Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Orientação Vocacional
  3. 6 cursos para quem gosta de redes sociais

6 cursos para quem gosta de redes sociais

Publicidade e Propaganda, Jornalismo, Design Gráfico e Audiovisual são alguns exemplos de carreiras

Publicado por Silvia Tancredi
Trabalhar com redes sociais é dinâmico e pode ser divertido
Trabalhar com redes sociais é dinâmico e pode ser divertido

Adora internet, gosta de interagir virtualmente com várias pessoas, é dinâmico, curioso e criativo? Se você tem essas características, certamente gosta de redes sociais. Então, já pensou em como seria estudar em uma faculdade, se formar e trabalhar com isso?

Instagram, Facebook, Twitter, Pinterest e TikTok são as redes sociais do momento, mas, se você entende um pouco desse mundo, sabe que a vida das redes sociais não dura muito e que novas estão sempre surgindo para “roubar” o público. Lembra do Orkut e do MSN? 

O fato é que as redes sociais parecem que sempre irão existir num mundo cada vez mais tecnológico e dependente da internet. O mercado movimenta muito dinheiro e isso deve continuar por bastante tempo. Então, por que não viver disso?

A seguir, listamos 6 cursos e profissões para quem gosta das redes sociais! 

Tópicos deste artigo

Publicidade e propaganda

Uma das principais características do profissional de Publicidade e Propaganda é a criatividade, a qual será bastante explorada no trabalho com redes sociais, especialmente para se destacar em meio a tantos perfis criados diariamente. 

O publicitário pode trabalhar na redação de textos para as mídias digitais, no desenvolvimento de campanhas, como Search Engine Optimization (SEO) - otimização para mecanismos de busca - e ainda na parte visual, uma vez que domina softwares de edição, como o CorelDraw. 

Como é o curso?

O curso de Publicidade e Propaganda tem duração de quatro anos. Há disciplinas teóricas, como administração, economia, estatística e história da arte, e práticas, como atendimento e planejamento publicitário, comunicação digital, criação publicitária, direção de arte e gerenciamento de marcas. 

Saiba mais sobre o curso de Publicidade e Propaganda

Jornalismo

mulher gravando vídeo em celular
O jornalista é exemplo de profissional que pode atuar em redes sociais

O jornalista é curioso e gosta de se comunicar. A internet, hoje, é a melhor aliada desses profissionais, pela praticidade e rapidez, especialmente na hora de encontrar pessoas para entrevistar (fontes). Inclusive, muitas vezes os entrevistados podem estar nas redes sociais. 

O profissional pode atuar como redator e analista de redes sociais. Fazer vídeos, sejam noticiosos, sejam de entretenimento, em tablets ou celulares, também é outra atribuição do graduado em jornalismo.

Como é o curso?

O curso de Jornalismo oferece disciplinas teóricas, como teoria da comunicação e história da imprensa, e disciplinas práticas, como telejornalismo, radiojornalismo e webjornalismo e diagramação. O curso dura quatro anos e os estudantes fazem estágio que, inclusive, pode ser em redes sociais. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Veja detalhes sobre o curso de Jornalismo

Audiovisual

Os profissionais de Audiovisual dessa área vão trabalhar na produção, desenvolvimento e execução de locuções e vídeos. Esses materiais, curtos ou longos, estão cada vez mais presentes nas redes sociais. 

Há graduados em audiovisual que atuam em agências que realizam projetos de mídias sociais para diversas companhias e há aqueles que trabalham em uma empresa específica, se a demanda de produção de vídeos e de podcasts, por exemplo, for muito alta. 

Como é o curso?

O curso de graduação pode ser apenas de audiovisual ou de cinema e audiovisual. Durante quatro anos, os estudantes têm aulas teóricas e práticas bem específicas da área, como Análise da Imagem, Animação, Cinematografia e História da Arte.

