Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Orientação Vocacional
  3. As opções de cursos em Ciências Exatas

As opções de cursos em Ciências Exatas

Aqueles que optam pela área de Ciências Exatas precisam ter uma boa base em Matemática, já que grande parte dos cursos exigem cálculos

Publicado por Érica Caetano
Os cursos na área de Ciências Exatas exigem bom domínio de Matemática e cálculos
Os cursos na área de Ciências Exatas exigem bom domínio de Matemática e cálculos

Ao chegar a hora de prestar vestibular muitos estudantes enfrentam verdadeiro “martírio” para escolher qual curso devem fazer. Muitas vezes a área não é o grande problema, pelo contrário, esta já está bem definida. Mas o leque de graduações acaba deixando o vestibulando na dúvida. 

Quando a área é a de Ciências Exatas, as escolhas acabam se afunilando. Mas mesmo assim, ainda há muitos cursos a escolher. A primeira certeza que o estudante deve ter ao escolher esta área é que a maioria dos cursos pertencentes a ela exigirão uma boa base em matemática, pois a maioria deles envolvem cálculos complexos.

Separamos nas próximas linhas um pouco sobre alguns cursos pertencentes a área de Ciências Exatas. Aproveite para tirar suas dúvidas e definir sua escolha!

Matemática
Já que começamos falando sobre ela, então vamos aprofundar mais sobre a graduação de Matemática. O profissional formado em Matemática ou Matemático é aquele capaz de realizar cálculos matemáticos simples e de maior complexidade, apto a desenvolver e solucionar problemas advindos de fórmulas ou sistemas de bancos de dados, estudar quantidades, espaços e lógicas aplicadas aos símbolos. É uma formação muito importante, afinal de contas, os cálculos desenvolvidos e realizados por estes profissionais poderão ser utilizados por outras áreas do conhecimento.

Existem cursos de Matemática no formato de Licenciatura ou Bacharelado. O primeiro habilita o profissional a atuar como docente tanto no Ensino Infantil, Fundamental ou Médio. Já o Bacharelado dá a possibilidade de atuar em várias áreas, incluindo o campo de pesquisas acadêmicas. Também viabiliza a atuação como professor para o Ensino Superior.

Física
O curso de Física estuda e investiga fenômenos e efeitos que ocorrem no universo como um todo e também fenômenos isolados. Muitos acreditam que o profissional formado no curso superior de Física só pode atuar como professor, por não conseguirem enxergar outra modalidade de atuação nesta área. No entanto, há muito engano nesta afirmação e, ao contrário do que se imagina, o Físico pode trabalhar na indústria eletrônica, órgãos ligados a meteorologia, auxiliando em estudos na área de Medicina e Biologia, sendo a didática em escolas e universidades apenas mais um dos ramos de atuação. Assim como acontece com a graduação de Matemática, o curso de Física é ofertado com habilitação em Licenciatura e Bacharelado.

Química
O Químico, como é chamado o profissional formado no curso de Química, trabalha no intuito de melhorar e desenvolver produtos que possam gerar maior qualidade de vida para a sociedade como um todo. Trabalha com o estudo de compostos e reações presentes na natureza e as suas variações conforme estados físicos, condições climáticas, de temperatura ou pressão. Geralmente, o Químico desenvolve fórmulas e combinações que serão aplicadas em muitos produtos utilizados pela população, como itens de higiene pessoal e limpeza, cosméticos e beleza. O mercado nesta área também está em expansão, o que é muito bom para quem pensa em fazer esta graduação. O curso de  Química também é oferecido com habilitação em Licenciatura e Bacharelado.

Astronomia
O curso de Astronomia estuda o Universo através de ferramentas modernas, como telescópios e computadores com programas específicos. Observação de estrelas e planetas, além de apuração da origem de sistemas interplanetários e suas respectivas composições são algumas das atividades exercidas por este profissional. É uma área bem fechada e específica de atuação e para trabalhar como professor é necessário que o profissional tenha mestrado ou doutorado.

Economia
Esta graduação pode ser considerada também pertencente a área de Ciências Humanas, já que não se restringe apenas às disciplinas da área de exatas em sua grade curricular. O profissional formado em Economia é o responsável pela elaboração de análises econômicas, apresentação de soluções e recursos para problemas e crises econômicas. Habilidade numérica, boa memória e interesse por pesquisas são algumas das principais características para quem deseja atuar como Economista. Destacam-se no mercado aqueles que buscam sempre se atualizar, se reciclando por meio de cursos extras e tendo bom domínio de conceitos básicos de informática. Ter fluência em outro idioma também é visto como outro diferencial deste profissional.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Agronomia
O curso de Agronomia formará Agrônomos ou Engenheiros Agrônomos. Durante os estudos, o universitário terá aulas de disciplinas como zoologia, matemática, biologia, morfologia, química, microbiologia, anatomia, genética, mecânica, economia, estatística, dentre outras. Posteriormente, como profissional formado ele atuará diretamente em ações que vão desde o plantio até o armazenamento e distribuição de mercadorias. Questões ligadas a adubação do solo e sua respectiva preparação, plantio, adubação e melhores formas e ferramentas de colheitas também são algumas das atividades exercidas pelos que formam nesta graduação.

