Logo Super Vestibular

Dicas de Reações Químicas para o Enem

As dicas de reações químicas para o Enem envolvem os tipos de reações mais cobrados, que são: combustão, oxirredução, neutralização, hidratação dos óxidos e esterificação.

Publicado por Jennifer Rocha Vargas Fogaça
Para se sair bem no Enem, você precisa saber escrever as equações químicas das reações e realizar o seu balanceamento
Para se sair bem no Enem, você precisa saber escrever as equações químicas das reações e realizar o seu balanceamento

Olá, pessoal!

Hoje vamos dar dicas de reações químicas para o Enem. As reações químicas ocorrem quando uma ou mais substâncias sofrem transformações nas suas composições químicas, isto é, as ligações entre átomos e moléculas são rompidas, ocorrendo um rearranjo deles, que se ligam de maneiras diferentes e formam novas substâncias. As substâncias iniciais são os reagentes e as finais são os produtos.

As reações químicas mais cobradas no Enem são cinco:

* Reações de combustão: as reações de combustão completa e incompleta são importantes porque são as responsáveis pela utilização dos combustíveis para geração de energia e também pela poluição do meio ambiente.

Conforme explanado no texto Dicas sobre Combustíveis no Enem, ao resolver exercícios envolvendo esse tipo de reação química no Enem, é essencial que candidato se lembre de que as reações de combustão sempre ocorrem na presença de oxigênio (O2), sendo que a combustão completa libera gás carbônico e água (CO2 + H2O), e a incompleta libera monóxido de carbono e água (CO + H2O) ou carbono e água (C + H2O).

* Reações de neutralização: são as que ocorrem entre ácidos e bases, formando sal e água. Elas são importantes para neutralizar certos meios, para corrigir valores de pH, para corrigir a acidez do solo, no tratamento de água, quando ocorre algum vazamento de ácido, para tratar resíduos que poderiam contaminar o meio ambiente, entre outros.

* Reações de oxirredução: ocorrem com transferência de elétrons entre as espécies químicas. Essas reações estão envolvidas em processos de eletrólise, na corrosão dos metais (como o enferrujamento de objetos feitos de ferro), nas pilhas e baterias que usamos no cotidiano, etc.

* Reações de hidratação dos óxidos: esse tipo de reação costuma ser cobrado no Enem juntamente à questão da chuva ácida, pois ela é resultado da reação entre óxidos ácidos (principalmente os óxidos de nitrogênio e de enxofre) com a água da chuva.

* Reações de esterificação: ocorrem quando um álcool reage com um ácido carboxílico, formando um éster e água. As reações de esterificação são importantes porque estão envolvidas na produção de biocombustíveis, como o biodiesel, além de serem responsáveis pela produção de flavorizantes usados pela indústria alimentícia e pela produção de explosivos, como a nitroglicerina.

Além de conhecer essas reações, em todos os casos é imprescíndível saber interpretar e escrever as equações químicas que representam cada uma, bem como saber realizar o seu balanceamento. Além disso, outro conteúdo muito relacionado com as reações químicas é a estequiometria. Veja mais sobre isso no texto Dicas de Estequiometria para o Enem.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Vamos agora ver alguns exemplos de questões sobre reações químicas que caíram em provas anteriores do Enem:

Exemplo 1: Enem - 2012 – caderno azul: Reação de esterificação:

Questão 58 do Enem 2012 - caderno azul
Questão 58 do Enem 2012 - caderno azul

Resolução:

Alternativa “a”.

Reação de esterificação como resolução de questão 58 do Enem 2012
Reação de esterificação como resolução de questão 58 do Enem 2012

Exemplo 2: Enem - 2012 – caderno azul: Reação de neutralização:

Questão 76 do Enem 2012 - caderno azul
Questão 76 do Enem 2012 - caderno azul

Resolução:

Alternativa “b”.

O HCl é ácido, então, para neutralizá-lo, é preciso borbulhá-lo em uma solução básica. A água de cal é o hidróxido de cálcio (Ca(OH)2). A reação entre os dois é mostrada a seguir:

2 HCl + Ca(OH)2 → CaCl2 + 2 H2O

Exemplo 3: Enem - 2013 – caderno azul: Reação de neutralização:

Questão 69 do Enem 2013 - caderno azul
Questão 69 do Enem 2013 - caderno azul

Resolução:

Alternativa “e”.

Observe que, entre os produtos da reação, temos o ácido sulfúrico (H2SO4) e um sal que, por hidrólise, produz ácido forte. A melhor opção para neutralizar o meio é o carbonato de cálcio (CaCO3), um sal que em contato com a água sofre hidrólise e produz uma base (hidróxido de cálcio) e ácido carbônico, que se degrada em gás carbônico e água, deixando o meio básico:

CaCO3 + H2O → Ca(OH)2 + H2CO3 → CO2 + H2O

Assista às nossas videoaulas

Veja também

Cursinho Pré-vestibular gratuito em São José dos Campos (SP) recebe inscrições
O projeto tem seu conteúdo voltado para a preparação dos alunos para Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e para os vestibulares de universidades como Unicamp, Unesp e Fuvest, além do ITA.

UFLA solta notas das duas primeiras etapas do PAS 2019
Provas do PAS 2019 foram aplicadas para estudantes dos 1º e 2º anos do ensino médio em novembro de 2019.

Unicamp divulga concorrência do Vestibular 2021 e registra recorde histórico de candidatos de escola pública
Foram registradas 77.653 inscrições de candidatos que passam pelas provas no início do ano que vem.

Abertas as inscrições do Vestibular 2021/1 para Enfermagem e Medicina da Faculdade Albert Einstein
Os interessados podem se inscrever até 23 de novembro. Para o primeiro a taxa é de R$ 135 e a segunda modalidade R$ 200.

Estão abertas as inscrições do Vestibular 2021/1 da UVV
As inscrições poderão ser realizadas via internet ou de forma presencial, na Central de Relacionamento com Aluno (CRA), na UVV-ES de Vila Velha.

São Paulo: abertas inscrições para Vestibular 2021/1 de Medicina da USCS
vestibular ocorrerá em uma única fase, marcada para o dia 23 de novembro, das 14h às 17h30.

IFSC publica resultado da seleção de vagas remanescentes 2020/2
Aprovados deverão enviar documentação para matrícula por e-mail. As aulas serão a distância no início do curso.

Cadastro de foto dos inscritos do Enem 2020 deve ser feito até 1º de outubro
Aqueles que já cadastraram a foto mas quiserem alterar também poderão fazer o upload. O cadastro é obrigatório a partir desta edição.

Vestibular 2020/2 via Enem do IFSP está com inscrições abertas
Para participar é preciso ter feito o Enem entre os anos de 2015 e 2019 tirando nota acima de zero na redação.

Já estão abertas as inscrições para corretores de redação do Enem 2020
Para se cadastrar é preciso ter graduação na área de Letras/Língua Portuguesa ou Linguística. Prazo encerra em 05 de outubro.

Inscrições para o Vestibular 2021 da UFGD já podem ser feitas
Os interessados em concorrer uma das 982 vagas em 33 cursos de graduação, nas modalidades presencial (32 cursos) e a distância (Letras-Libras), podem se inscrever até às 17h do dia 20 de novembro.

Vestibular de Verão 2021 do IFSul (RS) é adiado por conta da pandemia
O Vestibular de Verão do IFSul acontece geralmente no mês de dezembro e será adiado para evitar a aglomeração de pessoas.