Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Notícias
  3. Fuvest 2021: nota mínima para a segunda fase subiu

Fuvest 2021: nota mínima para a segunda fase subiu

Nesta edição do Vestibular, devido a pandemia do coronavírus (Covid-19) a prova teve uma exigência menor se comparada a outros anos, o que ocasionou o crescimento das notas mínimas. 

Publicado por Érica Caetano
26/01/2021 12h20 , atualizado em 26/01/2021 12h32
Crédito: Marcos Santos / USP Imagens
Crédito: Marcos Santos / USP Imagens
Crédito da Imagem: Marcos Santos / USP Imagens

A Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest)  divulgou hoje, 26 de janeiro, as notas mínimas dos cursos para as provas da 2ª fase, prevista de serem aplicadas para os dias 21 e 22 de fevereiro. Confira: 

Notas mínimas de todos os cursos Fuvest 2021

Os cursos de Medicina na capital, em Ribeirão Preto e Bauru foram os que registraram menor nota, com 83, 81 e 78, respectivamente. Os número são bem mais altos do que as notas mínimas para a 2ª fase registradas na edição anterior do Vestibular que foram 78 na capital e 75 para ambas cidades do interior do estado.

Em segundo lugar, o curso de Engenharia Aeronáutica, em São Carlos, registrou nota mínima de 71. No ano passado, a graduação teve 70 de nota mínima.

As notas representam o limite mínimo para que os candidatos sejam classificados para a realização da 2ª fase do Vestibular 2021. Esta nota varia ano a ano e o cálculo considera o desempenho dos candidatos na 1ª fase nas carreiras e modalidades de concorrência.

Quando o desempenho dos estudantes é melhor em relação ao nível de exigência da prova da 1ª fase, a nota mínima sobe. Caso contrário, a nota mínima cai. Nesta edição do Vestibular, devido a pandemia do coronavírus (Covid-19) a prova teve uma exigência menor se comparada a outros anos, o que ocasionou o crescimento das notas mínimas. 

2ª fase

A relação de convocados para a próxima etapa e dos respectivos locais de prova está previsto de ser liberado no dia 1º de fevereiro. Conforme o Manual do Candidato, somente serão convocados para a segunda etapa os candidatos que acertarem, pelo menos, 30% das questões da primeira fase. 

O acesso aos gabaritos das provas da 1ª fase do Vestibular 2021, realizadas no dia 10 de janeiro já está disponível.

Confira aqui as provas e gabaritos 1ª fase Fuvest 2021

Do total de 130.768 inscritos, 17.210 não compareceram as provas da primeira fase, gerando abstenção de 13,2%. No ano passado, o índice de faltosos foi de 7,9% do total de participantes. 

1ª fase

As provas foram aplicadas na grande São Paulo, Ribeirão Preto, Campinas, São Carlos, São José dos Campos, Sorocaba, Bauru, Franca, Jundiaí, Piracicaba, Pirassununga, São José do Rio Preto, Botucatu, Jaú, Limeira, Registro, Santos,Taubaté, Araçatuba, Barretos, Fernandópolis, Itapeva, Lorena, Marília, Mogi das Cruzes e Presidente Prudente.

As provas da primeira etapa foram formadas por 90 questões objetivas, sendo algumas interdisciplinares, de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, Matemática, Química, Física, Biologia, História e Geografia. Os exames começaram às 13h e seguiram até as 18h. 

Medidas contra Covid-19

Para este vestibular, a Fuvest elaborou um Manual de Prevenção contra a Covid-19, com orientações de médicos. Confira algumas medidas que foram adotadas neste processo seletivo:

  • O uso de máscaras foi obrigatório. Os candidatos precisaram levar ao menos uma máscara adicional. Todos os vestibulandos receberam saquinhos (de papel) para guardar a máscara usada com segurança
  • Em cada carteira, havia um sachê contendo lenço umedecido com álcool 70% para garantir a desinfecção da carteira
  • A ocupação das salas de prova foi inferior a 40% da capacidade máxima da sala. Já as carteiras foram colocadas nas salas com distância de 1,5 m entre cada uma
  • As portas e janelas tiveram que permanecer abertas e aparelhos de ar-condicionado, desligados.
  • Os portões foram abertos às 12h para que fossem evitadas aglomerações na entrada e dentro de cada prédio de aplicação das provas
  • Os coordenadores e fiscais de aplicação da prova usaram  equipamentos de proteção individual (EPIs), incluindo máscara, luvas e face shield
  • Somente foi permitido o consumo de líquidos dentro das salas; a alimentação teve que ser feita fora de sala, em local apropriado indicado pelos fiscais.

