Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Notícias
  3. Fuvest 2021: nota mínima para a segunda fase subiu

Fuvest 2021: nota mínima para a segunda fase subiu

Nesta edição do Vestibular, devido a pandemia do coronavírus (Covid-19) a prova teve uma exigência menor se comparada a outros anos, o que ocasionou o crescimento das notas mínimas. 

Publicado por Érica Caetano
26/01/2021 12h20 , atualizado em 26/01/2021 12h32
Crédito: Marcos Santos / USP Imagens
Crédito: Marcos Santos / USP Imagens

A Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest)  divulgou hoje, 26 de janeiro, as notas mínimas dos cursos para as provas da 2ª fase, prevista de serem aplicadas para os dias 21 e 22 de fevereiro. Confira: 

Notas mínimas de todos os cursos Fuvest 2021

Os cursos de Medicina na capital, em Ribeirão Preto e Bauru foram os que registraram menor nota, com 83, 81 e 78, respectivamente. Os número são bem mais altos do que as notas mínimas para a 2ª fase registradas na edição anterior do Vestibular que foram 78 na capital e 75 para ambas cidades do interior do estado.

Em segundo lugar, o curso de Engenharia Aeronáutica, em São Carlos, registrou nota mínima de 71. No ano passado, a graduação teve 70 de nota mínima.

As notas representam o limite mínimo para que os candidatos sejam classificados para a realização da 2ª fase do Vestibular 2021. Esta nota varia ano a ano e o cálculo considera o desempenho dos candidatos na 1ª fase nas carreiras e modalidades de concorrência.

Quando o desempenho dos estudantes é melhor em relação ao nível de exigência da prova da 1ª fase, a nota mínima sobe. Caso contrário, a nota mínima cai. Nesta edição do Vestibular, devido a pandemia do coronavírus (Covid-19) a prova teve uma exigência menor se comparada a outros anos, o que ocasionou o crescimento das notas mínimas. 

2ª fase

A relação de convocados para a próxima etapa e dos respectivos locais de prova está previsto de ser liberado no dia 1º de fevereiro. Conforme o Manual do Candidato, somente serão convocados para a segunda etapa os candidatos que acertarem, pelo menos, 30% das questões da primeira fase. 

O acesso aos gabaritos das provas da 1ª fase do Vestibular 2021, realizadas no dia 10 de janeiro já está disponível.

Confira aqui as provas e gabaritos 1ª fase Fuvest 2021

Do total de 130.768 inscritos, 17.210 não compareceram as provas da primeira fase, gerando abstenção de 13,2%. No ano passado, o índice de faltosos foi de 7,9% do total de participantes. 

1ª fase

As provas foram aplicadas na grande São Paulo, Ribeirão Preto, Campinas, São Carlos, São José dos Campos, Sorocaba, Bauru, Franca, Jundiaí, Piracicaba, Pirassununga, São José do Rio Preto, Botucatu, Jaú, Limeira, Registro, Santos,Taubaté, Araçatuba, Barretos, Fernandópolis, Itapeva, Lorena, Marília, Mogi das Cruzes e Presidente Prudente.

As provas da primeira etapa foram formadas por 90 questões objetivas, sendo algumas interdisciplinares, de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, Matemática, Química, Física, Biologia, História e Geografia. Os exames começaram às 13h e seguiram até as 18h. 

Medidas contra Covid-19

Para este vestibular, a Fuvest elaborou um Manual de Prevenção contra a Covid-19, com orientações de médicos. Confira algumas medidas que foram adotadas neste processo seletivo:

  • O uso de máscaras foi obrigatório. Os candidatos precisaram levar ao menos uma máscara adicional. Todos os vestibulandos receberam saquinhos (de papel) para guardar a máscara usada com segurança
  • Em cada carteira, havia um sachê contendo lenço umedecido com álcool 70% para garantir a desinfecção da carteira
  • A ocupação das salas de prova foi inferior a 40% da capacidade máxima da sala. Já as carteiras foram colocadas nas salas com distância de 1,5 m entre cada uma
  • As portas e janelas tiveram que permanecer abertas e aparelhos de ar-condicionado, desligados.
  • Os portões foram abertos às 12h para que fossem evitadas aglomerações na entrada e dentro de cada prédio de aplicação das provas
  • Os coordenadores e fiscais de aplicação da prova usaram  equipamentos de proteção individual (EPIs), incluindo máscara, luvas e face shield
  • Somente foi permitido o consumo de líquidos dentro das salas; a alimentação teve que ser feita fora de sala, em local apropriado indicado pelos fiscais.

