O prazo de inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017 termina às 23h59 desta sexta-feira, 19 de maio. A taxa custa R$ 82 e pode ser paga até a próxima quarta-feira (24).
Veja passo a passo para se inscrever no Enem 2017
Vale ressaltar que os inscritos podem pagar a taxa em qualquer agência bancária, casas lotéricas ou agências dos Correios. O Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), organizador do exame, informou que o prazo para pagamento não será prorrogado.
Segundo balanço divulgado pelo Inep, até as 11h de hoje, foram contabilizadas 6.194.034 inscrições no Enem 2017. Ao que tudo indica, as inscrições do Enem 2017 não deverão superar os números da edição de 2016.
Outra novidade anunciada pelo órgão é que o aplicativo Enem já está disponível para download na plataforma iOS e Android. Seção de notícias, liberação dos espelhos da redação, função alerta e checklist são algumas das novas funcionalidades que podem ser encontradas.
Isenção
Na última quarta-feira (17), o Inep fez uma transmissão ao vivo por meio da sua página no Facebook reforçando que os pedidos de isenção de taxa do Enem 2017 também somente podem ser feitos até hoje. Veja quem pode obter a gratuidade:
-Estudantes do 3º ano do Ensino Médio de escolas públicas;
-Candidatos de baixa renda inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico);
-Beneficiados pela Lei no 12.799, de 10 de abril de 2013.
Saiba mais sobre a isenção de taxa do Enem
Atendimento especial
A partir desta edição do Enem, estudantes que precisam de atendimento especializado ou específico deverão sinalizar essa opção no momento da inscrição. Também será necessário apresentar documentação para comprovar a solicitação.
Quem precisar de atendimento específico também deverá informar a situação no momento da inscrição no Enem 2017. Poderão ser solicitadas, por exemplo, bombinha (para portadores de asma), cadeira de rodas, entre outras.
Estudantes surdos ou com alguma deficiência auditiva vão contar com tradutores especializados em língua brasileira de sinais (Libras) e vídeos explicativos, como auxílio e orientação nas provas, pela primeira vez, e em caráter experimental.
Para os participantes surdos e cegos, serão oferecidos guia-intérprete, prova ampliada, superampliada, em braille, tradutor-intérprete de libras, leitura labial, ledor, transcritor e sala de fácil acesso.
Provas
Conforme decidido em consulta pública, a partir desta edição as provas do Enem serão aplicadas em dois domingos seguidos. Neste ano, os participantes farão testes nos dias 5 e 12 de novembro, das 13h30 às 19h e das 12h30 às 18h, respectivamente, em todos os estados brasileiros.
Dia | Provas |
05/11 |
-Uma redação |
12/11 |
-45 questões objetivas de Matemática |
Segundo o MEC, a previsão é que as notas do Enem 2017 sejam liberadas no dia 19 de janeiro de 2018.
Por que fazer o Enem?
As notas do Enem poderão ser usadas para ingressar em instituições de ensino superior públicas por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU). Também é possível conseguir bolsas pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) e financiamento pelo Programa de Financiamento Estudantil (Fies).
O resultado do exame educacional poderá ser utilizado, ainda, para ingressar em instituições de ensino superiores em universidades de Portugal.
Até 2016, o Enem era usado para conseguir a certificação do Ensino Médio. A partir desta edição, que quiser obter o documento deverá fazer as provas do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).
Estude com o Super Vestibular!
O Super Vestibular disponibiliza material completo para se preparar para o Enem 2017. Aqui você encontra as correções comentadas das provas dos anos anteriores, avalia seus conhecimentos ao realizar o nosso simulado, confere as provas e gabaritos das outras edições, passa a entender sobre o funcionamento e o sistema de avaliação do Exame, entre várias outras dicas para aprimorar seus estudos.
Outros detalhes sobre o Enem 2017 podem ser vistos no Edital.