Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Notícias
  3. ITA divulga resultado da 1ª fase do Vestibular 2021

ITA divulga resultado da 1ª fase do Vestibular 2021

Também foram disponibilizados os gabaritos e comentários das provas destas primeira etapa.

Publicado por Érica Caetano
27/11/2020 08h40 , atualizado em 27/11/2020 09h56

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), em São José dos Campos (SP), já disponibilizou o gabarito e a relação de classificados para a segunda fase do seu  resultado das provas da 1ª fase do seu Exame de Escolaridade do Vestibular 2021. Confira:

Gabarito do ITA
Classificados 2ª etapa ITA

As provas da 1ª fase do Vestibular 2021 foram aplicadas no dia 22 de novembro, das 08hàs 13h, em Belém, Natal, Belo Horizonte, Porto Alegre, Brasília, Recife, Campinas, Ribeirão Preto, Campo Grande, Rio de Janeiro, Cuiabá, São José dos Campos, Curitiba, São José do Rio Preto, Fortaleza, Salvador, Goiânia, São Luís, Juiz de Fora, São Paulo, Londrina, Teresina, Manaus e Vitória. 

Nesta etapa, os inscritos tiveram que responder no Exame de Escolaridade questões objetivas das matérias: Física (15 questões), Inglês (10 questões), Matemática (15 questões), Português (15 questões) e Química (15 questões).

De acordo com a análise feita pela equipe do Curso Poliedro, a prova foi bem elaborada, tendo mais espaço para rascunho. Sobre os conteúdos, os professores do cursinho Poliedro fizeram comentários sobre esta etapa da seletiva do ITA. Confira: 

Para o professor Robson dos Santos Júnior, em relação a prova de Física, aqueles que se prepararam para o Vestibular do ITA se depararam com uma prova mais traquila se comparada ao de anos anteriores e com a cobrança clásisica de questões envolvendo eletromagnetismo. Também ressaltou os assuntos que não foram abordados nesta fase e que poderão estar na segunda como: estática, calorimetria, espelhos, física moderna e relatividade.

Já o professor Guilherme Bastos fez considerações relacionadas a prova de Química, que a considerou uma das mais bem elaboradas dos últimos 20 anos de seleção do ITA. As questões de somatória, que possuíam um grau de dificuldade elevado, chamou a atenção de Bastos. Ele também elencou assuntos que não estiveram na primeira etapa e que podem aparecer na segunda fase: equilíbrio químico e iônico, radioatividade, reações orgânicas e inorgânicas e propriedades coligativas.
 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O professor João Guilherme Giudice teceu seus comentários sobre a prova de Matemática, a considerando um pouco mais difícil em relação a edições anteriores. Questões envolvendo Funções, logaritmos, análise combinatória, probabilidade, geometria plana, analítica e espacial foram muito bem cobrados na sua opinião.

A prova de Português foi comentada pela professora Rosana Sol, que reforçou que a mesma seguiu o modelo tradicional do ITA, com a cobrança da leitura das obras literárias. Apesar de citados no edital, assuntos como interpretação de texto, gramática, teorias literárias e análise de poemas não foram cobrados.   

A prova de Inglês para o professor Francisco Oliveira, contou com questionamentos bem distribuídas pelos três textos das prova e, mesmo com curto o conteúdo, pode ter exigido mais tempo dos candidatos. Também destacou a presença de três perguntas sobre vocabulário, item não muito comum no Vestibular do ITA.

Agora, os selecionados passam pelas provas da segunda etapa, que ocorrerão nos dias 08 e 09 de dezembro.

Veja abaixo o que cairá em cada etapa:

  • 2ª Fase: Exame de Escolaridade com questões discursivas de Matemática (10 questões), Física (10 questões), Química (10 questões) e Redação; 
  • 3ª Fase: Inspeção de Saúde. 

Saiba como funciona o vestibular do ITA, um dos mais difíceis do país

Vagas

No dia 21 de julho, o instituto informou que o número de vagas aumentou de 120 para 150, as quais são divididas em 119 vagas para quem decidir cursar a graduação como civil e 31 vagas para quem optar por realizar o curso seguindo a carreira militar no Quadro de Oficiais Engenheiros (QOEng)

Saiba mais sobre a carreira militar

O ITA oferece vagas nos seguintes cursos de Engenharia:

Para mais detalhes, acesse o Edital ou o site do ITA

Veja também

Enem 2020 encerra com 55,3% de ausentes
Exame educacional apresenta maior índice de abstenção da história

Inscrições do Vestibular 2021 da UEMS encerram neste domingo (24)
Estudantes da rede pública de ensino puderam solicitar isenção de taxa de inscrição. Eles tiveram que apresentar documentação comprobatória. A lista de beneficiados com a gratuidade já foi disponibilizada.

Enem 2020: provas do 2º dia são realizadas neste domingo (24)
Participantes responderão 45 questões objetivas de Ciências da Natureza e 45 de Matemática. Hoje, provas terminam às 18h30.

Locais de prova do Vestibular 2021 da UFGD estão disponíveis
As provas objetiva e de redação serão realizadas no dia 07 de fevereiro, nas cidades de Dourados e Campo Grande. 

Fundação Estudar recebe inscrições para bolsas de estudo 2021
Bolsas são parciais, podendo ser de 5% a 95%, no Brasil e no exterior. Há vagas para graduações e pós-graduações.

UFBA adere ao SiSU 2021 para todos os cursos, exceto Música
O SiSU será usado excepcionalmente esse ano, pela inviabilidade de realizar os testes de habilidades específicas de forma presencial.

IFMT inscreve para o seu Vestibular 2021/1
A seleção será feita exclusivamente pela análise do histórico escolar dos dois primeiros anos do ensino médio nas disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Química, Física, Biologia, História e Geografia.

Covid-19: UFRJ cancela THE de alguns de seus cursos
De acordo com a Universidade, o motivo da suspensão do THE se deve a necessidade de distanciamento social causada pela Covid-19

Faculdade Albert Einstein (SP) divulga resultado do Vestibular 2021/1 de Enfermagem
A oferta do Vestibular da Albert Einstein é de 240 vagas, das quais 120 são para Medicina e outras 120 para Enfermagem. 

UEM solta locais de prova do Vestibular EaD e PAS 2020
As provas do vestibular EaD e PAS estão previstas de acontecerem nas cidades de Apucarana, Cascavel, Campo Mourão, Cianorte, Goioerê, Ivaiporã, Loanda, Londrina, Maringá, Paranavaí e Umuarama. 

Univag (MT) divulga aprovados no Vestibular 2021/1 de Medicina
As provas do Vestibular 2021/1 de Medicina foram aplicadas em 20 de dezembro, das 13h30 às 18h. O processo seletivo do Univag contou com uma redação e 60 questões objetivas de disciplinas estudadas durante o Ensino Médio.

Unicamp antecipa resultado da 1ª fase do Vestibular 2021
Instituição divulgou lista de aprovados oito dias antes do esperado. Resultado sairia dia 29 de janeiro.