Logo Super Vestibular

Dicas sobre Química Nuclear no Enem

Entre os conteúdos de Química Nuclear no Enem que devem ter prioridade nos estudos, estão o período de meia-vida dos elementos radioativos e a energia nuclear.

Publicado por Jennifer Rocha Vargas Fogaça
A radioatividade é cobrada no Enem porque tem implicações sobre o desenvolvimento técnico-científico, social e econômico
A radioatividade é cobrada no Enem porque tem implicações sobre o desenvolvimento técnico-científico, social e econômico

Olá, candidatos ao Enem! Sentindo-se cada vez mais confiantes? O Super Vestibular traz hoje mais uma dica de química para o Enem que vai aumentar ainda mais sua confiança. Vamos falar sobre Química Nuclear!

Esse é um conteúdo cobrado no Enem porque está muito relacionado com o desenvolvimento da tecnologia e da sociedade, bem como com aspectos ambientais. Apenas para citar alguns exemplos, essa área abrange o uso de isótopos radioativos pela medicina em exames e tratamentos de doenças (como o câncer); a agricultura, a fim de aumentar o tempo de conservação dos alimentos; a geologia e a arqueologia, para descobrir a idade de fósseis, rochas e da própria Terra; a geração de energia por meio de usinas nucleares, além de ter sido responsável pelo melhor entendimento da estrutura atômica, de reações nucleares, de perigos que podem ser evitados e das consequências trágicas que o mau uso da radioatividade (como nas bombas atômicas) pode trazer para a humanidade.

Tendo isso em mente, você precisa estar por dentro dos conteúdos de maior relevância para a Química Nuclear ou para a Radioatividade no Enem. Dentre eles, destacamos os seguintes:

* Leis da radioatividade: envolve saber quais são as emissões radioativas naturais (alfa, beta e gama), qual é a constituição de cada uma e qual é a transformação que o núcleo do átomo sofre ao emitir essas radiações, ou seja, em qual elemento ele se transforma (isso pode ser estudado nos textos Primeira Lei de Soddy e Segunda Lei de Soddy).

* Meia-vida ou período de semidesintegração de elementos radioativos: preste atenção a esse conteúdo, pois ele é o mais cobrado no Enem entre os listados aqui! (Veja o exemplo 1 logo mais a seguir). Esse conceito envolve também o uso do Carbono-14 na datação de fósseis.

* Reações de fissão e fusão nuclear: Esse aspecto envolve saber como ocorre cada uma dessas reações e suas aplicações, tais como nas bombas atômicas, na bomba de hidrogênio e em reatores nucleares para a geração de energia nuclear.

É importante que o candidato não tenha uma visão simplista do assunto, achando que a radioatividade só traz perigos, mas que esteja realmente por dentro de quais são as reais implicações para a sociedade do uso da radioatividade, incluindo os aspectos positivos e negativos. Isso é mostrado no terceiro exemplo logo mais a seguir.

Além disso, se desejar, você pode acessar a seção Química Nuclear para obter mais informações sobre esses e outros assuntos associados com a radioatividade.

Veja agora exemplos de questões sobre radioatividade no Enem:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Exemplo 1: Enem - 2013 – caderno azul:

Questão 49 do Enem 2013 - caderno azul
Questão 49 do Enem 2013 - caderno azul

Resolução: Alternativa “d”.

Conforme explicado no texto Meia-vida ou período de semidesintegração de elementos radioativos, a meia-vida corresponde ao tempo necessário para que metade do número de átomos de uma amostra de determinado isótopo radioativo desintegre-se. No enunciado foi dito que o tempo de meia-vida do carbono-11 é de 20,4 minutos e que a massa inicial de glicose marcada com carbono-11 era de 1,00 g (1000 mg) e que se passaram cinco meias-vidas. Então, temos:

1000 mg → 20,4 minutos → 500 mg → 20,4 minutos -→ 250 mg → 20,4 minutos → 125 mg → 20,4 minutos → 62,5 mg → 20,4 minutos → 31,25 mg.

O valor aproximado é o mostrado na alternativa “d”.

Exemplo 2: Enem - 2009 – caderno azul:

Questão 32 do Enem 2009 - caderno azul
Questão 32 do Enem 2009 - caderno azul

Resolução: Alternativa “b”.

Essa questão trata dos raios x, que são um tipo de radiação eletromagnética de alta energia. A imagem traz uma radiografia em que as partes claras são as dos ossos, que contêm átomos de cálcio. Assim, a conclusão é que ocorre maior absorção da radiação eletromagnética pelos átomos de cálcio do que por outros átomos.

Exemplo 3: Enem - 2012 – caderno azul:

Questão 84 do Enem 2012 - caderno azul
Questão 84 do Enem 2012 - caderno azul

Resolução: Alternativa “a”.

A decisão tomada pela companhia aérea foi equivocada porque um material médico esterilizado por irradiação não se torna radioativo.

Veja também

IFRO prorroga inscrições do Vestibular EaD 2020/2
Interessados em concorrer a mais de 2,1 mil vagas gratuitas precisam ter feito Enem entre 2009 e 2019

Confira resultado do Vestibular 2020/2 de Medicina da Unifacs (BA)
Selecionados para as 70 vagas devem fazer registro acadêmico até a próxima sexta-feira, 5 de junho

UFLA (MG) adia PAS 2020 e anuncia algumas mudanças
Outra decisão que altera o calendário do PAS é o fato de a UFLA ter identificado a necessidade de reestruturar o o seu Processo Seriado devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

São Paulo: Unisa está com inscrições abertas para Vestibular 2020/2 de Medicina
Interessados nas 58 vagas devem fazer provas no dia 12 de julho. Resultado está previsto para sair no final desse mês.

Coronavírus: Vestibular da UEM será aplicado em 2021 por conta da pandemia
O Vestibular de Inverno 2020 está suspenso em decorrência da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Provas devem acontecer em fevereiro de 2021.

IFSuldeMinas inscreve para Vestibular 2020/2 via Enem
A classificação será realizada pelo somatório das notas por área de conhecimento e nota da redação. Os candidatos serão listados por ordem decrescente de notas.

Enem 2020: Inep estende prazo para pagamento da taxa de inscrição
O Instituto anunciou também que aqueles participantes que não fizeram o pagamento da taxa deverão acessar a Página do Participante a partir desta quarta e emitir novo boleto, já que os emitidos anteriormente perderam a validade. 

PUCPR recebe inscrições do Vestibular de Inverno 2020
A PUCPR não aplicará provas para o Vestibular 2020/2 devido a pandemia do novo coronavírus (Covid-19). As opções de ingresso na instituição mudam de acordo com o curso escolhido.

Enem 2020: pedidos para tratamento por nome social podem ser feitos
Pessoas que querem ser reconhecidas socialmente pela sua identidade de gênero podem fazer solicitação até próxima sexta-feira (29)

Cederj solta resultado do Vestibular 2020/2 via Enem
Os selecionados deverão realizar matrículas no próximo mês, nos dias 20 e 21 de julho, das 13h às 20h, nos polos do Cederj.

PUCRS recebe inscrições do Vestibular de Inverno 2020 via Enem até este domingo (31)
A taxa é de R$ 30 para os que concorrerem pela prova e de R$ 20 para quem optar pelas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

UPF recebe inscrições do Vestibular de Inverno 2020
Candidatos poderão optar por utilizar as provas do Enem ou realizar provas on-line. Para o curso de Medicina, a seleção se dará exclusivamente pela nota da prova do Enem.