☰ MENU
  1. Home
  2. Dicas
  3. As principais causas da reprovação no vestibular e Enem

As principais causas da reprovação no vestibular e Enem

Reprovação no vestibular nem sempre está relacionada somente a aspectos educacionais.

Publicado por Adriano Lesme
Se você foi reprovado no vestibular, mantenha a calma, analise os passos em falso e reflita sobre suas escolhas

Estudar para o vestibular e Enem nunca foi, e nem será, garantia de aprovação. A cada processo seletivo cresce o número de estudantes que chegam a essa constatação. Ainda assim, as causas das reprovações continuam sendo imperceptíveis para grande parte deles.

Em primeiro lugar, é preciso ter em mente que os motivos do “fracasso” não se restringem somente aos aspectos relacionados ao estudo, como falta de orientação ou adoção do método errado. Existem muitos vestibulandos que se dedicam, integralmente, ao sonho de conseguir uma vaga no ensino superior e, ainda assim, são reprovados.

Mas por que isso acontece? O professor Alfredo Terra Neto (professor Neto), Orientador Educacional do Curso Pré-vestibular da Oficina do Estudante, listou alguns motivos que podem levar a reprovação mesmo estudando bastante.

1) Defesagem nos estudos

Estudar com dedicação e não conseguir a aprovação no vestibular é bastante comum. São vários os fatores que podem gerar este tipo de situação, mas o principal é a falta de base acadêmica prévia (defasagem no Ensino Fundamental e Médio). Em outras palavras: o estudante até apresenta um bom crescimento acadêmico no ano em que realiza o vestibular, mas este crescimento é insuficiente. 

Tentando traduzir em números, suponha uma escala de 0 a 100 pontos para conseguir aprovação no vestibular ou SiSU (sendo possível ser aprovado a partir de 55 pontos, dependendo do curso). Muitas vezes, um aluno inicia o seu preparo estando na posição 20. Ao longo do ano, o aluno cresce e chega nas posição 50. O crescimento de 30 pontos é fantástico quando analisado friamente, no entanto, será insuficiente para que o referido aluno seja aprovado.

Portanto, quanto maior a base acadêmica adquirida nos Ensinos Fundamental e Médio, maior será a possibilidade de crescimento acadêmico no ano de vestibular e, assim, também maiores serão as chances de aprovação. Vale destacar que, seguindo a mesma escala hipotética mencionada, cursos como Medicina exigiriam algo em torno de 80 a 90 pontos.

Quanto mais concorrido for o seu curso, maior a necessidade de você ter uma boa base acadêmica durante o seu Ensino Fundamental e Médio. 

2) Não treinar redação

A Redação é uma das maiores vilãs dos vestibulares e do Enem. O motivo é que, na maioria dos vestibulares públicos, o peso de redação é imenso. A redação do Enem pode chegar a 50% da nota. Sendo assim, treinar redação é primordial para a tão sonhada aprovação. No entanto, mesmo alunos estudiosos e dedicados possuem grandes dificuldades em relação ao treino semanal de redação, pois relatam que acaba não sobrando tempo, devido ao fato de estarem se dedicando a outras matérias.

As propostas de Redação dos vestibulares e do Enem também podem ser diferentes (Dissertação, Narração e/ou Gêneros), o que obriga os alunos a realizarem treinos específicos para cada prova, situação que gera um grande impacto na rotina de estudos dos alunos, levando muitos a abandonarem a confecção semanal de redação.  Este abandono é fatal na maioria dos casos. 

Leia dicas de como fazer uma boa redação

3) Dificuldade em Matemática

Na formação básica dos alunos (Ensinos Fundamental e Médio) podem ocorrer algumas lacunas de conhecimento acadêmico, o que não necessariamente gerará algum problema no futuro. No entanto, quando as lacunas mencionadas concentram-se em Matemática, certamente haverá dificuldades do vestibulando em seu ano de preparo para o vestibular.

A defasagem em Matemática afetará também outras áreas, como Física e Química, além da própria Matemática. Sendo assim, por mais que o aluno estude com afinco e dedicação, pode ser que ele não consiga evoluir o suficiente para conquistar sua aprovação (dependerá muito da carreira escolhida e do vestibular envolvido). 