Leia o Manual da Fuvest de prevenção contra Covid-19

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

2ª fase

Como já foi dito, as provas da 2ª fase estão marcadas para os dias 21 e 22 de fevereiro. O primeiro exame terá dez questões de português e uma redação. Já o segundo, 12 questões discursivas de duas a quatro disciplinas conforme o curso de escolha. 

Concorrentes do curso de Medicina, por exemplo, terão que fazer questões de Biologia, Química e Física. No caso de Engenharia Civil, haverá questões de Física e Matemática. 

Inscritos nos cursos de Artes Visuais, Artes Cênicas e Música também deverão passar por Testes de Habilidades Específicas. Somente fará essas provas quem for classificado para a segunda fase. 

Resultado e vagas

O resultado do vestibular 2021 da Fuvest saia no dia 19 de março. Estão previstas mais duas chamadas, nos dias 29 de março e 05 de abril.

O vestibular oferece 8.241 vagas em cursos ministrados pela Universidade de São Paulo (USP). Os campi situam-se nas cidades de São Paulo, Bauru, São Carlos, Lorena, Piracicaba, Pirassununga e Ribeirão Preto.

Metade das vagas de cada curso de graduação é reservada para candidatos que estudaram integralmente o ensino médio na rede pública de ensino Na reserva de vagas consta o percentual para autodeclarados pretos, pardos e indígenas.

Concorrência

O curso de Medicina seguiu a tradição e continua sendo o mais procurado do processo seletivo. A carreira é oferecida em São Paulo e no interior, nas cidades de Ribeirão Preto e de Bauru.

Veja abaixo os cinco cursos mais procurados:

1) Medicina - 154,6 candidatos por vaga (c/v)
2) Medicina (Ribeirão Preto) - 129,1 c/v
3) Medicina (Bauru) - 78,4 c/v
4) Psicologia - 78,1 c/v
5) Relações Internacionais - 55,3 c/v

Para mais detalhes, acesse o Manual do Candidato e o site da Fuvest.

Veja também

Local de prova do CNU, o Enem dos Concursos, sai hoje (25)
Mais de 2,1 milhões de candidatos farão provas no próximo domingo, 5 de maio, em 220 cidades do Brasil
Fatec libera resultado do pedido de isenção na inscrição para o Vestibular 2024/2
Também está aberta a inscrição para quem foi beneficiado com isenção no Vestibular 2024/2 da Fatec
Dia da Libras: aprenda sobre a origem e o alfabeto da Língua Brasileira de Sinais
A Libras é utilizada por milhões de pessoas, no Brasil, para se comunicarem no seu dia a dia, aprenda mais um pouco sobre esta língua brasileira
ITA abre isenções do Vestibular 2025
Concurso de admissão terá duas fases, com provas em outubro e novembro
Pré-Enem da UEMS 2024 gratuito recebe inscrição para novas turmas
As 200 vagas estão distribuídas nas cidades de Campo Grande, Dourados e Nova Andradina
UFVJM, em Minas Gerais, abre isenção da taxa de inscrição do SASI 2024
Candidatos do vestibular seriado podem tentar isenção total ou parcial
Dia Mundial do Livro: conheça autores homenageados na data comemorativa
Homenageados morreram neste mesmo dia em 1616. Escritores nasceram na Inglaterra, Espanha e Peru.
Enem 2024: isenção encerra nesta sexta (26)
Saiba como solicitar e quem pode pedir a isenção no Enem 2024
Vestibular de inverno 2024 da UDESC abre as inscrições
São mais de mil vagas distribuídas entre 37 cursos da Universidade
Dia Mundial do Livro 2024: especialistas em educação revelam que sociedade leitora é formada na infância
Consequência de incentivar a leitura na infância é formar uma sociedade de adultos que consomem diferentes tipos de texto
Cederj recebe pedidos de isenção do Vestibular 2024/2
Também está aberto prazo de pré-inscrição pelo sistema de cotas e ações afirmativas
UEMA abre pedidos de isenção de taxa do PAES 2025
Podem participar estudantes que cursaram os últimos cinco anos na rede pública e candidatos com renda familiar de até dois salários mínimos