Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Notícias
  3. Enem 2018: veja 7 dicas para a semana e dias das provas

Enem 2018: veja 7 dicas para a semana e dias das provas

Relaxar e manter o equilíbrio emocional é muito importante na reta final de preparação para o Enem.

Publicado por Rafael Batista
31/10/2018 07h00

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 começa já no próximo domingo, 4 de novembro, e boa parte dos estudantes já sentem os sintomas da ansiedade, comum nesse momento. No entanto, o nervosismo pode atrapalhar muito na hora da prova.

Não adianta correr para tentar assimilar muito conteúdo nesse curto espaço de tempo, pois o bom desempenho na prova é fruto de uma mistura de conhecimento do conteúdo com o equilíbrio psicoemocional.

De acordo com o Professor Luiz Rafael Silva, Coordenador Pedagógico do Colégio Mopi, “o Enem é uma avaliação em que o sucesso não vem apenas do esforço e a ciência dos conceitos abordados, mas principalmente da aplicação desses conceitos”. Por isso, alguns cuidados devem ser tomados para que o candidato tenha um bom rendimento, mesmo diante da tensão do momento.

Revisando o conteúdo na véspera das provas

Com a ajuda do Professor, o Super Vestibular relacionou dicas para a semana que antecede às provas e também para a realização delas. Confira cada uma e aproveite os últimos dias antes do Enem 2018 para manter a tranquilidade em vistas das provas.

1. Conheça bem as provas, fazendo a Leitura do Edital. Não é uma prática comum entre os estudantes, mas é muito importante para o conhecer todos os procedimentos que podem ser feitos durante a aplicação. Algumas condutas durante o exame, podem eliminar o estudante.

Houve casos, por exemplo, em que estudantes foram desclassificados antes mesmo de começar o exame, porque estavam escrevendo fórmulas de física no caderno de provas. Os participantes só podem escrever no caderno quando o fiscal de sala autorizar, às 13h30 (horário de Brasília).

Confira 7 coisas que você não deve fazer no dia da prova do Enem

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

2. Na semana que antecede as provas do Enem, o mais importante é reduzir a intensidade dos estudos para concentrar esforços em saúde e qualidade de vida. Como a prova é longa e cansativa, é essencial estar com o corpo e mente preparados.

3. Não deixe de se divertir nos últimos dias. Atividades de lazer nos dias anteriores vai ajudar a aliviar o estresse a tensão. Mas, é claro, tudo com moderação e no dia anterior às provas. Fique em casa e relaxe.

Veja também: como equilibrar estudo e descanso

4. Na hora da prova, inicie as questões pelas de maior afinidade. Para isso, faça uma análise geral, folheando a prova para reconhecer os assuntos que você provavelmente trabalhou em aula. Isso vai te dar maior segurança e evitará surpresas ao longo da prova.

Se achar alguma questão muito difícil não fique nela, faça um sinal na prova para você não esquecer e siga adiante. Depois que resolver todas as questões que achar mais fácil, volte e gaste o restante do tempo para resolver as difíceis.

5. Na prova de ciências da natureza comece pelas questões de Biologia. Como as questões não exigem cálculo, a tendência é economizar tempo para Química e Física.

6. Alimente-se bem antes das provas e leve um lanche para não ser incomodado pela fome durante o exame. Um lanche açucarado, como chocolates, por exemplo, provoca descargas de dopamina e você terá mais foco.

7. Na redação, lembre-se de que existem critérios de correção e eles indicarão seus pontos. Relembre estes critérios para você ter uma melhor orientação. Garanta pontuação nas questões que você tem maior entendimento.

Confira ainda: 7 possibilidade de temas para edição deste ano

Veja também

Dia Mundial do Livro: conheça autores homenageados na data comemorativa
Homenageados morreram neste mesmo dia em 1616. Escritores nasceram na Inglaterra, Espanha e Peru.
Enem 2024: isenção encerra nesta sexta (26)
Saiba como solicitar e quem pode pedir a isenção no Enem 2024
Vestibular de inverno 2024 da UDESC abre as inscrições
São mais de mil vagas distribuídas entre 37 cursos da Universidade
Dia Mundial do Livro 2024: especialistas em educação revelam que sociedade leitora é formada na infância
Consequência de incentivar a leitura na infância é formar uma sociedade de adultos que consomem diferentes tipos de texto
Cederj recebe pedidos de isenção do Vestibular 2024/2
Também está aberto prazo de pré-inscrição pelo sistema de cotas e ações afirmativas
UEMA abre pedidos de isenção de taxa do PAES 2025
Podem participar estudantes que cursaram os últimos cinco anos na rede pública e candidatos com renda familiar de até dois salários mínimos
Dia da Terra: você sabe o quão importante é a Amazônia para o planeta?
Veja a nossa conversa com um ecologista que trabalha na Amazônia sobre a importância deste bioma para a vida na terra
Falta uma semana: inscrição para Encceja começa em 29 de abril
Ao fazer exame, participantes podem receber a certificação de conclusão dos Ensinos Fundamental e Médio
Dia de Tiradentes e Inconfidência Mineira: veja questões de vestibulares e Enem sobre temas da História do Brasil
Personagem da História do Brasil e seus desdobramentos podem ser cobrados em provas de História do Brasil
Aniversário de Brasília: capital do Brasil completa 64 anos
Descubra mais da cultura e da história de uma das capitais mais jovens do mundo com Hamilton de Holanda, músico proeminente da cidade
Dia do diplomata: como é a graduação em Relações Internacionais?
Conversamos com professores referência na área de Relações Internacionais, veja o que descobrimos sobre o curso.
Dia do diplomata: como se tornar uma diplomata?
Conheça a história de Patrícia e João Pedro, jovens da Rondônia e de Niterói que conquistaram seus espaços na política internacional