Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp

Dicas sobre Química Nuclear no Enem

Entre os conteúdos de Química Nuclear no Enem que devem ter prioridade nos estudos, estão o período de meia-vida dos elementos radioativos e a energia nuclear.

Publicado por Jennifer Rocha Vargas Fogaça
A radioatividade é cobrada no Enem porque tem implicações sobre o desenvolvimento técnico-científico, social e econômico
A radioatividade é cobrada no Enem porque tem implicações sobre o desenvolvimento técnico-científico, social e econômico

Olá, candidatos ao Enem! Sentindo-se cada vez mais confiantes? O Super Vestibular traz hoje mais uma dica de química para o Enem que vai aumentar ainda mais sua confiança. Vamos falar sobre Química Nuclear!

Esse é um conteúdo cobrado no Enem porque está muito relacionado com o desenvolvimento da tecnologia e da sociedade, bem como com aspectos ambientais. Apenas para citar alguns exemplos, essa área abrange o uso de isótopos radioativos pela medicina em exames e tratamentos de doenças (como o câncer); a agricultura, a fim de aumentar o tempo de conservação dos alimentos; a geologia e a arqueologia, para descobrir a idade de fósseis, rochas e da própria Terra; a geração de energia por meio de usinas nucleares, além de ter sido responsável pelo melhor entendimento da estrutura atômica, de reações nucleares, de perigos que podem ser evitados e das consequências trágicas que o mau uso da radioatividade (como nas bombas atômicas) pode trazer para a humanidade.

Tendo isso em mente, você precisa estar por dentro dos conteúdos de maior relevância para a Química Nuclear ou para a Radioatividade no Enem. Dentre eles, destacamos os seguintes:

* Leis da radioatividade: envolve saber quais são as emissões radioativas naturais (alfa, beta e gama), qual é a constituição de cada uma e qual é a transformação que o núcleo do átomo sofre ao emitir essas radiações, ou seja, em qual elemento ele se transforma (isso pode ser estudado nos textos Primeira Lei de Soddy e Segunda Lei de Soddy).

* Meia-vida ou período de semidesintegração de elementos radioativos: preste atenção a esse conteúdo, pois ele é o mais cobrado no Enem entre os listados aqui! (Veja o exemplo 1 logo mais a seguir). Esse conceito envolve também o uso do Carbono-14 na datação de fósseis.

* Reações de fissão e fusão nuclear: Esse aspecto envolve saber como ocorre cada uma dessas reações e suas aplicações, tais como nas bombas atômicas, na bomba de hidrogênio e em reatores nucleares para a geração de energia nuclear.

É importante que o candidato não tenha uma visão simplista do assunto, achando que a radioatividade só traz perigos, mas que esteja realmente por dentro de quais são as reais implicações para a sociedade do uso da radioatividade, incluindo os aspectos positivos e negativos. Isso é mostrado no terceiro exemplo logo mais a seguir.

Além disso, se desejar, você pode acessar a seção Química Nuclear para obter mais informações sobre esses e outros assuntos associados com a radioatividade.

Veja agora exemplos de questões sobre radioatividade no Enem:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Exemplo 1: Enem - 2013 – caderno azul:

Questão 49 do Enem 2013 - caderno azul
Questão 49 do Enem 2013 - caderno azul

Resolução: Alternativa “d”.

Conforme explicado no texto Meia-vida ou período de semidesintegração de elementos radioativos, a meia-vida corresponde ao tempo necessário para que metade do número de átomos de uma amostra de determinado isótopo radioativo desintegre-se. No enunciado foi dito que o tempo de meia-vida do carbono-11 é de 20,4 minutos e que a massa inicial de glicose marcada com carbono-11 era de 1,00 g (1000 mg) e que se passaram cinco meias-vidas. Então, temos:

1000 mg → 20,4 minutos → 500 mg → 20,4 minutos -→ 250 mg → 20,4 minutos → 125 mg → 20,4 minutos → 62,5 mg → 20,4 minutos → 31,25 mg.

O valor aproximado é o mostrado na alternativa “d”.

Exemplo 2: Enem - 2009 – caderno azul:

Questão 32 do Enem 2009 - caderno azul
Questão 32 do Enem 2009 - caderno azul

Resolução: Alternativa “b”.

Essa questão trata dos raios x, que são um tipo de radiação eletromagnética de alta energia. A imagem traz uma radiografia em que as partes claras são as dos ossos, que contêm átomos de cálcio. Assim, a conclusão é que ocorre maior absorção da radiação eletromagnética pelos átomos de cálcio do que por outros átomos.

Exemplo 3: Enem - 2012 – caderno azul:

Questão 84 do Enem 2012 - caderno azul
Questão 84 do Enem 2012 - caderno azul

Resolução: Alternativa “a”.

A decisão tomada pela companhia aérea foi equivocada porque um material médico esterilizado por irradiação não se torna radioativo.

Veja também

Gabarito do Enem 2024 é divulgado
O gabarito do Enem 2024 foi publicado pelo Inep hoje, dia 14 de novembro.
Enem 2024: provas de Matemática e Ciências da Natureza acontecem hoje (10): confira orientações
Milhões de candidatos devem realizar as provas do segundo dia do Enem 2024 neste domingo (10) em todas as regiões brasileiras
Tema da redação do Enem 2024 aborda desafios para a valorização da herança africana no Brasil
Os temas da redação do Enem costumam abordar questões sociais e problemas estruturais do Brasil.
Provas do 1º dia do Enem 2024 começam hoje (3): veja o que levar
Mais de 4,3 milhões estão confirmados no Enem 2024. Hoje (3), participantes terão de produzir redação e provas de Linguagens e Ciências Humana
Enem 2024: Mundo Educação fará correção comentada das provas
Processo de correção deve começar alguns minutos depois do fim da aplicação dos exames e será ao vivo e gratuito
Local de prova do Enem 2024 é divulgado
As provas do Enem 2024 são aplicadas nos dois primeiros finais de semana de novembro.
Inscrição do Fies 2024/2 encerra hoje (27)
As inscrições do Fies 2024/2 estão abertas para os candidatos concorrerem a mais de 70 mil oportunidades de acesso ao ensino superior.
Inscrição do Fies 2024/2 está aberta
Podem participar do programa que oferece financiamentos estudantes que fizeram o Enem a partir de 2010
MEC divulga resultado do ProUni do 2º semestre de 2024
Estudantes convocados devem comprovar os dados de hoje até 14 de agosto na universidade de oferta da bolsa de estudo
MEC encerra inscrição do ProUni do 2º semestre de 2024
Programa Universidade para Todos oferece mais de 240 mil bolsas de estudo em todo o Brasil
Inscrição para o ProUni do segundo semestre de 2024 está aberta
Há concessão de bolsas parciais (50%) e integrais (100%)
MEC libera edital e datas do ProUni do 2º semestre de 2024
Inscrição para Programa Universidade para Todos começa dia 23 de julho