Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Notícias
  3. Enem 2018: veja 7 dicas para a semana e dias das provas

Enem 2018: veja 7 dicas para a semana e dias das provas

Relaxar e manter o equilíbrio emocional é muito importante na reta final de preparação para o Enem.

Publicado por Rafael Batista
31/10/2018 07h00

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 começa já no próximo domingo, 4 de novembro, e boa parte dos estudantes já sentem os sintomas da ansiedade, comum nesse momento. No entanto, o nervosismo pode atrapalhar muito na hora da prova.

Não adianta correr para tentar assimilar muito conteúdo nesse curto espaço de tempo, pois o bom desempenho na prova é fruto de uma mistura de conhecimento do conteúdo com o equilíbrio psicoemocional.

De acordo com o Professor Luiz Rafael Silva, Coordenador Pedagógico do Colégio Mopi, “o Enem é uma avaliação em que o sucesso não vem apenas do esforço e a ciência dos conceitos abordados, mas principalmente da aplicação desses conceitos”. Por isso, alguns cuidados devem ser tomados para que o candidato tenha um bom rendimento, mesmo diante da tensão do momento.

Revisando o conteúdo na véspera das provas

Com a ajuda do Professor, o Super Vestibular relacionou dicas para a semana que antecede às provas e também para a realização delas. Confira cada uma e aproveite os últimos dias antes do Enem 2018 para manter a tranquilidade em vistas das provas.

1. Conheça bem as provas, fazendo a Leitura do Edital. Não é uma prática comum entre os estudantes, mas é muito importante para o conhecer todos os procedimentos que podem ser feitos durante a aplicação. Algumas condutas durante o exame, podem eliminar o estudante.

Houve casos, por exemplo, em que estudantes foram desclassificados antes mesmo de começar o exame, porque estavam escrevendo fórmulas de física no caderno de provas. Os participantes só podem escrever no caderno quando o fiscal de sala autorizar, às 13h30 (horário de Brasília).

Confira 7 coisas que você não deve fazer no dia da prova do Enem

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

2. Na semana que antecede as provas do Enem, o mais importante é reduzir a intensidade dos estudos para concentrar esforços em saúde e qualidade de vida. Como a prova é longa e cansativa, é essencial estar com o corpo e mente preparados.

3. Não deixe de se divertir nos últimos dias. Atividades de lazer nos dias anteriores vai ajudar a aliviar o estresse a tensão. Mas, é claro, tudo com moderação e no dia anterior às provas. Fique em casa e relaxe.

Veja também: como equilibrar estudo e descanso

4. Na hora da prova, inicie as questões pelas de maior afinidade. Para isso, faça uma análise geral, folheando a prova para reconhecer os assuntos que você provavelmente trabalhou em aula. Isso vai te dar maior segurança e evitará surpresas ao longo da prova.

Se achar alguma questão muito difícil não fique nela, faça um sinal na prova para você não esquecer e siga adiante. Depois que resolver todas as questões que achar mais fácil, volte e gaste o restante do tempo para resolver as difíceis.

5. Na prova de ciências da natureza comece pelas questões de Biologia. Como as questões não exigem cálculo, a tendência é economizar tempo para Química e Física.

6. Alimente-se bem antes das provas e leve um lanche para não ser incomodado pela fome durante o exame. Um lanche açucarado, como chocolates, por exemplo, provoca descargas de dopamina e você terá mais foco.

7. Na redação, lembre-se de que existem critérios de correção e eles indicarão seus pontos. Relembre estes critérios para você ter uma melhor orientação. Garanta pontuação nas questões que você tem maior entendimento.

Confira ainda: 7 possibilidade de temas para edição deste ano

Veja também

2ª chamada do Vestibular de Inverno 2020 via Enem da PUC-SP é disponibilizada
Seleção foi realizada baseada nas notas do Enem. Outras chamadas estão previstas para os dias 22 e 28 de julho além de 04 de agosto.

Resultado do SiSU 2020/2 já pode ser acessado
Agora, os convocados no SiSU deverão comparecer às universidades para fazer as matrículas nos horários e locais de atendimento definidos por cada instituição em edital próprio.

Prazo de inscrições para ProUni 2020/2 está aberto
Estudantes vão concorrer a 167.780 bolsas de estudo em 1.061 universidades. São Paulo é o estado que oferece mais vagas.

Unicentro (PR) define datas do Vestibular e PAC 2020
Provas do vestibular devem ser realizadas em março de 2021 e as do PAC, em fevereiro

Paraná: UEPG está com inscrições abertas para Vestibular EaD 2020/2
Processo seletivo oferece 900 vagas gratuitas em cinco cursos de graduação. Prazo fecha no dia 31 de julho.

Fatecs (SP) liberam resultado dos pedidos de isenção do Vestibular 2020/2
Candidatos que ganharam a isenção ou a redução de taxa também devem se inscrever no processo seletivo até dia 22 de julho

Unicamp altera datas do Vestibular 2021 devido à pandemia do novo coronavírus
A Univerisdade também divulgou que ampliou o número de locais de provas e também incluiu as cidades de Barueri e Fernandópolis para a aplicação do Vestibular.

Coronavírus: Unesp adia Vestibular 2021 e informa mudanças por conta da pandemia
As datas novas foram estipuladas de forma que não chocassem com os mesmos dias em que serão aplicadas as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 e dos demais vestibulares, como o da Fuvest (USP) e Unicamp.

USCS (SP) finaliza inscrições para o Vestibular 2020/2 de Medicina
Interessados nas 50 vagas serão avaliados pelas notas do Enem de 2015 a 2019, desde que notas sejam acima de 600 pontos

Mackenzie libera resultado do Vestibular 2020/2
Saíram listas de selecionados pelas notas do Enem e notas de vestibulares anteriores

ESPM solta resultado do Vestibular 2020/2
Para selecionar candidatos, a instituição criou vestibular on-line com entrevista, produção de texto e vídeo

FGV publica resultado do Vestibular EaD 2020
Interessados nas mais de 7 mil vagas foram avaliados pelo Enem, por vestibulares anteriores ou, ainda, pela produção de redação em ambiente virtual