras), podem se inscrever até às 17h do dia 20 de novembro.

Vestibular de Verão 2021 do IFSul (RS) é adiado por conta da pandemia
O Vestibular de Verão do IFSul acontece geralmente no mês de dezembro e será adiado para evitar a aglomeração de pessoas.