Leia mais sobre o curso de Audiovisual

Marketing 

redes sociais
Profissional de marketing

Muitas empresas entram e se mantêm nas redes sociais para fazer marketing, promovendo sua marca e seus negócios. Para isso, é necessário um profissional da área que conheça a fundo as mídias digitais e como atingir o público por meio delas. 

Quem é graduado em Marketing cria e desenvolve estratégias e ofertas que, na atualidade, funcionam com primazia nas redes sociais, como, exemplo, promoções, sorteios, concursos etc. 

Como é o curso?

O curso de graduação tecnológica em marketing é rápido e demora de três a quatro semestres. Além de disciplinas específicas da área, como pesquisa de marketing, comportamento do consumidor e estatística aplicada a marketing, os estudantes veem matérias como economia e finanças. 

Confira mais informações sobre o curso de Marketing

Computação

Esse curso é para aqueles que gostariam de trabalhar na parte técnica das redes sociais, fazendo programação e desenvolvendo novos recursos. O curso de Ciência da Computação é um dos mais procurados da área de exatas, pelas grandes possibilidades de emprego, inclusive ainda na faculdade.

Como é o curso?

Os alunos veem disciplinas clássicas, como matemática e geometria, bem como específicas, como linguagens de programação, banco de dados, sistemas operacionais, redes etc. O curso dura quatro anos. 

Saiba mais sobre o curso de Ciência da Computação

Design Gráfico 

designer gráfico
O designer gráfico é responsável pela identidade visual das redes sociais

Quanto mais interessantes e atrativas forem as imagens nas redes sociais, melhor a audiência e a fidelização do público. Nesses casos, as imagens em questão são produzidas por profissionais graduados em Design Gráfico. 

Illustrator, InDesign e Affinity são alguns dos programas que o designer terá que dominar para criar e desenvolver layouts, infográficos, ilustrações e muito mais para fazer a diferença nas redes sociais. 

Como é o curso?

O curso de graduação em Design Gráfico dura quatro anos. Matérias teóricas, como teoria da arte e marketing, são vistas, mas as disciplinas práticas são a maioria, como desenho estético, fotografia, webdesign e domínio de softwares de edição, como o Illustrator, citado acima. 

Saiba mais sobre o curso de Design Gráfico

Veja também

Enem 2024: pedido de insenção da taxa já pode ser feito
Prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição do Enem 2024 segue aberto até 26 de abril
Inep solta datas e edital da isenção de taxa do Enem 2024
Instituto responsável pela aplicação do exame também informou datas para fazer justificativa de ausência do Enem 2023
MEC divulga resultado da lista de espera do ProUni 2024
Estudantes devem comprovar as informações de amanhã (23) até o dia 4 de abril nas instituições que ofereceram bolsa de estudo
MEC libera resultado do Fies 2024
Estudantes pré-aprovados devem complementar os dados será de 22 a 26 de março
Enem 2023: Inep divulga espelho da redação e notas dos treineiros
Dados foram divulgados pelo Inep na tarde de hoje, pouco mais de dois meses da realização do exame
MEC abre inscrição do Fies 2024
Para participar, é necessário ter feito o Enem e ter de um a três salários mínimos
Fies Social 2024: edital do programa está disponível
Fies 2024 conta com mudanças e ofertará mais de 112 mil vagas em financiamentos estudantis para o ensino superior neste ano
MEC publica 2ª chamada do ProUni 2024
Candidatos devem comprovar dados até o dia 12 de março nas universidades
MEC divulga resultado do ProUni 2024
Candidatos pré-selecionados devem comprovar informações de hoje até dia 20 de fevereiro
Inscrições para o ProUni 2024 terminam nesta sexta (2)
Ministério da Educação (MEC) oferece mais de 400 mil bolsas de estudo, maior número desde 2005
Resultado do Sisu 2024 está publicado
O MEC divulgou os resultados do Sisu 2024, confira esta e outras informações do programa
Inscrição do ProUni 2024 já pode ser feita
Ministério da Educação (MEC) oferta mais de 400 mil bolsas de estudo, o maior número da história do programa