Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Notícias
  3. Fuvest disponibiliza gabaritos da 1ª fase do Vestibular 2021 para consulta

Fuvest disponibiliza gabaritos da 1ª fase do Vestibular 2021 para consulta

Do total de 130.768 inscritos, 17.210 não compareceram as provas da primeira fase, gerando abstenção de 13,2%. No ano passado, o índice de faltosos foi de 7,9% do total de participantes. 

Publicado por Érica Caetano
11/01/2021 08h05 , atualizado em 11/01/2021 09h40
Crédito: Marcos Santos / USP Imagens
Crédito: Marcos Santos / USP Imagens
Crédito da Imagem: Marcos Santos / USP Imagens

A Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest)  já disponibilizou o acesso aos gabaritos das provas da 1ª fase do Vestibular 2021, realizadas no domingo, 10 de janeiro. Confira: 

Provas e gabaritos 1ª fase Fuvest 2021

Do total de 130.768 inscritos, 17.210 não compareceram as provas da primeira fase, gerando abstenção de 13,2%. No ano passado, o índice de faltosos foi de 7,9% do total de participantes. 

1ª fase

As provas foram aplicadas na grande São Paulo, Ribeirão Preto, Campinas, São Carlos, São José dos Campos, Sorocaba, Bauru, Franca, Jundiaí, Piracicaba, Pirassununga, São José do Rio Preto, Botucatu, Jaú, Limeira, Registro, Santos,Taubaté, Araçatuba, Barretos, Fernandópolis, Itapeva, Lorena, Marília, Mogi das Cruzes e Presidente Prudente.

As provas da primeira etapa foram formadas por 90 questões objetivas, sendo algumas interdisciplinares, de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, Matemática, Química, Física, Biologia, História e Geografia. Os exames começaram às 13h e seguiram até as 18h. 

O diretor do pré-vestibular Oficina do Estudante, Daniel Cecílio, comentou que a Fuvest surpreendeu por não contextualizar sua prova com o momento atual de pandemia,por não ter sido abordado a Covid-19 em nenhuma questão.

Ele também considerou, no geral, que a primeira etapa foi uma prova tradicional, conteudista e com assuntos bem distribuídos, mantendo o nível esperado de um Vestibular de grande concorrência como o da Fuvest. 

Medidas contra Covid-19

Para este vestibular, a Fuvest elaborou um Manual de Prevenção contra a Covid-19, com orientações de médicos. Confira algumas medidas que foram adotadas neste processo seletivo:

  • O uso de máscaras foi obrigatório. Os candidatos precisaram levar ao menos uma máscara adicional. Todos os vestibulandos receberam saquinhos (de papel) para guardar a máscara usada com segurança
  • Em cada carteira, havia um sachê contendo lenço umedecido com álcool 70% para garantir a desinfecção da carteira
  • A ocupação das salas de prova foi inferior a 40% da capacidade máxima da sala. Já as carteiras foram colocadas nas salas com distância de 1,5 m entre cada uma
  • As portas e janelas tiveram que permanecer abertas e aparelhos de ar-condicionado, desligados.
  • Os portões foram abertos às 12h para que fossem evitadas aglomerações na entrada e dentro de cada prédio de aplicação das provas
  • Os coordenadores e fiscais de aplicação da prova usaram  equipamentos de proteção individual (EPIs), incluindo máscara, luvas e face shield
  • Somente foi permitido o consumo de líquidos dentro das salas; a alimentação teve que ser feita fora de sala, em local apropriado indicado pelos fiscais.

Leia o Manual da Fuvest de prevenção contra Covid-19

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

2ª fase

A previsão é que o resultado da primeira fase do Vestibular 2021 da Fuvest seja liberado no dia 1º de fevereiro. Conforme o Manual do Candidato, somente serão convocados para a segunda etapa os candidatos que acertarem, pelo menos, 30% das questões da primeira fase. 