Leia o Manual da Fuvest de prevenção contra Covid-19

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

2ª fase

Como já foi dito, as provas da 2ª fase estão marcadas para os dias 21 e 22 de fevereiro. O primeiro exame terá dez questões de português e uma redação. Já o segundo, 12 questões discursivas de duas a quatro disciplinas conforme o curso de escolha. 

Concorrentes do curso de Medicina, por exemplo, terão que fazer questões de Biologia, Química e Física. No caso de Engenharia Civil, haverá questões de Física e Matemática. 

Inscritos nos cursos de Artes Visuais, Artes Cênicas e Música também deverão passar por Testes de Habilidades Específicas. Somente fará essas provas quem for classificado para a segunda fase. 

Resultado e vagas

O resultado do vestibular 2021 da Fuvest saia no dia 19 de março. Estão previstas mais duas chamadas, nos dias 29 de março e 05 de abril.

O vestibular oferece 8.241 vagas em cursos ministrados pela Universidade de São Paulo (USP). Os campi situam-se nas cidades de São Paulo, Bauru, São Carlos, Lorena, Piracicaba, Pirassununga e Ribeirão Preto.

Metade das vagas de cada curso de graduação é reservada para candidatos que estudaram integralmente o ensino médio na rede pública de ensino Na reserva de vagas consta o percentual para autodeclarados pretos, pardos e indígenas.

Concorrência

O curso de Medicina seguiu a tradição e continua sendo o mais procurado do processo seletivo. A carreira é oferecida em São Paulo e no interior, nas cidades de Ribeirão Preto e de Bauru.

Veja abaixo os cinco cursos mais procurados:

1) Medicina - 154,6 candidatos por vaga (c/v)
2) Medicina (Ribeirão Preto) - 129,1 c/v
3) Medicina (Bauru) - 78,4 c/v
4) Psicologia - 78,1 c/v
5) Relações Internacionais - 55,3 c/v

Para mais detalhes, acesse o Manual do Candidato e o site da Fuvest.

Veja também

UEMS publica resultado do Vestibular 2021
Processo seletivo ocorreu no dia 6 de fevereiro em 17 cidades do Mato Grosso do Sul

UnB suspende provas da 3ª etapa do PAS 2020
Candidatos fariam provas no próximo domingo, 7 de março, em Brasília, Taguatinga e Gama

UFMG abre inscrições para Vestibular 2021 de Habilidades Específicas
Processo seletivo é específico para cursos que exigem aptidão, tais como Música e Artes Visuais

UECE divulga 1ª chamada de classificáveis do Vestibular 2020/2
Também foi disponibilizada a chamada única de classificáveis cotistas e de pessoas com deficiência.

UFCG terá mais de 3 mil vagas oferecidas no SiSU 2021/1
A média mínima para tentar o ingresso em cursos da UFCG é 400. Já o peso atribuído às provas é 1, igual para todos os cursos.

UFPR ofertará mais de 1.200 vagas no SiSU 2021/1
Os cursos da UFPR são ministrados nos campi Centro, Agrárias, Batel, Centro Politécnico, Jandaia do Sul, Jardim Botânico, Juvevê, Litoral, Palotina, Pontal do Sul, Rebouças, Toledo, Santos Andrade e Unidade Mirassol.

Abertas inscrições para lista de espera do ProUni 2021/1
Interessados podem participar somente até amanhã (2). Resultado sairá na próxima sexta-feira (5).

IFS recebe inscrições para Vestibular 2021/1 somente até hoje (1º)
Estudantes devem apresentar as notas do Enem de 2011 a 2019, desde que sejam acima de 300 pontos

IFB finaliza inscrições para Vestibular 2021/1 via Enem
Somente podem se inscrever estudantes que fizeram a edição de 2019 do exame educacional e que não zeraram alguma das provas

Chegam ao fim inscrições para Vestibular 2021 do IFAM
Estudantes serão avaliados pelas notas do Enem ou pelo desempenho no ensino médio

Mais de 8 mil estudantes fazem provas do Pism 2021 da UFJF
Somente inscritos na terceira etapa vão realizar os testes. Para primeira e segunda fase, exames foram adiados.

UFMA ofertará quase 2,5 mil vagas no SiSU 2021/1
Inscrições para o SiSU poderão ser feitas entre os dias 6 e 9 de abril