Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp

Dicas de Reações Químicas para o Enem

As dicas de reações químicas para o Enem envolvem os tipos de reações mais cobrados, que são: combustão, oxirredução, neutralização, hidratação dos óxidos e esterificação.

Publicado por Jennifer Rocha Vargas Fogaça
Para se sair bem no Enem, você precisa saber escrever as equações químicas das reações e realizar o seu balanceamento
Para se sair bem no Enem, você precisa saber escrever as equações químicas das reações e realizar o seu balanceamento

Olá, pessoal!

Hoje vamos dar dicas de reações químicas para o Enem. As reações químicas ocorrem quando uma ou mais substâncias sofrem transformações nas suas composições químicas, isto é, as ligações entre átomos e moléculas são rompidas, ocorrendo um rearranjo deles, que se ligam de maneiras diferentes e formam novas substâncias. As substâncias iniciais são os reagentes e as finais são os produtos.

As reações químicas mais cobradas no Enem são cinco:

* Reações de combustão: as reações de combustão completa e incompleta são importantes porque são as responsáveis pela utilização dos combustíveis para geração de energia e também pela poluição do meio ambiente.

Conforme explanado no texto Dicas sobre Combustíveis no Enem, ao resolver exercícios envolvendo esse tipo de reação química no Enem, é essencial que candidato se lembre de que as reações de combustão sempre ocorrem na presença de oxigênio (O2), sendo que a combustão completa libera gás carbônico e água (CO2 + H2O), e a incompleta libera monóxido de carbono e água (CO + H2O) ou carbono e água (C + H2O).

* Reações de neutralização: são as que ocorrem entre ácidos e bases, formando sal e água. Elas são importantes para neutralizar certos meios, para corrigir valores de pH, para corrigir a acidez do solo, no tratamento de água, quando ocorre algum vazamento de ácido, para tratar resíduos que poderiam contaminar o meio ambiente, entre outros.

* Reações de oxirredução: ocorrem com transferência de elétrons entre as espécies químicas. Essas reações estão envolvidas em processos de eletrólise, na corrosão dos metais (como o enferrujamento de objetos feitos de ferro), nas pilhas e baterias que usamos no cotidiano, etc.

* Reações de hidratação dos óxidos: esse tipo de reação costuma ser cobrado no Enem juntamente à questão da chuva ácida, pois ela é resultado da reação entre óxidos ácidos (principalmente os óxidos de nitrogênio e de enxofre) com a água da chuva.

* Reações de esterificação: ocorrem quando um álcool reage com um ácido carboxílico, formando um éster e água. As reações de esterificação são importantes porque estão envolvidas na produção de biocombustíveis, como o biodiesel, além de serem responsáveis pela produção de flavorizantes usados pela indústria alimentícia e pela produção de explosivos, como a nitroglicerina.

Além de conhecer essas reações, em todos os casos é imprescíndível saber interpretar e escrever as equações químicas que representam cada uma, bem como saber realizar o seu balanceamento. Além disso, outro conteúdo muito relacionado com as reações químicas é a estequiometria. Veja mais sobre isso no texto Dicas de Estequiometria para o Enem.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Vamos agora ver alguns exemplos de questões sobre reações químicas que caíram em provas anteriores do Enem:

Exemplo 1: Enem - 2012 – caderno azul: Reação de esterificação:

Questão 58 do Enem 2012 - caderno azul
Questão 58 do Enem 2012 - caderno azul

Resolução:

Alternativa “a”.

Reação de esterificação como resolução de questão 58 do Enem 2012
Reação de esterificação como resolução de questão 58 do Enem 2012

Exemplo 2: Enem - 2012 – caderno azul: Reação de neutralização:

Questão 76 do Enem 2012 - caderno azul
Questão 76 do Enem 2012 - caderno azul

Resolução:

Alternativa “b”.

O HCl é ácido, então, para neutralizá-lo, é preciso borbulhá-lo em uma solução básica. A água de cal é o hidróxido de cálcio (Ca(OH)2). A reação entre os dois é mostrada a seguir:

2 HCl + Ca(OH)2 → CaCl2 + 2 H2O

Exemplo 3: Enem - 2013 – caderno azul: Reação de neutralização:

Questão 69 do Enem 2013 - caderno azul
Questão 69 do Enem 2013 - caderno azul

Resolução:

Alternativa “e”.

Observe que, entre os produtos da reação, temos o ácido sulfúrico (H2SO4) e um sal que, por hidrólise, produz ácido forte. A melhor opção para neutralizar o meio é o carbonato de cálcio (CaCO3), um sal que em contato com a água sofre hidrólise e produz uma base (hidróxido de cálcio) e ácido carbônico, que se degrada em gás carbônico e água, deixando o meio básico:

CaCO3 + H2O → Ca(OH)2 + H2CO3 → CO2 + H2O

Assista às nossas videoaulas

Veja também

UFMS divulga resultado do Vestibular 2022 e PASSE 2021
Primeira seleção ofertou 3.347 vagas e segunda, 1.089 oportunidades em cursos em Campo Grande e no interior

Locais de prova do Vestibular 2022/1 da UFRR estão disponíveis
O processo seletivo está marcado para o dia 06 de fevereiro. As provas serão compostas por uma redação e nove questões objetivas de todas as disciplinas ministradas no ensino médio. 

Ceará: UVA altera data da prova do Vestibular 2022/1
Cronograma foi mudado em razão do aumento de casos da variante Ômicron do coronavírus

1ª reclassificação do Vestibular 2022/1 do Cederj está disponível
Ainda segundo o calendário, a segunda reclassificação sairá no dia 28 de janeiro e a terceira, no dia 02 de fevereiro.

Realização do PSC 2021 da UFAM está suspenso por 30 dias
Suspensão se deve por conta do surto epidemiológico confirmado, com o aumento explosivo de transmissibilidade da variante ômicron da Covid-19, tanto na capital quanto no interior do estado do Amazonas.  

UniCEUB realiza provas do seu Vestibular 2022/1 de Medicina amanhã (23)
A instituição avisa que, no dia das provas, deverão ser seguidos todos os protocolos e medidas sanitárias em decorrência da pandemia do Coronavírus (Covid-19).

Enem 2022 será realizado nos dias 13 e 20 de novembro
Além da publicação no Diário Oficial, o ministro da Educação, Milton Ribeiro, também reforçou as datas de realização do Exame em sua conta no Twitter.

Unip aplica provas do Vestibular 2022/1 de Medicina neste final de semana
Provas serão realizadas no domingo, 23 de janeiro. Os exames terão início às 14h (horário de Brasília). Os editais contendo a localização das salas para as provas serão publicados no site da Unip amanhã, dia 22.

Hoje é último dia para se inscrever na seleção de vagas Olímpicas 2022 da Unicamp
Podem participar desta seletiva estudantes que receberam medalha ou tiveram um bom desempenho em competições de conhecimento do ensino médio realizadas em 2019, 2020 ou 2021.

Uespi terá mais de 2,5 mil vagas no SiSU 2022/1
Inscrições para o Sistema de Seleção Unificada poderão ser feitas de 15 a 18 de fevereiro

Paraná: UEM publica local de prova do Vestibular 2021
Candidatos às mais de 2,3 mil vagas farão provas no dia 20 de fevereiro, em Maringá e outras dez cidades do estado

Pré-vestibular gratuito da Unesp Araraquara 2022 está com inscrições abertas
No total, cursinho oferece 190 vagas, as quais estão divididas em três turmas ministradas de manhã e à noite