Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Orientação Vocacional
  3. 6 cursos para quem gosta de redes sociais

6 cursos para quem gosta de redes sociais

Publicidade e Propaganda, Jornalismo, Design Gráfico e Audiovisual são alguns exemplos de carreiras

Publicado por Silvia Tancredi
Trabalhar com redes sociais é dinâmico e pode ser divertido
Trabalhar com redes sociais é dinâmico e pode ser divertido

Adora internet, gosta de interagir virtualmente com várias pessoas, é dinâmico, curioso e criativo? Se você tem essas características, certamente gosta de redes sociais. Então, já pensou em como seria estudar em uma faculdade, se formar e trabalhar com isso?

Instagram, Facebook, Twitter, Pinterest e TikTok são as redes sociais do momento, mas, se você entende um pouco desse mundo, sabe que a vida das redes sociais não dura muito e que novas estão sempre surgindo para “roubar” o público. Lembra do Orkut e do MSN? 

O fato é que as redes sociais parecem que sempre irão existir num mundo cada vez mais tecnológico e dependente da internet. O mercado movimenta muito dinheiro e isso deve continuar por bastante tempo. Então, por que não viver disso?

A seguir, listamos 6 cursos e profissões para quem gosta das redes sociais! 

Publicidade e propaganda

Uma das principais características do profissional de Publicidade e Propaganda é a criatividade, a qual será bastante explorada no trabalho com redes sociais, especialmente para se destacar em meio a tantos perfis criados diariamente. 

O publicitário pode trabalhar na redação de textos para as mídias digitais, no desenvolvimento de campanhas, como Search Engine Optimization (SEO) - otimização para mecanismos de busca - e ainda na parte visual, uma vez que domina softwares de edição, como o CorelDraw. 

Como é o curso?

O curso de Publicidade e Propaganda tem duração de quatro anos. Há disciplinas teóricas, como administração, economia, estatística e história da arte, e práticas, como atendimento e planejamento publicitário, comunicação digital, criação publicitária, direção de arte e gerenciamento de marcas. 

Saiba mais sobre o curso de Publicidade e Propaganda

Jornalismo

mulher gravando vídeo em celular
O jornalista é exemplo de profissional que pode atuar em redes sociais

O jornalista é curioso e gosta de se comunicar. A internet, hoje, é a melhor aliada desses profissionais, pela praticidade e rapidez, especialmente na hora de encontrar pessoas para entrevistar (fontes). Inclusive, muitas vezes os entrevistados podem estar nas redes sociais. 

O profissional pode atuar como redator e analista de redes sociais. Fazer vídeos, sejam noticiosos, sejam de entretenimento, em tablets ou celulares, também é outra atribuição do graduado em jornalismo.

Como é o curso?

O curso de Jornalismo oferece disciplinas teóricas, como teoria da comunicação e história da imprensa, e disciplinas práticas, como telejornalismo, radiojornalismo e webjornalismo e diagramação. O curso dura quatro anos e os estudantes fazem estágio que, inclusive, pode ser em redes sociais. 

Veja detalhes sobre o curso de Jornalismo

Audiovisual

Os profissionais de Audiovisual dessa área vão trabalhar na produção, desenvolvimento e execução de locuções e vídeos. Esses materiais, curtos ou longos, estão cada vez mais presentes nas redes sociais. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Há graduados em audiovisual que atuam em agências que realizam projetos de mídias sociais para diversas companhias e há aqueles que trabalham em uma empresa específica, se a demanda de produção de vídeos e de podcasts, por exemplo, for muito alta. 

Como é o curso?

O curso de graduação pode ser apenas de audiovisual ou de cinema e audiovisual. Durante quatro anos, os estudantes têm aulas teóricas e práticas bem específicas da área, como Análise da Imagem, Animação, Cinematografia e História da Arte.

Leia mais sobre o curso de Audiovisual

Marketing 

redes sociais
Profissional de marketing

Muitas empresas entram e se mantêm nas redes sociais para fazer marketing, promovendo sua marca e seus negócios. Para isso, é necessário um profissional da área que conheça a fundo as mídias digitais e como atingir o público por meio delas. 

Quem é graduado em Marketing cria e desenvolve estratégias e ofertas que, na atualidade, funcionam com primazia nas redes sociais, como, exemplo, promoções, sorteios, concursos etc. 

Como é o curso?

