UOL - O melhor conteúdo
Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Orientação Vocacional
  3. 6 cursos para quem gosta de redes sociais

6 cursos para quem gosta de redes sociais

Publicidade e Propaganda, Jornalismo, Design Gráfico e Audiovisual são alguns exemplos de carreiras

Publicado por Silvia Tancredi
Trabalhar com redes sociais é dinâmico e pode ser divertido
Trabalhar com redes sociais é dinâmico e pode ser divertido

Adora internet, gosta de interagir virtualmente com várias pessoas, é dinâmico, curioso e criativo? Se você tem essas características, certamente gosta de redes sociais. Então, já pensou em como seria estudar em uma faculdade, se formar e trabalhar com isso?

Instagram, Facebook, Twitter, Pinterest e TikTok são as redes sociais do momento, mas, se você entende um pouco desse mundo, sabe que a vida das redes sociais não dura muito e que novas estão sempre surgindo para “roubar” o público. Lembra do Orkut e do MSN? 

O fato é que as redes sociais parecem que sempre irão existir num mundo cada vez mais tecnológico e dependente da internet. O mercado movimenta muito dinheiro e isso deve continuar por bastante tempo. Então, por que não viver disso?

A seguir, listamos 6 cursos e profissões para quem gosta das redes sociais! 

Tópicos deste artigo

Publicidade e propaganda

Uma das principais características do profissional de Publicidade e Propaganda é a criatividade, a qual será bastante explorada no trabalho com redes sociais, especialmente para se destacar em meio a tantos perfis criados diariamente. 

O publicitário pode trabalhar na redação de textos para as mídias digitais, no desenvolvimento de campanhas, como Search Engine Optimization (SEO) - otimização para mecanismos de busca - e ainda na parte visual, uma vez que domina softwares de edição, como o CorelDraw. 

Como é o curso?

O curso de Publicidade e Propaganda tem duração de quatro anos. Há disciplinas teóricas, como administração, economia, estatística e história da arte, e práticas, como atendimento e planejamento publicitário, comunicação digital, criação publicitária, direção de arte e gerenciamento de marcas. 

Saiba mais sobre o curso de Publicidade e Propaganda

Jornalismo

mulher gravando vídeo em celular
O jornalista é exemplo de profissional que pode atuar em redes sociais

O jornalista é curioso e gosta de se comunicar. A internet, hoje, é a melhor aliada desses profissionais, pela praticidade e rapidez, especialmente na hora de encontrar pessoas para entrevistar (fontes). Inclusive, muitas vezes os entrevistados podem estar nas redes sociais. 

O profissional pode atuar como redator e analista de redes sociais. Fazer vídeos, sejam noticiosos, sejam de entretenimento, em tablets ou celulares, também é outra atribuição do graduado em jornalismo.

Como é o curso?

O curso de Jornalismo oferece disciplinas teóricas, como teoria da comunicação e história da imprensa, e disciplinas práticas, como telejornalismo, radiojornalismo e webjornalismo e diagramação. O curso dura quatro anos e os estudantes fazem estágio que, inclusive, pode ser em redes sociais. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Veja detalhes sobre o curso de Jornalismo

Audiovisual

Os profissionais de Audiovisual dessa área vão trabalhar na produção, desenvolvimento e execução de locuções e vídeos. Esses materiais, curtos ou longos, estão cada vez mais presentes nas redes sociais. 

Há graduados em audiovisual que atuam em agências que realizam projetos de mídias sociais para diversas companhias e há aqueles que trabalham em uma empresa específica, se a demanda de produção de vídeos e de podcasts, por exemplo, for muito alta. 

Como é o curso?

O curso de graduação pode ser apenas de audiovisual ou de cinema e audiovisual. Durante quatro anos, os estudantes têm aulas teóricas e práticas bem específicas da área, como Análise da Imagem, Animação, Cinematografia e História da Arte.

Leia mais sobre o curso de Audiovisual

Marketing 

redes sociais
Profissional de marketing

Muitas empresas entram e se mantêm nas redes sociais para fazer marketing, promovendo sua marca e seus negócios. Para isso, é necessário um profissional da área que conheça a fundo as mídias digitais e como atingir o público por meio delas. 

