Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Orientação Vocacional
  3. 6 cursos para quem gosta de redes sociais

6 cursos para quem gosta de redes sociais

Publicidade e Propaganda, Jornalismo, Design Gráfico e Audiovisual são alguns exemplos de carreiras

Publicado por Silvia Tancredi
Trabalhar com redes sociais é dinâmico e pode ser divertido
Trabalhar com redes sociais é dinâmico e pode ser divertido

Adora internet, gosta de interagir virtualmente com várias pessoas, é dinâmico, curioso e criativo? Se você tem essas características, certamente gosta de redes sociais. Então, já pensou em como seria estudar em uma faculdade, se formar e trabalhar com isso?

Instagram, Facebook, Twitter, Pinterest e TikTok são as redes sociais do momento, mas, se você entende um pouco desse mundo, sabe que a vida das redes sociais não dura muito e que novas estão sempre surgindo para “roubar” o público. Lembra do Orkut e do MSN? 

O fato é que as redes sociais parecem que sempre irão existir num mundo cada vez mais tecnológico e dependente da internet. O mercado movimenta muito dinheiro e isso deve continuar por bastante tempo. Então, por que não viver disso?

A seguir, listamos 6 cursos e profissões para quem gosta das redes sociais! 

Publicidade e propaganda

Uma das principais características do profissional de Publicidade e Propaganda é a criatividade, a qual será bastante explorada no trabalho com redes sociais, especialmente para se destacar em meio a tantos perfis criados diariamente. 

O publicitário pode trabalhar na redação de textos para as mídias digitais, no desenvolvimento de campanhas, como Search Engine Optimization (SEO) - otimização para mecanismos de busca - e ainda na parte visual, uma vez que domina softwares de edição, como o CorelDraw. 

Como é o curso?

O curso de Publicidade e Propaganda tem duração de quatro anos. Há disciplinas teóricas, como administração, economia, estatística e história da arte, e práticas, como atendimento e planejamento publicitário, comunicação digital, criação publicitária, direção de arte e gerenciamento de marcas. 

Saiba mais sobre o curso de Publicidade e Propaganda

Jornalismo

mulher gravando vídeo em celular
O jornalista é exemplo de profissional que pode atuar em redes sociais

O jornalista é curioso e gosta de se comunicar. A internet, hoje, é a melhor aliada desses profissionais, pela praticidade e rapidez, especialmente na hora de encontrar pessoas para entrevistar (fontes). Inclusive, muitas vezes os entrevistados podem estar nas redes sociais. 

O profissional pode atuar como redator e analista de redes sociais. Fazer vídeos, sejam noticiosos, sejam de entretenimento, em tablets ou celulares, também é outra atribuição do graduado em jornalismo.

Como é o curso?

O curso de Jornalismo oferece disciplinas teóricas, como teoria da comunicação e história da imprensa, e disciplinas práticas, como telejornalismo, radiojornalismo e webjornalismo e diagramação. O curso dura quatro anos e os estudantes fazem estágio que, inclusive, pode ser em redes sociais. 

Veja detalhes sobre o curso de Jornalismo

Audiovisual

Os profissionais de Audiovisual dessa área vão trabalhar na produção, desenvolvimento e execução de locuções e vídeos. Esses materiais, curtos ou longos, estão cada vez mais presentes nas redes sociais. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Há graduados em audiovisual que atuam em agências que realizam projetos de mídias sociais para diversas companhias e há aqueles que trabalham em uma empresa específica, se a demanda de produção de vídeos e de podcasts, por exemplo, for muito alta. 

Como é o curso?

O curso de graduação pode ser apenas de audiovisual ou de cinema e audiovisual. Durante quatro anos, os estudantes têm aulas teóricas e práticas bem específicas da área, como Análise da Imagem, Animação, Cinematografia e História da Arte.

Leia mais sobre o curso de Audiovisual

Marketing 

redes sociais
Profissional de marketing

Muitas empresas entram e se mantêm nas redes sociais para fazer marketing, promovendo sua marca e seus negócios. Para isso, é necessário um profissional da área que conheça a fundo as mídias digitais e como atingir o público por meio delas. 

Quem é graduado em Marketing cria e desenvolve estratégias e ofertas que, na atualidade, funcionam com primazia nas redes sociais, como, exemplo, promoções, sorteios, concursos etc. 