O curso de graduação tecnológica em marketing é rápido e demora de três a quatro semestres. Além de disciplinas específicas da área, como pesquisa de marketing, comportamento do consumidor e estatística aplicada a marketing, os estudantes veem matérias como economia e finanças. 

Confira mais informações sobre o curso de Marketing

Computação

Esse curso é para aqueles que gostariam de trabalhar na parte técnica das redes sociais, fazendo programação e desenvolvendo novos recursos. O curso de Ciência da Computação é um dos mais procurados da área de exatas, pelas grandes possibilidades de emprego, inclusive ainda na faculdade.

Como é o curso?

Os alunos veem disciplinas clássicas, como matemática e geometria, bem como específicas, como linguagens de programação, banco de dados, sistemas operacionais, redes etc. O curso dura quatro anos. 

Saiba mais sobre o curso de Ciência da Computação

Design Gráfico 

designer gráfico
O designer gráfico é responsável pela identidade visual das redes sociais

Quanto mais interessantes e atrativas forem as imagens nas redes sociais, melhor a audiência e a fidelização do público. Nesses casos, as imagens em questão são produzidas por profissionais graduados em Design Gráfico. 

Illustrator, InDesign e Affinity são alguns dos programas que o designer terá que dominar para criar e desenvolver layouts, infográficos, ilustrações e muito mais para fazer a diferença nas redes sociais. 

Como é o curso?

O curso de graduação em Design Gráfico dura quatro anos. Matérias teóricas, como teoria da arte e marketing, são vistas, mas as disciplinas práticas são a maioria, como desenho estético, fotografia, webdesign e domínio de softwares de edição, como o Illustrator, citado acima. 

Saiba mais sobre o curso de Design Gráfico

Veja também

Cursinho Pré-vestibular gratuito em São José dos Campos (SP) recebe inscrições
O projeto tem seu conteúdo voltado para a preparação dos alunos para Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e para os vestibulares de universidades como Unicamp, Unesp e Fuvest, além do ITA.

UFLA solta notas das duas primeiras etapas do PAS 2019
Provas do PAS 2019 foram aplicadas para estudantes dos 1º e 2º anos do ensino médio em novembro de 2019.

Unicamp divulga concorrência do Vestibular 2021 e registra recorde histórico de candidatos de escola pública
Foram registradas 77.653 inscrições de candidatos que passam pelas provas no início do ano que vem.

Abertas as inscrições do Vestibular 2021/1 para Enfermagem e Medicina da Faculdade Albert Einstein
Os interessados podem se inscrever até 23 de novembro. Para o primeiro a taxa é de R$ 135 e a segunda modalidade R$ 200.

Estão abertas as inscrições do Vestibular 2021/1 da UVV
As inscrições poderão ser realizadas via internet ou de forma presencial, na Central de Relacionamento com Aluno (CRA), na UVV-ES de Vila Velha.

São Paulo: abertas inscrições para Vestibular 2021/1 de Medicina da USCS
vestibular ocorrerá em uma única fase, marcada para o dia 23 de novembro, das 14h às 17h30.

IFSC publica resultado da seleção de vagas remanescentes 2020/2
Aprovados deverão enviar documentação para matrícula por e-mail. As aulas serão a distância no início do curso.

Cadastro de foto dos inscritos do Enem 2020 deve ser feito até 1º de outubro
Aqueles que já cadastraram a foto mas quiserem alterar também poderão fazer o upload. O cadastro é obrigatório a partir desta edição.

Vestibular 2020/2 via Enem do IFSP está com inscrições abertas
Para participar é preciso ter feito o Enem entre os anos de 2015 e 2019 tirando nota acima de zero na redação.

Já estão abertas as inscrições para corretores de redação do Enem 2020
Para se cadastrar é preciso ter graduação na área de Letras/Língua Portuguesa ou Linguística. Prazo encerra em 05 de outubro.

Inscrições para o Vestibular 2021 da UFGD já podem ser feitas
Os interessados em concorrer uma das 982 vagas em 33 cursos de graduação, nas modalidades presencial (32 cursos) e a distância (Letras-Libras), podem se inscrever até às 17h do dia 20 de novembro.

Vestibular de Verão 2021 do IFSul (RS) é adiado por conta da pandemia
O Vestibular de Verão do IFSul acontece geralmente no mês de dezembro e será adiado para evitar a aglomeração de pessoas.