Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp

Dicas sobre Química Nuclear no Enem

Entre os conteúdos de Química Nuclear no Enem que devem ter prioridade nos estudos, estão o período de meia-vida dos elementos radioativos e a energia nuclear.

Publicado por Jennifer Rocha Vargas Fogaça
A radioatividade é cobrada no Enem porque tem implicações sobre o desenvolvimento técnico-científico, social e econômico
A radioatividade é cobrada no Enem porque tem implicações sobre o desenvolvimento técnico-científico, social e econômico

Olá, candidatos ao Enem! Sentindo-se cada vez mais confiantes? O Super Vestibular traz hoje mais uma dica de química para o Enem que vai aumentar ainda mais sua confiança. Vamos falar sobre Química Nuclear!

Esse é um conteúdo cobrado no Enem porque está muito relacionado com o desenvolvimento da tecnologia e da sociedade, bem como com aspectos ambientais. Apenas para citar alguns exemplos, essa área abrange o uso de isótopos radioativos pela medicina em exames e tratamentos de doenças (como o câncer); a agricultura, a fim de aumentar o tempo de conservação dos alimentos; a geologia e a arqueologia, para descobrir a idade de fósseis, rochas e da própria Terra; a geração de energia por meio de usinas nucleares, além de ter sido responsável pelo melhor entendimento da estrutura atômica, de reações nucleares, de perigos que podem ser evitados e das consequências trágicas que o mau uso da radioatividade (como nas bombas atômicas) pode trazer para a humanidade.

Tendo isso em mente, você precisa estar por dentro dos conteúdos de maior relevância para a Química Nuclear ou para a Radioatividade no Enem. Dentre eles, destacamos os seguintes:

* Leis da radioatividade: envolve saber quais são as emissões radioativas naturais (alfa, beta e gama), qual é a constituição de cada uma e qual é a transformação que o núcleo do átomo sofre ao emitir essas radiações, ou seja, em qual elemento ele se transforma (isso pode ser estudado nos textos Primeira Lei de Soddy e Segunda Lei de Soddy).

* Meia-vida ou período de semidesintegração de elementos radioativos: preste atenção a esse conteúdo, pois ele é o mais cobrado no Enem entre os listados aqui! (Veja o exemplo 1 logo mais a seguir). Esse conceito envolve também o uso do Carbono-14 na datação de fósseis.

* Reações de fissão e fusão nuclear: Esse aspecto envolve saber como ocorre cada uma dessas reações e suas aplicações, tais como nas bombas atômicas, na bomba de hidrogênio e em reatores nucleares para a geração de energia nuclear.

É importante que o candidato não tenha uma visão simplista do assunto, achando que a radioatividade só traz perigos, mas que esteja realmente por dentro de quais são as reais implicações para a sociedade do uso da radioatividade, incluindo os aspectos positivos e negativos. Isso é mostrado no terceiro exemplo logo mais a seguir.

Além disso, se desejar, você pode acessar a seção Química Nuclear para obter mais informações sobre esses e outros assuntos associados com a radioatividade.

Veja agora exemplos de questões sobre radioatividade no Enem:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Exemplo 1: Enem - 2013 – caderno azul:

Questão 49 do Enem 2013 - caderno azul
Questão 49 do Enem 2013 - caderno azul

Resolução: Alternativa “d”.

Conforme explicado no texto Meia-vida ou período de semidesintegração de elementos radioativos, a meia-vida corresponde ao tempo necessário para que metade do número de átomos de uma amostra de determinado isótopo radioativo desintegre-se. No enunciado foi dito que o tempo de meia-vida do carbono-11 é de 20,4 minutos e que a massa inicial de glicose marcada com carbono-11 era de 1,00 g (1000 mg) e que se passaram cinco meias-vidas. Então, temos:

1000 mg → 20,4 minutos → 500 mg → 20,4 minutos -→ 250 mg → 20,4 minutos → 125 mg → 20,4 minutos → 62,5 mg → 20,4 minutos → 31,25 mg.

O valor aproximado é o mostrado na alternativa “d”.

Exemplo 2: Enem - 2009 – caderno azul:

Questão 32 do Enem 2009 - caderno azul
Questão 32 do Enem 2009 - caderno azul

Resolução: Alternativa “b”.

Essa questão trata dos raios x, que são um tipo de radiação eletromagnética de alta energia. A imagem traz uma radiografia em que as partes claras são as dos ossos, que contêm átomos de cálcio. Assim, a conclusão é que ocorre maior absorção da radiação eletromagnética pelos átomos de cálcio do que por outros átomos.

Exemplo 3: Enem - 2012 – caderno azul:

Questão 84 do Enem 2012 - caderno azul
Questão 84 do Enem 2012 - caderno azul

Resolução: Alternativa “a”.

A decisão tomada pela companhia aérea foi equivocada porque um material médico esterilizado por irradiação não se torna radioativo.

Veja também

Editais do ProUni e Fies do 1º semestre de 2022 estão disponíveis
O primeiro programa oferece bolsas de estudo em universidades particulares a estudantes que comprovem ter renda familiar entre um ou três salários mínimos. Já o Fies disponibiliza financiamentos em cursos igualmente ministrados em instituições privadas. Também é necessário comprovar renda.

1ª reclassificação do Vestibular 2021/2 de vagas remanescentes da UERJ está disponível
Os convocados devem realizar pré-matrícula e aceite da inscrição em disciplinas da classificação de forma online no período de 24 e 25 de janeiro.

UEMG inscreve para o Vestibular 2022
O processo seletivo havia sido extinto em março de 2019 para usar somente notas do Enem e agora retorna neste ano.

Edital do SiSU 2022/1 é divulgado
Além do cronograma, no Edital também é possível verificar as regas do Sistema.

MEC divulga datas de inscrições do SiSU, ProUni e Fies do 1º semestre de 2022
Programas oferecem vagas em instituições de ensino superiores. Para participar, é necessário ter feito o Enem.

IFSuldeMinas solta resultado do Vestibular 2022/1
O resultado preliminar saiu no dia 10 de janeiro e teve os dias 12 e 13 seguintes para recursos. Este já é o resultado final.

Inscrições para a 3ª etapa do PAS 2020 da UFLA são recebidas
O prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição já foi encerrado e o resultado será disponibilizado no dia 27 de janeiro.

Provas da 2ª fase do Vestibular 2022 da Fuvest encerram com abstenção de 7,9%
O resultado final do Vestibular 2022 da Fuvest é esperado para 11 de fevereiro. Outras duas chamadas regulares estão previstas para os dias 25 de fevereiro e 07 de março. 

Reaplicação Enem 2021: menos de 30% dos inscritos comparecem às provas
Ao todo, 338.419 estudantes se inscreveram para realizar as provas, mas 70% não se apresentaram

IFG divulga resultado do Vestibular 2022/1
O resultado divulgado é o preliminar e ainda cabe recursos. O resultado final é esperado para o dia 20 de janeiro.

UFU libera 2ª chamada do Vestibular 2022/1
Convocados devem se matricular de hoje até a próxima quarta-feira, 19 de janeiro

"As diferentes faces do riso" foi o tema da redação do Vestibular 2022 da Fuvest
Professores do Pré-vestibular Oficina do Estudante, em Campinas-SP, analisaram as provas aplicadas no primeiro dia de provas da 2ª fase do Vestibular 2022.