Inscritos no Enem 2020 Impresso fazem as provas do segundo dia neste domingo, 24 de janeiro, nos mesmos locais da semana passada. Os testes começam a ser realizados às 13h30, mas terminam mais cedo que o primeiro dia, às 18h30.
Os participantes deverão responder 45 questões objetivas de Ciências da Natureza, área do conhecimento que contempla as matérias de Biologia, Física e Química, e 45 de Matemática.
Na prova de Ciências da Natureza é comum a presença de questões interdisciplinares, ou seja, que englobam duas ou mais disciplinas. Já a prova de Matemática costuma relacionar a àrea com situações do cotidiano.
Confira o que esperar da prova de Física no Enem 2020
Leia também: 5 coisas que você precisa saber para a prova de Matemática do Enem 2020
Orientações
Assim como no primeiro dia, os estudantes devem chegar mais cedo para evitar aglomerações. Os portões serão abertos às 11h30, meia hora mais cedo do que abriram na edição anterior do Enem.
É necessário levar documento de identificação original, caneta esferográfica com tinta na cor preta e máscara que cubra o nariz e a boca. Pode-se levar água e alimentos, preferencialmente leves e que deem energia.
Coronavírus
Os participantes devem continuar adotando medidas sanitárias e de segurança para evitar contaminação do coronavírus, tais como uso de máscara e álcool gel e evitar contato próximo com outros estudantes.
A organização do Enem também estabeleceu ações para evitar a disseminação da Covid-19, entre as quais separar salas especiais para inscritos em situações de risco, como grávidas, idosos ou pessoas com deficiência.
Saiba mais: infectologista orienta medidas de prevenção ao coronavírus durante o Enem 2020
1º dia
As provas do primeiro dia do Enem 2020 foram compostas por uma redação, cujo tema foi "O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira". O assunto agradou professores, os quais comentaram o que os estudantes poderiam ter abordado ao longo do texto.
Nesse dia, também foram aplicadas provas de Linguagens e Códigos e Ciências da Natureza. No geral, as questões foram consideradas de fácil a média dificuldade por professores, que destacaram que temas polêmicos foram evitados.
A expectativa era que mais de 5 milhões de pessoas fizessem as provas, mas 2.842.332 não compareceram ao primeiro dia, gerando abstenção de 51,5%. Esse dado é considerado recorde na história do Enem.
Quem não pôde fazer as provas em razão de saúde, por causa de contaminação pelo coronavírus ou outras doenças, poderá solicitar reaplicação dos testes entre os dias 25 e 29 de janeiro.
Correção comentada
O Mundo Educação, em parceria com o curso Oficina do Estudantes de Campinas (SP), fará a correção comentada das provas do segundo dia do Enem 2020. As respostas poderão ser conferidas a partir das 19h, nesta página.
Veja a correção comentada do 1º dia do Enem 2020
Enem digital
A próxima etapa do Enem 2020 será a aplicação das provas do Enem Digital, marcadas para os dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro. O cartão, com os locais dos testes, já foi liberado.
O conteúdo das provas digitais será o mesmo que o Enem impresso, mas as questões objetivas deverão ser resolvidas em um computador. Somente a redação precisará ser elaborada em uma folha impressa. Estima-se que 96.086 pessoas façam o Enem Digital.
Resultado
A previsão, conforme o Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), é que o resultado do Enem 2020 seja divulgado no dia 29 de março. Cerca de 60 dias depois os inscritos terão acesso ao espelho da redação e os treineiros, às notas.
Para mais informações, a página do Enem.