Aprenda Matemática de uma vez por todas com o Mundo Educação

4) Não resolver simulados ou provas anteriores

Ao final dos grandes vestibulares e Enem, uma das maiores queixas dos alunos é a de que “não deu tempo de terminar a prova”. A realização de um vestibular com bom índices de acerto e uma prova realizada dentro do tempo estabelecido está intimamente ligada ao treino de provas anteriores e/ou simulados.

Cada vestibular tem um estilo próprio e o vestibulando precisa descobrir este estilo treinando com as provas anteriores ou realizando simulados das referidas provas. Infelizmente, alunos estudiosos, deixam de realizar os devidos treinos e assim colocam em risco a sua aprovação.

Baixe provas anteriores de vestibular

Resolva o Simulado on-line do Enem

5) Dormir pouco

No ano em que se preparam para o vestibular, muitos alunos resolvem “rachar de estudar”. E para tanto começam a dormir pouco. Este é um dos maiores erros que um vestibulando pode cometer. O sono tem uma função de reparação do organismo e, portanto, geração de equilíbrio físico e mental. Para que nosso organismo funcione da forma mais perfeita possível é fundamental dormir bem. Além de manter o nosso organismo em bom funcionamento, o sono tem o importante papel de consolidar nossas memórias. Em outras palavras: aquilo que estudamos durante o dia é consolidado em nossa memória de longo prazo durante o sono profundo, também conhecido como sono REM, portanto, para lembrar informações que estudei em março e que deverei lembrar em janeiro do outro ano, é fundamental uma noite de sono... 

6) Falta de equilíbrio emocional

Este é um fator que possui um certo de grau de subjetividade, mas não menos importante que os fatores acima. Já observamos alunos academicamente excelentes serem derrubados no momento do vestibular por estarem com um psicológico abalado. Excesso de auto cobrança, pressão dos pais/familiares e amigos, falta de descanso ao longo do ano de preparo e auto comparação com colegas e amigos que já passaram ou que estão se preparando, são os principais motivos para a geração de desequilíbrio emocional. O preparo exige de fato muito esforço, muito empenho e muita dedicação, mas ter alguns momentos de quebra de rotina com atividades físicas, meditação e/ou (psico)terapia, podem ser determinantes para manutenção do equilíbrio físico e do bem estar mental na hora da prova.

Versão mobile

Pesquisa de faculdade

Gabarito do Enem 2024 é divulgado

O gabarito do Enem 2024 foi publicado pelo Inep hoje, dia 14 de novembro.


Enem 2024: provas de Matemática e Ciências da Natureza acontecem hoje (10): confira orientações

Milhões de candidatos devem realizar as provas do segundo dia do Enem 2024 neste domingo (10) em todas as regiões brasileiras


Tema da redação do Enem 2024 aborda desafios para a valorização da herança africana no Brasil

Os temas da redação do Enem costumam abordar questões sociais e problemas estruturais do Brasil.


Provas do 1º dia do Enem 2024 começam hoje (3): veja o que levar

Mais de 4,3 milhões estão confirmados no Enem 2024. Hoje (3), participantes terão de produzir redação e provas de Linguagens e Ciências Humana


Enem 2024: Mundo Educação fará correção comentada das provas

Processo de correção deve começar alguns minutos depois do fim da aplicação dos exames e será ao vivo e gratuito


Local de prova do Enem 2024 é divulgado

As provas do Enem 2024 são aplicadas nos dois primeiros finais de semana de novembro.


Inscrição do Fies 2024/2 encerra hoje (27)

As inscrições do Fies 2024/2 estão abertas para os candidatos concorrerem a mais de 70 mil oportunidades de acesso ao ensino superior.


Inscrição do Fies 2024/2 está aberta

Podem participar do programa que oferece financiamentos estudantes que fizeram o Enem a partir de 2010


MEC divulga resultado do ProUni do 2º semestre de 2024

Estudantes convocados devem comprovar os dados de hoje até 14 de agosto na universidade de oferta da bolsa de estudo


MEC encerra inscrição do ProUni do 2º semestre de 2024

Programa Universidade para Todos oferece mais de 240 mil bolsas de estudo em todo o Brasil


Inscrição para o ProUni do segundo semestre de 2024 está aberta

Há concessão de bolsas parciais (50%) e integrais (100%)


MEC libera edital e datas do ProUni do 2º semestre de 2024

Inscrição para Programa Universidade para Todos começa dia 23 de julho