No mesmo dia do resultado, serão divulgados os locais onde serão aplicadas as provas da segunda fase, marcadas para os dias 21 e 22 de fevereiro. O primeiro exame terá dez questões de português e uma redação. Já o segundo, 12 questões discursivas de duas a quatro disciplinas conforme o curso de escolha. 

Concorrentes do curso de Medicina, por exemplo, terão que fazer questões de Biologia, Química e Física. No caso de Engenharia Civil, haverá questões de Física e Matemática. 

Inscritos nos cursos de Artes Visuais, Artes Cênicas e Música também deverão passar por Testes de Habilidades Específicas. Somente fará essas provas quem for classificado para a segunda fase. 

Resultado e vagas

O resultado do vestibular 2021 da Fuvest saia no dia 19 de março. Estão previstas mais duas chamadas, nos dias 29 de março e 05 de abril.

O vestibular oferece 8.241 vagas em cursos ministrados pela Universidade de São Paulo (USP). Os campi situam-se nas cidades de São Paulo, Bauru, São Carlos, Lorena, Piracicaba, Pirassununga e Ribeirão Preto.

Metade das vagas de cada curso de graduação é reservada para candidatos que estudaram integralmente o ensino médio na rede pública de ensino Na reserva de vagas consta o percentual para autodeclarados pretos, pardos e indígenas.

Concorrência

O curso de Medicina seguiu a tradição e continua sendo o mais procurado do processo seletivo. A carreira é oferecida em São Paulo e no interior, nas cidades de Ribeirão Preto e de Bauru.

Veja abaixo os cinco cursos mais procurados:

1) Medicina - 154,6 candidatos por vaga (c/v)
2) Medicina (Ribeirão Preto) - 129,1 c/v
3) Medicina (Bauru) - 78,4 c/v
4) Psicologia - 78,1 c/v
5) Relações Internacionais - 55,3 c/v

Para mais detalhes, acesse o Manual do Candidato e o site da Fuvest.

Veja também

Fies 2024: confira os estados com mais vagas no programa
Inscrições para o Fies 2024 terminam às 23h59 desta segunda (18)
Etecs (SP) liberam datas do Vestibulinho 2024/2
Seleção ofertará vagas para Ensinos Técnico, Integrado, Médio e Especialização Técnica
Saiba como é trabalhar em uma plataforma de petróleo em alto-mar
Conheça a realidade de diferentes profissionais que trabalham em uma plataforma de petróleo da Petrobras
UECE divulga resultado da isenção de taxa do Vestibular 2024/2
Universidade Estadual do Ceará (UECE) oferece mais de 2,2 mil vagas em cursos de graduação por meio do Vestibular 2024/2
UFU abre inscrição para Vestibular 2024/2
Processo seletivo oferece 1.665 vagas em 49 cursos de graduação
Prazo para manifestar interesse na Lista de espera do ProUni 2024 começa hoje (18)
Os candidatos que não foram aprovados em nenhuma das duas chamadas ainda podem ser convocados
Fuvest anuncia datas do Vestibular 2025
Processo seletivo, que contará com duas fases, ofertará mais de 8 mil vagas em cursos da USP
Unicamp divulga datas do Vestibular 2025
Inscrições para o Vestibular 2025 da Unicamp serão recebidas entre os dias 1º e 30 de agosto
UNIFASE/FMP abre inscrições para vestibular de Medicina
O Centro Universitário UNIFASE/FMP, que já formou mais de 5 mil alunos, está com vagas abertas para a graduação em medicina.
Inscrições do Fies 2024 são prorrogadas
O prazo estava previsto para encerrar nesta sexta-feira (15)
UEL anuncia datas e novidades do Vestibular 2025
Uma das mudanças é que processo seletivo somente ocorrerá na cidade de Londrina, no Paraná
Olimpíada Brasileira de Economia está com as inscrições abertas
Os vencedores desta competição podem participar de uma Olimpíada Internacional de Economia, em Hong Kong.