Engenharia
É uma graduação que abrange várias áreas, já que existem muitos cursos de Engenharia específicos para cada atuação de trabalho. Vamos começar primeiramente pela definição deste termo. Entende-se por Engenharia a aplicação de conhecimento científico, social, prático e econômico com o objetivo de construir, criar, manter e melhorar sejam estruturas, sistemas, processos, aparelhos, máquinas, dentro outros. Por envolver cálculos em boa parte do trabalho, os cursos de Engenharia são pertencentes a área de Ciências Exatas.

Existem muitas especialidades da Engenharia. Abaixo você confere algumas:

- Engenharia Civil
O Engenheiro Civil projeta e acompanha a construção de estruturas e obras no geral, trabalhando com pessoas e materiais, além de outras empresas do segmento de obras. Fica em sua responsabilidade tratar de detalhes, definir dimensões, a quantidade de materiais e a forma de utilização destes mesmos itens. Ter senso de administração é também uma característica muito importante para este profissional.

- Engenharia Ambiental
O curso de Engenharia Ambiental estuda e trabalha em prol de garantir a preservação dos recursos naturais, seja a água, o solo ou o ar. Através de ferramentas e estudos aprofundados, utiliza métodos que visam e garantam a sustentabilidade do meio ambiente. Desenvolvimento e execução de projetos de recuperação, restauração e revitalização a fim de prevenir e diminuir impactos ambientais são algumas das atuações deste profissional.

- Engenharia da Computação
O profissional graduado em Engenharia da Computação é o responsável por desenvolver, criar e construir programas, sistemas e computadores, além de questões que envolvam hardware e software. A maioria das profissões exigem conhecimentos técnicos, mas na área de Engenharia da Computação essa exigência é ainda maior, já que isto implicará na correta execução do trabalho.

- Engenharia de Alimentos
Técnicas de conservação, produção e armazenamento de alimentos industrializados. Estas são algumas das atividades estudadas na graduação de Engenharia de Alimentos. Após a conclusão do curso, o Engenheiro de Alimentos pode atuar na indústria de alimentos, na elaboração de projetos e instalação de processos, além do controle das matérias-primas utilizadas. Há também a possibilidade de atuar na área de pesquisa, no que diz respeito a reservas da pecuária, pesca e na agricultura. Também é possível exercer atividades ligadas a produção de cereais, leites, verduras, frutas e legumes. Os trabalhos desta graduação envolvem estudos físicos, químicos, biológicos e até matemáticos.

A área da Engenharia também possui especialidade em Mecânica, Produção, Energia, Transporte, Software, entre outras. Para conhecer mais cursos de Engenharia, visite nosso Guia de Profissões.

Veja também

Enem 2024: pedidos de isenção de taxa de inscrição podem ser feitos somente até hoje
Também termina hoje prazo para justificar ausência no Enem 2023
Enem 2024: pedido de insenção da taxa já pode ser feito
Prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição do Enem 2024 segue aberto até 26 de abril
Inep solta datas e edital da isenção de taxa do Enem 2024
Instituto responsável pela aplicação do exame também informou datas para fazer justificativa de ausência do Enem 2023
MEC divulga resultado da lista de espera do ProUni 2024
Estudantes devem comprovar as informações de amanhã (23) até o dia 4 de abril nas instituições que ofereceram bolsa de estudo
MEC libera resultado do Fies 2024
Estudantes pré-aprovados devem complementar os dados será de 22 a 26 de março
Enem 2023: Inep divulga espelho da redação e notas dos treineiros
Dados foram divulgados pelo Inep na tarde de hoje, pouco mais de dois meses da realização do exame
MEC abre inscrição do Fies 2024
Para participar, é necessário ter feito o Enem e ter de um a três salários mínimos
Fies Social 2024: edital do programa está disponível
Fies 2024 conta com mudanças e ofertará mais de 112 mil vagas em financiamentos estudantis para o ensino superior neste ano
MEC publica 2ª chamada do ProUni 2024
Candidatos devem comprovar dados até o dia 12 de março nas universidades
MEC divulga resultado do ProUni 2024
Candidatos pré-selecionados devem comprovar informações de hoje até dia 20 de fevereiro
Inscrições para o ProUni 2024 terminam nesta sexta (2)
Ministério da Educação (MEC) oferece mais de 400 mil bolsas de estudo, maior número desde 2005
Resultado do Sisu 2024 está publicado
O MEC divulgou os resultados do Sisu 2024, confira esta e outras informações do programa