Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Enem
  3. Dicas para o Enem
  4. Dicas de Química para o Enem
  5. Dicas sobre a relação ácido-base no Enem

Dicas sobre a relação ácido-base no Enem

O Enem pode abordar a relação ácido-base a partir de aspectos do cotidiano que envolvem os conteúdos de funções inorgânicas, reações de neutralização, equilíbrio químico e pH.

Publicado por Jennifer Rocha Vargas Fogaça
Muitas substâncias do cotidiano têm caráter ácido ou básico. O vinagre e o limão são ácidos, enquanto o bicarbonato de sódio é um sal básico
Muitas substâncias do cotidiano têm caráter ácido ou básico. O vinagre e o limão são ácidos, enquanto o bicarbonato de sódio é um sal básico

E aí, pessoal?! Hoje o Super Vestibular traz para você mais uma importante dica de Química para o Enem. Falaremos sobre o tema: Ácido-base.

Os ácidos e as bases são assuntos inicialmente estudados em Química Inorgânica, pois são duas funções inorgânicas. Segundo a teoria da dissociação iônica de Arrhenius, os ácidos são compostos covalentes (moleculares) que reagem com água, sofrendo ionização e formando soluções que apresentam como único cátion o hidrogênio (H+), ou, mais corretamente, o cátion hidrônio ( H3O+). Já as bases são compostos capazes de dissociar-se em água, liberando íons, dos quais o único ânion é o hidróxido, OH-.

Os ácidos possuem pH menor que sete, e as bases possuem pH maior que sete. Esses dois tipos de compostos podem reagir entre si, neutralizando um ao outro, isto é, tornando o pH do meio neutro (pH = 7). Isso ocorre porque o cátion H+ proveniente do ácido reage com o ânion OH- proveniente da base, formando água. Esse tipo de reação é chamado de reação de neutralização e produz, além da água, um sal.

Além disso, em Química Inorgânica, são estudadas também outras duas funções: os sais e os óxidos, que também podem ser classificados como sais ou óxidos ácidos ou básicos. Veja como isso é determinado nos textos Classificação dos óxidos e Classificação dos sais.

Essa relação ácido-base está presente em várias facetas do nosso cotidiano e envolve outros conteúdos de Química, tais como o deslocamento do equilíbrio químico segundo o Princípio de Le Chatelier, determinadas reações orgânicas, pH, indicadores ácido-base, titulação ácido-base, entre outros.

Por isso, o Enem muitas vezes traz questões que abordam essa relação ácido-base no cotidiano. Vejamos alguns exemplos:

Exemplo 1: Enem 2013 - Neutralização:

Questão 69 do Enem 2013 do caderno azul
Questão 69 do Enem 2013 do caderno azul

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Resolução:

Alternativa "e".

A reação descrita no enunciado da questão origina um ácido forte (o ácido sulfúrico – H2SO4) e um sal (Fe2(SO4)3), que, em meio aquoso, sofre hidrólise, formando um ácido forte.

Assim, para corrigir os problemas ambientais causados por essa drenagem, é preciso neutralizar o meio através do acréscimo de alguma substância básica. É o caso do carbonato de cálcio (CaCO3), que é um sal básico. Sabemos disso porque ele é formado por uma base forte e um ácido forte:

* CaCO3­: cátion → Ca2+ (vem do hidróxido de cálcio, Ca(OH)2, uma base forte);
                ânion → CO32- (vem do ácido carbônico, H2CO3, um ácido fraco).

Ao reagir com a água do meio, sofre hidrólise, produzindo o hidróxido de cálcio — a base forte que neutraliza o meio. O outro produto é o ácido carbônico, que se degrada e deixa o meio básico:

CaCO3(s) + H2O(l) ↔ Ca(OH)2 + H2CO3 ↔ Ca(OH)2 + CO2(g) + H2O(l)

Exemplo 1: Enem 2012 – Neutralização e pH:

Questão 69 do Enem 2012 do caderno azul
Questão 69 do Enem 2012 do caderno azul

Resolução:

Alternativa "c".

O enunciado da questão diz que o cheiro forte e desagradável dentro da geladeira é proveniente das aminas, que são básicas (se desejar, leia o texto Classificação e basicidade das aminas). Assim, para amenizar o odor, é preciso utilizar substâncias ácidas para neutralizar o meio. Entre as opções apontadas nas alternativas, sabe-se que o limão e o vinagre (ácido acético) são ácidos.

Além disso, a tabela dada mostra que a concentração de íons H3O+ é, respectivamente, 10-2 e 10-3, o que significa que o pH deles é igual a 2 e 3, por isso são bastante ácidos (as substâncias ácidas possuem pH menor que sete).

Veja também

Editais do ProUni e Fies do 1º semestre de 2022 estão disponíveis
O primeiro programa oferece bolsas de estudo em universidades particulares a estudantes que comprovem ter renda familiar entre um ou três salários mínimos. Já o Fies disponibiliza financiamentos em cursos igualmente ministrados em instituições privadas. Também é necessário comprovar renda.

1ª reclassificação do Vestibular 2021/2 de vagas remanescentes da UERJ está disponível
Os convocados devem realizar pré-matrícula e aceite da inscrição em disciplinas da classificação de forma online no período de 24 e 25 de janeiro.

UEMG inscreve para o Vestibular 2022
O processo seletivo havia sido extinto em março de 2019 para usar somente notas do Enem e agora retorna neste ano.

Edital do SiSU 2022/1 é divulgado
Além do cronograma, no Edital também é possível verificar as regas do Sistema.

MEC divulga datas de inscrições do SiSU, ProUni e Fies do 1º semestre de 2022
Programas oferecem vagas em instituições de ensino superiores. Para participar, é necessário ter feito o Enem.

IFSuldeMinas solta resultado do Vestibular 2022/1
O resultado preliminar saiu no dia 10 de janeiro e teve os dias 12 e 13 seguintes para recursos. Este já é o resultado final.

Inscrições para a 3ª etapa do PAS 2020 da UFLA são recebidas
O prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição já foi encerrado e o resultado será disponibilizado no dia 27 de janeiro.

Provas da 2ª fase do Vestibular 2022 da Fuvest encerram com abstenção de 7,9%
O resultado final do Vestibular 2022 da Fuvest é esperado para 11 de fevereiro. Outras duas chamadas regulares estão previstas para os dias 25 de fevereiro e 07 de março. 

Reaplicação Enem 2021: menos de 30% dos inscritos comparecem às provas
Ao todo, 338.419 estudantes se inscreveram para realizar as provas, mas 70% não se apresentaram

IFG divulga resultado do Vestibular 2022/1
O resultado divulgado é o preliminar e ainda cabe recursos. O resultado final é esperado para o dia 20 de janeiro.

UFU libera 2ª chamada do Vestibular 2022/1
Convocados devem se matricular de hoje até a próxima quarta-feira, 19 de janeiro

"As diferentes faces do riso" foi o tema da redação do Vestibular 2022 da Fuvest
Professores do Pré-vestibular Oficina do Estudante, em Campinas-SP, analisaram as provas aplicadas no primeiro dia de provas da 2ª fase do Vestibular 2022.