Como é o curso?

O curso de graduação tecnológica em marketing é rápido e demora de três a quatro semestres. Além de disciplinas específicas da área, como pesquisa de marketing, comportamento do consumidor e estatística aplicada a marketing, os estudantes veem matérias como economia e finanças. 

Confira mais informações sobre o curso de Marketing

Computação

Esse curso é para aqueles que gostariam de trabalhar na parte técnica das redes sociais, fazendo programação e desenvolvendo novos recursos. O curso de Ciência da Computação é um dos mais procurados da área de exatas, pelas grandes possibilidades de emprego, inclusive ainda na faculdade.

Como é o curso?

Os alunos veem disciplinas clássicas, como matemática e geometria, bem como específicas, como linguagens de programação, banco de dados, sistemas operacionais, redes etc. O curso dura quatro anos. 

Saiba mais sobre o curso de Ciência da Computação

Design Gráfico 

designer gráfico
O designer gráfico é responsável pela identidade visual das redes sociais

Quanto mais interessantes e atrativas forem as imagens nas redes sociais, melhor a audiência e a fidelização do público. Nesses casos, as imagens em questão são produzidas por profissionais graduados em Design Gráfico. 

Illustrator, InDesign e Affinity são alguns dos programas que o designer terá que dominar para criar e desenvolver layouts, infográficos, ilustrações e muito mais para fazer a diferença nas redes sociais. 

Como é o curso?

O curso de graduação em Design Gráfico dura quatro anos. Matérias teóricas, como teoria da arte e marketing, são vistas, mas as disciplinas práticas são a maioria, como desenho estético, fotografia, webdesign e domínio de softwares de edição, como o Illustrator, citado acima. 

Saiba mais sobre o curso de Design Gráfico

Veja também

Unifesp começa a aplicar as provas do Vestibular Misto 2022
Serão utilizadas pela Unifesp as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 e de suas próprias provas para a aprovação dos candidatos no Vestibular Misto 2022. 

Inep divulga gabaritos da Reaplicação do Enem 2021
Quase 100 mil estudantes fizeram as provas nos dias 9 e 16 de janeiro

Vestibular da UERJ exige preparação específica; veja dicas
Em razão da pandemia do coronavírus, processo seletivo alterou o formato para evitar aglomerações

Editais do ProUni e Fies do 1º semestre de 2022 estão disponíveis
O primeiro programa oferece bolsas de estudo em universidades particulares a estudantes que comprovem ter renda familiar entre um ou três salários mínimos. Já o Fies disponibiliza financiamentos em cursos igualmente ministrados em instituições privadas. Também é necessário comprovar renda.

1ª reclassificação do Vestibular 2021/2 de vagas remanescentes da UERJ está disponível
Os convocados devem realizar pré-matrícula e aceite da inscrição em disciplinas da classificação de forma online no período de 24 e 25 de janeiro.

UEMG inscreve para o Vestibular 2022
O processo seletivo havia sido extinto em março de 2019 para usar somente notas do Enem e agora retorna neste ano.

Edital do SiSU 2022/1 é divulgado
Além do cronograma, no Edital também é possível verificar as regas do Sistema.

MEC divulga datas de inscrições do SiSU, ProUni e Fies do 1º semestre de 2022
Programas oferecem vagas em instituições de ensino superiores. Para participar, é necessário ter feito o Enem.

IFSuldeMinas solta resultado do Vestibular 2022/1
O resultado preliminar saiu no dia 10 de janeiro e teve os dias 12 e 13 seguintes para recursos. Este já é o resultado final.

Inscrições para a 3ª etapa do PAS 2020 da UFLA são recebidas
O prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição já foi encerrado e o resultado será disponibilizado no dia 27 de janeiro.

Provas da 2ª fase do Vestibular 2022 da Fuvest encerram com abstenção de 7,9%
O resultado final do Vestibular 2022 da Fuvest é esperado para 11 de fevereiro. Outras duas chamadas regulares estão previstas para os dias 25 de fevereiro e 07 de março. 

Reaplicação Enem 2021: menos de 30% dos inscritos comparecem às provas
Ao todo, 338.419 estudantes se inscreveram para realizar as provas, mas 70% não se apresentaram