Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Orientação Vocacional
  3. 6 cursos para quem gosta de redes sociais

6 cursos para quem gosta de redes sociais

Publicidade e Propaganda, Jornalismo, Design Gráfico e Audiovisual são alguns exemplos de carreiras

Publicado por Silvia Tancredi
Trabalhar com redes sociais é dinâmico e pode ser divertido
Trabalhar com redes sociais é dinâmico e pode ser divertido

Adora internet, gosta de interagir virtualmente com várias pessoas, é dinâmico, curioso e criativo? Se você tem essas características, certamente gosta de redes sociais. Então, já pensou em como seria estudar em uma faculdade, se formar e trabalhar com isso?

Instagram, Facebook, Twitter, Pinterest e TikTok são as redes sociais do momento, mas, se você entende um pouco desse mundo, sabe que a vida das redes sociais não dura muito e que novas estão sempre surgindo para “roubar” o público. Lembra do Orkut e do MSN? 

O fato é que as redes sociais parecem que sempre irão existir num mundo cada vez mais tecnológico e dependente da internet. O mercado movimenta muito dinheiro e isso deve continuar por bastante tempo. Então, por que não viver disso?

A seguir, listamos 6 cursos e profissões para quem gosta das redes sociais! 

Tópicos deste artigo

Publicidade e propaganda

Uma das principais características do profissional de Publicidade e Propaganda é a criatividade, a qual será bastante explorada no trabalho com redes sociais, especialmente para se destacar em meio a tantos perfis criados diariamente. 

O publicitário pode trabalhar na redação de textos para as mídias digitais, no desenvolvimento de campanhas, como Search Engine Optimization (SEO) - otimização para mecanismos de busca - e ainda na parte visual, uma vez que domina softwares de edição, como o CorelDraw. 

Como é o curso?

O curso de Publicidade e Propaganda tem duração de quatro anos. Há disciplinas teóricas, como administração, economia, estatística e história da arte, e práticas, como atendimento e planejamento publicitário, comunicação digital, criação publicitária, direção de arte e gerenciamento de marcas. 

Saiba mais sobre o curso de Publicidade e Propaganda

Jornalismo

mulher gravando vídeo em celular
O jornalista é exemplo de profissional que pode atuar em redes sociais

O jornalista é curioso e gosta de se comunicar. A internet, hoje, é a melhor aliada desses profissionais, pela praticidade e rapidez, especialmente na hora de encontrar pessoas para entrevistar (fontes). Inclusive, muitas vezes os entrevistados podem estar nas redes sociais. 

O profissional pode atuar como redator e analista de redes sociais. Fazer vídeos, sejam noticiosos, sejam de entretenimento, em tablets ou celulares, também é outra atribuição do graduado em jornalismo.

Como é o curso?

O curso de Jornalismo oferece disciplinas teóricas, como teoria da comunicação e história da imprensa, e disciplinas práticas, como telejornalismo, radiojornalismo e webjornalismo e diagramação. O curso dura quatro anos e os estudantes fazem estágio que, inclusive, pode ser em redes sociais. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Veja detalhes sobre o curso de Jornalismo

Audiovisual

Os profissionais de Audiovisual dessa área vão trabalhar na produção, desenvolvimento e execução de locuções e vídeos. Esses materiais, curtos ou longos, estão cada vez mais presentes nas redes sociais. 

Há graduados em audiovisual que atuam em agências que realizam projetos de mídias sociais para diversas companhias e há aqueles que trabalham em uma empresa específica, se a demanda de produção de vídeos e de podcasts, por exemplo, for muito alta. 

Como é o curso?

O curso de graduação pode ser apenas de audiovisual ou de cinema e audiovisual. Durante quatro anos, os estudantes têm aulas teóricas e práticas bem específicas da área, como Análise da Imagem, Animação, Cinematografia e História da Arte.

Leia mais sobre o curso de Audiovisual

Marketing 

redes sociais
Profissional de marketing

Muitas empresas entram e se mantêm nas redes sociais para fazer marketing, promovendo sua marca e seus negócios. Para isso, é necessário um profissional da área que conheça a fundo as mídias digitais e como atingir o público por meio delas. 

