O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), em São José dos Campos (SP), já disponibilizou o gabarito e a relação de classificados para a segunda fase do seu resultado das provas da 1ª fase do seu Exame de Escolaridade do Vestibular 2021. Confira:
Gabarito do ITA
Classificados 2ª etapa ITA
As provas da 1ª fase do Vestibular 2021 foram aplicadas no dia 22 de novembro, das 08hàs 13h, em Belém, Natal, Belo Horizonte, Porto Alegre, Brasília, Recife, Campinas, Ribeirão Preto, Campo Grande, Rio de Janeiro, Cuiabá, São José dos Campos, Curitiba, São José do Rio Preto, Fortaleza, Salvador, Goiânia, São Luís, Juiz de Fora, São Paulo, Londrina, Teresina, Manaus e Vitória.
Nesta etapa, os inscritos tiveram que responder no Exame de Escolaridade questões objetivas das matérias: Física (15 questões), Inglês (10 questões), Matemática (15 questões), Português (15 questões) e Química (15 questões).
De acordo com a análise feita pela equipe do Curso Poliedro, a prova foi bem elaborada, tendo mais espaço para rascunho. Sobre os conteúdos, os professores do cursinho Poliedro fizeram comentários sobre esta etapa da seletiva do ITA. Confira:
Para o professor Robson dos Santos Júnior, em relação a prova de Física, aqueles que se prepararam para o Vestibular do ITA se depararam com uma prova mais traquila se comparada ao de anos anteriores e com a cobrança clásisica de questões envolvendo eletromagnetismo. Também ressaltou os assuntos que não foram abordados nesta fase e que poderão estar na segunda como: estática, calorimetria, espelhos, física moderna e relatividade.
Já o professor Guilherme Bastos fez considerações relacionadas a prova de Química, que a considerou uma das mais bem elaboradas dos últimos 20 anos de seleção do ITA. As questões de somatória, que possuíam um grau de dificuldade elevado, chamou a atenção de Bastos. Ele também elencou assuntos que não estiveram na primeira etapa e que podem aparecer na segunda fase: equilíbrio químico e iônico, radioatividade, reações orgânicas e inorgânicas e propriedades coligativas.
O professor João Guilherme Giudice teceu seus comentários sobre a prova de Matemática, a considerando um pouco mais difícil em relação a edições anteriores. Questões envolvendo Funções, logaritmos, análise combinatória, probabilidade, geometria plana, analítica e espacial foram muito bem cobrados na sua opinião.
A prova de Português foi comentada pela professora Rosana Sol, que reforçou que a mesma seguiu o modelo tradicional do ITA, com a cobrança da leitura das obras literárias. Apesar de citados no edital, assuntos como interpretação de texto, gramática, teorias literárias e análise de poemas não foram cobrados.
A prova de Inglês para o professor Francisco Oliveira, contou com questionamentos bem distribuídas pelos três textos das prova e, mesmo com curto o conteúdo, pode ter exigido mais tempo dos candidatos. Também destacou a presença de três perguntas sobre vocabulário, item não muito comum no Vestibular do ITA.
Agora, os selecionados passam pelas provas da segunda etapa, que ocorrerão nos dias 08 e 09 de dezembro.
Veja abaixo o que cairá em cada etapa:
- 2ª Fase: Exame de Escolaridade com questões discursivas de Matemática (10 questões), Física (10 questões), Química (10 questões) e Redação;
- 3ª Fase: Inspeção de Saúde.
Saiba como funciona o vestibular do ITA, um dos mais difíceis do país
Vagas
No dia 21 de julho, o instituto informou que o número de vagas aumentou de 120 para 150, as quais são divididas em 119 vagas para quem decidir cursar a graduação como civil e 31 vagas para quem optar por realizar o curso seguindo a carreira militar no Quadro de Oficiais Engenheiros (QOEng)
Saiba mais sobre a carreira militar
O ITA oferece vagas nos seguintes cursos de Engenharia:
- Engenharia Aeroespacial
- Engenharia Aeronáutica
- Engenharia Civil-Aeronáutica
- Engenharia de Computação
- Engenharia Eletrônica
- Engenharia Mecânica-Aeronáutica
Para mais detalhes, acesse o Edital ou o site do ITA