A Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest) aplica neste domingo, 10 de janeiro, as provas da primeira fase do Vestibular 2021. A estimativa é que 130.525 candidatos participem da seleção.
A Grande São Paulo, Ribeirão Preto e Campinas são as cidades que contam com mais locais de prova. Somente na capital os inscritos farão o vestibular em 70 escolas. Nos outros dois municípios, as provas serão aplicadas em 15 e 12 colégios, respectivamente.
Também serão realizadas provas em São Carlos, São José dos Campos, Sorocaba, Bauru, Franca, Jundiaí, Piracicaba, Pirassununga, São José do Rio Preto, Botucatu, Jaú, Limeira, Registro, Santos,Taubaté, Araçatuba, Barretos, Fernandópolis, Itapeva, Lorena, Marília, Mogi das Cruzes e Presidente Prudente.
As provas da primeira etapa serão formadas por 90 questões objetivas, sendo algumas interdisciplinares, de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, Matemática, Química, Física, Biologia, História e Geografia.
Saiba tudo sobre o vestibular da Fuvest
Os exames começam às 13h e seguem até as 18h. Recomenda-se chegar com uma hora de antecedência. Os portões serão abertos às 12h. Os vestibulandos somente poderão deixar o local de prova a partir das 17h.
Deve-se levar documento de identificação oficial e caneta esferográfica de tinta azul. É permitido o uso de lápis (ou lapiseira) para rascunho e de borracha, apontador e régua transparente. É permitido levar alimentos leves.
Medidas contra Covid-19
Para este vestibular, a Fuvest elaborou um Manual de Prevenção contra a Covid-19, com orientações de médicos. Confira algumas medidas que serão adotadas neste processo seletivo:
- O uso de máscaras será obrigatório. Recomenda-se que os candidatos levem ao menos uma máscara adicional. Todos os vestibulandos receberão saquinhos (de papel) para guardar a máscara usada com segurança
- Em cada carteira, haverá um sachê contendo lenço umedecido com álcool 70% para garantir a desinfecção da carteira
- A ocupação das salas de prova será inferior a 40% da capacidade máxima da sala. Já as carteiras serão colocadas nas salas com distância de 1,5 m entre cada uma
- As portas e janelas deverão permanecer abertas e aparelhos de ar-condicionado, desligados.
- Os portões serão abertos às 12h para que sejam evitadas aglomerações na entrada e dentro de cada prédio de aplicação das provas
- Os coordenadores e fiscais de aplicação da prova usarão equipamentos de proteção individual (EPIs), incluindo máscara, luvas e face shield
- Somente será permitido o consumo de líquidos dentro das salas; a alimentação deverá ser feita fora de sala, em local apropriado indicado pelos fiscais.
A Fuvest informou que, caso um candidato tenha a confirmação de Covid-19 ou tenha tido contato próximo com pessoas com caso confirmado, ele deve procurar o serviço de saúde e não comparecer ao local de prova.
Leia o Manual da Fuvest de prevenção contra Covid-19
2ª fase
A previsão é que o resultado da primeira fase do Vestibular 2021 da Fuvest seja liberado no dia 1º de fevereiro. Conforme o Manual do Candidato, somente serão convocados para a segunda etapa os candidatos que acertarem, pelo menos, 30% das questões da primeira fase.
No mesmo dia do resultado, serão divulgados os locais onde serão aplicadas as provas da segunda fase, marcadas para os dias 21 e 22 de fevereiro. O primeiro exame terá dez questões de português e uma redação. Já o segundo, 12 questões discursivas de duas a quatro disciplinas conforme o curso de escolha.
Concorrentes do curso de Medicina, por exemplo, terão que fazer questões de Biologia, Química e Física. No caso de Engenharia Civil, haverá questões de Física e Matemática.
Inscritos nos cursos de Artes Visuais, Artes Cênicas e Música também deverão passar por Testes de Habilidades Específicas. Somente fará essas provas quem for classificado para a segunda fase.
Resultado e vagas
A previsão é que o resultado do vestibular 2021 da Fuvest saia no dia 19 de março. Estão previstas mais duas chamadas, nos dias 29 de março e 5 de abril.
O vestibular oferece 8.241 vagas em cursos ministrados pela Universidade de São Paulo (USP). Os campi situam-se nas cidades de São Paulo, Bauru, São Carlos, Lorena, Piracicaba, Pirassununga e Ribeirão Preto.
Metade das vagas de cada curso de graduação é reservada para candidatos que estudaram integralmente o ensino médio na rede pública de ensino Na reserva de vagas consta o percentual para autodeclarados pretos, pardos e indígenas.
Concorrência
O curso de Medicina seguiu a tradição e continua sendo o mais procurado do processo seletivo. A carreira é oferecida em São Paulo e no interior, nas cidades de Ribeirão Preto e de Bauru.
Veja abaixo os cinco cursos mais procurados:
1) Medicina - 154,6 candidatos por vaga (c/v)
2) Medicina (Ribeirão Preto) - 129,1 c/v
3) Medicina (Bauru) - 78,4 c/v
4) Psicologia - 78,1 c/v
5) Relações Internacionais - 55,3 c/v
Para mais detalhes, acesse o Manual do Candidato e o site da Fuvest.