Quem é graduado em Marketing cria e desenvolve estratégias e ofertas que, na atualidade, funcionam com primazia nas redes sociais, como, exemplo, promoções, sorteios, concursos etc. 

Como é o curso?

O curso de graduação tecnológica em marketing é rápido e demora de três a quatro semestres. Além de disciplinas específicas da área, como pesquisa de marketing, comportamento do consumidor e estatística aplicada a marketing, os estudantes veem matérias como economia e finanças. 

Confira mais informações sobre o curso de Marketing

Computação

Esse curso é para aqueles que gostariam de trabalhar na parte técnica das redes sociais, fazendo programação e desenvolvendo novos recursos. O curso de Ciência da Computação é um dos mais procurados da área de exatas, pelas grandes possibilidades de emprego, inclusive ainda na faculdade.

Como é o curso?

Os alunos veem disciplinas clássicas, como matemática e geometria, bem como específicas, como linguagens de programação, banco de dados, sistemas operacionais, redes etc. O curso dura quatro anos. 

Saiba mais sobre o curso de Ciência da Computação

Design Gráfico 

designer gráfico
O designer gráfico é responsável pela identidade visual das redes sociais

Quanto mais interessantes e atrativas forem as imagens nas redes sociais, melhor a audiência e a fidelização do público. Nesses casos, as imagens em questão são produzidas por profissionais graduados em Design Gráfico. 

Illustrator, InDesign e Affinity são alguns dos programas que o designer terá que dominar para criar e desenvolver layouts, infográficos, ilustrações e muito mais para fazer a diferença nas redes sociais. 

Como é o curso?

O curso de graduação em Design Gráfico dura quatro anos. Matérias teóricas, como teoria da arte e marketing, são vistas, mas as disciplinas práticas são a maioria, como desenho estético, fotografia, webdesign e domínio de softwares de edição, como o Illustrator, citado acima. 

Saiba mais sobre o curso de Design Gráfico

Veja também

Inep divulga tema da redação da reaplicação do Enem 2024
Tema da redação aborda assunto voltado ao cenário cultural do Brasil
Enem PPL 2024 e reaplicação do exame acontecem nos dias 10 e 11 de dezembro
Provas do Enem PPL 2024 e reaplicação seguem mesma estrutura da versão regular do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)
Gabarito do Enem 2024 é divulgado
O gabarito do Enem 2024 foi publicado pelo Inep hoje, dia 14 de novembro.
Enem 2024: provas de Matemática e Ciências da Natureza acontecem hoje (10): confira orientações
Milhões de candidatos devem realizar as provas do segundo dia do Enem 2024 neste domingo (10) em todas as regiões brasileiras
Tema da redação do Enem 2024 aborda desafios para a valorização da herança africana no Brasil
Os temas da redação do Enem costumam abordar questões sociais e problemas estruturais do Brasil.
Provas do 1º dia do Enem 2024 começam hoje (3): veja o que levar
Mais de 4,3 milhões estão confirmados no Enem 2024. Hoje (3), participantes terão de produzir redação e provas de Linguagens e Ciências Humana
Enem 2024: Mundo Educação fará correção comentada das provas
Processo de correção deve começar alguns minutos depois do fim da aplicação dos exames e será ao vivo e gratuito
Local de prova do Enem 2024 é divulgado
As provas do Enem 2024 são aplicadas nos dois primeiros finais de semana de novembro.
Inscrição do Fies 2024/2 encerra hoje (27)
As inscrições do Fies 2024/2 estão abertas para os candidatos concorrerem a mais de 70 mil oportunidades de acesso ao ensino superior.
Inscrição do Fies 2024/2 está aberta
Podem participar do programa que oferece financiamentos estudantes que fizeram o Enem a partir de 2010
MEC divulga resultado do ProUni do 2º semestre de 2024
Estudantes convocados devem comprovar os dados de hoje até 14 de agosto na universidade de oferta da bolsa de estudo
MEC encerra inscrição do ProUni do 2º semestre de 2024
Programa Universidade para Todos oferece mais de 240 mil bolsas de estudo em todo o Brasil