Quem é graduado em Marketing cria e desenvolve estratégias e ofertas que, na atualidade, funcionam com primazia nas redes sociais, como, exemplo, promoções, sorteios, concursos etc. 

Como é o curso?

O curso de graduação tecnológica em marketing é rápido e demora de três a quatro semestres. Além de disciplinas específicas da área, como pesquisa de marketing, comportamento do consumidor e estatística aplicada a marketing, os estudantes veem matérias como economia e finanças. 

Confira mais informações sobre o curso de Marketing

Computação

Esse curso é para aqueles que gostariam de trabalhar na parte técnica das redes sociais, fazendo programação e desenvolvendo novos recursos. O curso de Ciência da Computação é um dos mais procurados da área de exatas, pelas grandes possibilidades de emprego, inclusive ainda na faculdade.

Como é o curso?

Os alunos veem disciplinas clássicas, como matemática e geometria, bem como específicas, como linguagens de programação, banco de dados, sistemas operacionais, redes etc. O curso dura quatro anos. 

Saiba mais sobre o curso de Ciência da Computação

Design Gráfico 

designer gráfico
O designer gráfico é responsável pela identidade visual das redes sociais

Quanto mais interessantes e atrativas forem as imagens nas redes sociais, melhor a audiência e a fidelização do público. Nesses casos, as imagens em questão são produzidas por profissionais graduados em Design Gráfico. 

Illustrator, InDesign e Affinity são alguns dos programas que o designer terá que dominar para criar e desenvolver layouts, infográficos, ilustrações e muito mais para fazer a diferença nas redes sociais. 

Como é o curso?

O curso de graduação em Design Gráfico dura quatro anos. Matérias teóricas, como teoria da arte e marketing, são vistas, mas as disciplinas práticas são a maioria, como desenho estético, fotografia, webdesign e domínio de softwares de edição, como o Illustrator, citado acima. 

Saiba mais sobre o curso de Design Gráfico

Veja também

Inscrições do Encceja 2025 abrem nesta segunda, 21
Podem realizar as provas do Encceja 2025 pessoas que não tenham concluido os ensinos fundamental e médio nas idades adequadas.
Enem 2025: Período de isenção de taxa inicia hoje (14)
Participantes podem fazer a solicitação da isenção de taxa até o dia 25 de abril.
ProUni 2025: selecionados na lista de espera têm até hoje para comprovar informações
Os documentos de comprovação das informações devem ser entreges nas instituições de ensino superior.
Resultado preliminar da justificativa de ausência no Encceja 2024 sai hoje (7)
Candidatos que tiverem suas justificativas de ausência no Encceja 2024 negadas poderão entrar com novo pedido até 11 de abril.
MEC divulga resultado da lista de espera do ProUni 2025
Os candidatos pré-selecionados pela lista de espera do ProUni 2025 deverão comprovar as informações apresentadas.
Enem 2025: Inep divulga datas e edital de isenção de taxa de inscrição
Podem se inscrever estudantes da rede pública, de baixa renda e participantes do Pé de Meia
Inep abre justificativa de ausência do Encceja 2024
Devem solicitar a justificativa da ausência participantes que se inscrevram para a última edição do exame e não comparceram.
Edital do Encceja 2025 é publicado. Veja datas e regras
Exame é voltado a estudantes que não terminaram os ensinos fundamental ou médio em idade regular
Enem 2024: correção da redação e notas de treineiros estão disponíveis
Inep disponibilizou também a correção detalhada da redação do Enem 2024 para todos candidatos
MEC solta resultado da segunda chamada do ProUni 2025: confira aprovados
Estudantes pré-selecionados na 2ª chamada do ProUni 2025 devem complementar informações
MEC divulga resultado do Fies 2025
Fundo de Financiamento Estudantil ofertou mais de 67 mil vagas em universidades particulares
SiSU 2025: começa a convocação de aprovados na lista de espera hoje (12)
Estudantes devem ficar atentos aos canais oficiais de comunicação das instituições de ensino superior

RECOMENDADOS PARA VOCÊ