UOL - O melhor conteúdo
Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Notícias
  3. Enem 2020: provas do 2º dia são realizadas neste domingo (24)

Enem 2020: provas do 2º dia são realizadas neste domingo (24)

Participantes responderão 45 questões objetivas de Ciências da Natureza e 45 de Matemática. Hoje, provas terminam às 18h30.

Publicado por Silvia Tancredi
24/01/2021 00h30

Inscritos no Enem 2020 Impresso fazem as provas do segundo dia neste domingo, 24 de janeiro, nos mesmos locais da semana passada. Os testes começam a ser realizados às 13h30, mas terminam mais cedo que o primeiro dia, às 18h30.

Os participantes deverão responder 45 questões objetivas de Ciências da Natureza, área do conhecimento que contempla as matérias de Biologia, Física e Química, e 45 de Matemática. 

Na prova de Ciências da Natureza é comum a presença de questões interdisciplinares, ou seja, que englobam duas ou mais disciplinas. Já a prova de Matemática costuma relacionar a àrea com situações do cotidiano. 

Confira o que esperar da prova de Física no Enem 2020

Leia também: 5 coisas que você precisa saber para a prova de Matemática do Enem 2020 

Orientações

Assim como no primeiro dia, os estudantes devem chegar mais cedo para evitar aglomerações. Os portões serão abertos às 11h30, meia hora mais cedo do que abriram na edição anterior do Enem. 

É necessário levar documento de identificação original, caneta esferográfica com tinta na cor preta e máscara que cubra o nariz e a boca. Pode-se levar água e alimentos, preferencialmente leves e que deem energia

Coronavírus

Os participantes devem continuar adotando medidas sanitárias e de segurança para evitar contaminação do coronavírus, tais como uso de máscara e álcool gel e evitar contato próximo com outros estudantes.

A organização do Enem também estabeleceu ações para evitar a disseminação da Covid-19, entre as quais separar salas especiais para inscritos em situações de risco, como grávidas, idosos ou pessoas com deficiência. 

Saiba mais: infectologista orienta medidas de prevenção ao coronavírus durante o Enem 2020

1º dia 

As provas do primeiro dia do Enem 2020 foram compostas por uma redação, cujo tema foi "O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira". O assunto agradou professores, os quais comentaram o que os estudantes poderiam ter abordado ao longo do texto.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Nesse dia, também foram aplicadas provas de Linguagens e Códigos e Ciências da Natureza. No geral, as questões foram consideradas de fácil a média dificuldade por professores, que destacaram que temas polêmicos foram evitados.

A expectativa era que mais de 5 milhões de pessoas fizessem as provas, mas 2.842.332 não compareceram ao primeiro dia, gerando abstenção de 51,5%. Esse dado é considerado recorde na história do Enem

Quem não pôde fazer as provas em razão de saúde, por causa de contaminação pelo coronavírus ou outras doenças, poderá solicitar reaplicação dos testes entre os dias 25 e 29 de janeiro

Correção comentada

O Mundo Educação, em parceria com o curso Oficina do Estudantes de Campinas (SP), fará a correção comentada das provas do segundo dia do Enem 2020. As respostas poderão ser conferidas a partir das 19h, nesta página.

Veja a correção comentada do 1º dia do Enem 2020

Enem digital

A próxima etapa do Enem 2020 será a aplicação das provas do Enem Digital, marcadas para os dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro. O cartão, com os locais dos testes, já foi liberado.

O conteúdo das provas digitais será o mesmo que o Enem impresso, mas as questões objetivas deverão ser resolvidas em um computador. Somente a redação precisará ser elaborada em uma folha impressa. Estima-se que 96.086 pessoas façam o Enem Digital. 

Resultado

A previsão, conforme o Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), é que o resultado do Enem 2020 seja divulgado no dia 29 de março. Cerca de 60 dias depois os inscritos terão acesso ao espelho da redação e os treineiros, às notas.

Para mais informações, a página do Enem.

Assista às nossas videoaulas

Veja também

Encceja 2025: confira quando sai gabarito das provas
Mais de 744 mil pessoas fizeram provas na manhã e na tarde de hoje (3)
Prova do Encceja 2025: exame é aplicado hoje (3)
Participantes farão prova para certificar conclusão dos ensinos fundamental ou médio.
UERJ encerra inscrição para 2º Exame de Qualificação do Vestibular 2026 na segunda (4)
Provas do 2º Exame de Qualificação da UERJ acontecerão em 31 de agosto
ONEE 2025 abre inscrição. Conheça olimpíada nacional que conscientiza consumo de energia elétrica
Competição para 8º e 9º ano do Ensino Fundamental visa conscientização e sustentabilidade do uso energia elétrica
Encceja 2025: confira 5 dicas para chegar preparado no dia da prova, segundo especialistas
Professoras compartilham dicas para candidatos que farão provas do Encceja 2025 neste domingo, 3 de agosto
Encceja 2025: veja horários e orientações para a prova
As provas do Encceja 2025 serão aplicadas no próximo domingo, 03 de agosto.
Unicamp 2026: inscrição está aberta
São ofertadas 2.520 vagas para o Vestibular 2026, com opções em 69 cursos de graduação.
100 dias para o Enem 2025: confira dicas para chegar preparado no dia das provas, segundo especialista
Enem 2025 será aplicado nos dias 9 e 16 de novembro, com datas diferentes em cidades do Pará. Notas poderão ser usadas para entrar na faculdade.
Resultado 1ª fase Obmep 2025: lista de classificados é divulgada
Provas da 2ª fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas acontecem em 25 de outubro
Isenção da taxa: UFAM recebe pedido para fazer PSI 2026 de graça
PSI 2026 da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) oferece 636 vagas em cursos de graduação em unidades do interior do estado
UECE: isenção da taxa do Vestibular 2026 já pode ser solicitada
Provas do Vestibular 2026 da Universidade Estadual do Ceará (UECE) acontecerão em duas fases
Local de prova Encceja 2025: saiba como ver onde será aplicado o exame
Os locais de prova podem ser conferido no Cartão de Confirmação da Inscrição dos participantes.