Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Notícias
  3. Fuvest 2021: mais de 130 mil candidatos fazem 1ª fase do Vestibular neste domingo (10)

Fuvest 2021: mais de 130 mil candidatos fazem 1ª fase do Vestibular neste domingo (10)

Seleção ocorre à tarde, em 34 cidades situadas na região metropolitana, no litoral e no interior de São Paulo

Publicado por Silvia Tancredi
09/01/2021 16h00
Crédito: Marcos Santos / USP Imagens
Crédito: Marcos Santos / USP Imagens

A Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest) aplica neste domingo, 10 de janeiro, as provas da primeira fase do Vestibular 2021. A estimativa é que 130.525 candidatos participem da seleção.

A Grande São Paulo, Ribeirão Preto e Campinas são as cidades que contam com mais locais de prova. Somente na capital os inscritos farão o vestibular em 70 escolas. Nos outros dois municípios, as provas serão aplicadas em 15 e 12 colégios, respectivamente.

Também serão realizadas provas em São Carlos, São José dos Campos, Sorocaba, Bauru, Franca, Jundiaí, Piracicaba, Pirassununga, São José do Rio Preto, Botucatu, Jaú, Limeira, Registro, Santos,Taubaté, Araçatuba, Barretos, Fernandópolis, Itapeva, Lorena, Marília, Mogi das Cruzes e Presidente Prudente.

As provas da primeira etapa serão formadas por 90 questões objetivas, sendo algumas interdisciplinares, de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, Matemática, Química, Física, Biologia, História e Geografia.

Saiba tudo sobre o vestibular da Fuvest

Os exames começam às 13h e seguem até as 18h. Recomenda-se chegar com uma hora de antecedência. Os portões serão abertos às 12h. Os vestibulandos somente poderão deixar o local de prova a partir das 17h.

Deve-se levar documento de identificação oficial e caneta esferográfica de tinta azul. É permitido o uso de lápis (ou lapiseira) para rascunho e de borracha, apontador e régua transparente. É permitido levar alimentos leves.

Medidas contra Covid-19

Para este vestibular, a Fuvest elaborou um Manual de Prevenção contra a Covid-19, com orientações de médicos. Confira algumas medidas que serão adotadas neste processo seletivo:

  • O uso de máscaras será obrigatório. Recomenda-se que os candidatos levem ao menos uma máscara adicional. Todos os vestibulandos receberão saquinhos (de papel) para guardar a máscara usada com segurança
  • Em cada carteira, haverá um sachê contendo lenço umedecido com álcool 70% para garantir a desinfecção da carteira
  • A ocupação das salas de prova será inferior a 40% da capacidade máxima da sala. Já as carteiras serão colocadas nas salas com distância de 1,5 m entre cada uma
  • As portas e janelas deverão permanecer abertas e aparelhos de ar-condicionado, desligados.
  • Os portões serão abertos às 12h para que sejam evitadas aglomerações na entrada e dentro de cada prédio de aplicação das provas
  • Os coordenadores e fiscais de aplicação da prova usarão equipamentos de proteção individual (EPIs), incluindo máscara, luvas e face shield
  • Somente será permitido o consumo de líquidos dentro das salas; a alimentação deverá ser feita fora de sala, em local apropriado indicado pelos fiscais.

A Fuvest informou que, caso um candidato tenha a confirmação de Covid-19 ou tenha tido contato próximo com pessoas com caso confirmado, ele deve procurar o serviço de saúde e não comparecer ao local de prova.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Leia o Manual da Fuvest de prevenção contra Covid-19

2ª fase

A previsão é que o resultado da primeira fase do Vestibular 2021 da Fuvest seja liberado no dia 1º de fevereiro. Conforme o Manual do Candidato, somente serão convocados para a segunda etapa os candidatos que acertarem, pelo menos, 30% das questões da primeira fase. 

No mesmo dia do resultado, serão divulgados os locais onde serão aplicadas as provas da segunda fase, marcadas para os dias 21 e 22 de fevereiro. O primeiro exame terá dez questões de português e uma redação. Já o segundo, 12 questões discursivas de duas a quatro disciplinas conforme o curso de escolha. 

Concorrentes do curso de Medicina, por exemplo, terão que fazer questões de Biologia, Química e Física. No caso de Engenharia Civil, haverá questões de Física e Matemática. 

Inscritos nos cursos de Artes Visuais, Artes Cênicas e Música também deverão passar por Testes de Habilidades Específicas. Somente fará essas provas quem for classificado para a segunda fase. 

Resultado e vagas

A previsão é que o resultado do vestibular 2021 da Fuvest saia no dia 19 de março. Estão previstas mais duas chamadas, nos dias 29 de março e 5 de abril.

O vestibular oferece 8.241 vagas em cursos ministrados pela Universidade de São Paulo (USP). Os campi situam-se nas cidades de São Paulo, Bauru, São Carlos, Lorena, Piracicaba, Pirassununga e Ribeirão Preto.

Metade das vagas de cada curso de graduação é reservada para candidatos que estudaram integralmente o ensino médio na rede pública de ensino Na reserva de vagas consta o percentual para autodeclarados pretos, pardos e indígenas.

Concorrência

O curso de Medicina seguiu a tradição e continua sendo o mais procurado do processo seletivo. A carreira é oferecida em São Paulo e no interior, nas cidades de Ribeirão Preto e de Bauru.

Veja abaixo os cinco cursos mais procurados:

1) Medicina - 154,6 candidatos por vaga (c/v)
2) Medicina (Ribeirão Preto) - 129,1 c/v
3) Medicina (Bauru) - 78,4 c/v
4) Psicologia - 78,1 c/v
5) Relações Internacionais - 55,3 c/v

Para mais detalhes, acesse o Manual do Candidato e o site da Fuvest.

Veja também

Enem 2020 encerra com 55,3% de ausentes
Exame educacional apresenta maior índice de abstenção da história

Inscrições do Vestibular 2021 da UEMS encerram neste domingo (24)
Estudantes da rede pública de ensino puderam solicitar isenção de taxa de inscrição. Eles tiveram que apresentar documentação comprobatória. A lista de beneficiados com a gratuidade já foi disponibilizada.

Enem 2020: provas do 2º dia são realizadas neste domingo (24)
Participantes responderão 45 questões objetivas de Ciências da Natureza e 45 de Matemática. Hoje, provas terminam às 18h30.

Locais de prova do Vestibular 2021 da UFGD estão disponíveis
As provas objetiva e de redação serão realizadas no dia 07 de fevereiro, nas cidades de Dourados e Campo Grande. 

Fundação Estudar recebe inscrições para bolsas de estudo 2021
Bolsas são parciais, podendo ser de 5% a 95%, no Brasil e no exterior. Há vagas para graduações e pós-graduações.

UFBA adere ao SiSU 2021 para todos os cursos, exceto Música
O SiSU será usado excepcionalmente esse ano, pela inviabilidade de realizar os testes de habilidades específicas de forma presencial.

IFMT inscreve para o seu Vestibular 2021/1
A seleção será feita exclusivamente pela análise do histórico escolar dos dois primeiros anos do ensino médio nas disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Química, Física, Biologia, História e Geografia.

Covid-19: UFRJ cancela THE de alguns de seus cursos
De acordo com a Universidade, o motivo da suspensão do THE se deve a necessidade de distanciamento social causada pela Covid-19

Faculdade Albert Einstein (SP) divulga resultado do Vestibular 2021/1 de Enfermagem
A oferta do Vestibular da Albert Einstein é de 240 vagas, das quais 120 são para Medicina e outras 120 para Enfermagem. 

UEM solta locais de prova do Vestibular EaD e PAS 2020
As provas do vestibular EaD e PAS estão previstas de acontecerem nas cidades de Apucarana, Cascavel, Campo Mourão, Cianorte, Goioerê, Ivaiporã, Loanda, Londrina, Maringá, Paranavaí e Umuarama. 

Univag (MT) divulga aprovados no Vestibular 2021/1 de Medicina
As provas do Vestibular 2021/1 de Medicina foram aplicadas em 20 de dezembro, das 13h30 às 18h. O processo seletivo do Univag contou com uma redação e 60 questões objetivas de disciplinas estudadas durante o Ensino Médio.

Unicamp antecipa resultado da 1ª fase do Vestibular 2021
Instituição divulgou lista de aprovados oito dias antes do esperado. Resultado sairia dia 29 de janeiro.