☰ MENU
  1. Home
  2. Dicas
  3. O que fazer no dia da prova

O que fazer no dia da prova

É importante o estudante tomar alguns cuidados no dia da prova do vestibular para não colocar todo o trabalho e preparação a perder.

Publicado por Érica Caetano
Vestibulandos precisam conhecer o caminho para o local da prova
Vestibulandos precisam conhecer o caminho para o local da prova

Você se preparou, permaneceu durante um ano num ritmo frenético de estudos, abdicou de saídas, passeios e noitadas para o grande dia e aí está ele, prestes a se realizar. Chegou o dia do seu vestibular. É completamente natural que nesse dia parte dos jovens esteja com os nervos a flor da pele, apreensivos, temendo o que os aguarda na tão esperada prova. Esse tipo de comportamento e receio é normal. O que o candidato não pode deixar acontecer é que o medo o domine, prejudicando seu desempenho no exame.

Além de toda a preparação durante o ano, alguns cuidados precisam ser tomados no dia do teste. Medidas simples, mas cautelosas, que vão garantir ao estudante maior tranquilidade na hora do vestibular.

Dormir bem

A primeira delas está ligada à quantidade de horas dormidas no dia anterior ao da prova. Nada de ficar estudando até mais tarde. Você já fez a sua parte no decorrer do ano e não vale a pena desgastar o cérebro agora com mais exercícios.

Faça uma revisão ou outra, somente a título de recapitulação do conteúdo e durma mais cedo, para acordar com o corpo e a mente descansados no dia seguinte. Afinal de contas, você terá que encarar uma prova extensa durante 4 ou 6 horas seguidas.

Alimentação

Outra recomendação importante está ligada à alimentação no dia da prova. Neste dia, o candidato precisa estar atento ao que comer desde o café da manhã ao almoço. Nada de alimentos pesados, de difícil digestão ou ainda que não tenha costume de comer.

O grande dia não é a ocasião mais adequada para experimentos gastronômicos. Lembre-se de que uma dor de barriga ou um incômodo digestivo não são aconselháveis durante a aplicação do teste. Dê preferência a uma alimentação leve e equilibrada, rica em frutas, verduras e cereais.

Para o local de prova leve uma água e algum alimento leve, caso sinta fome no decorrer do exame. Alguns estudantes gostam de levar balas e chocolates. Neste caso é preciso tomar cuidado somente com os excessos, para que eles não causem problemas estomacais e intestinais.

O que levar

Antes de se deslocar até o local onde irá realizar a prova (que você já terá ido conhecer antes, ter estudado o trajeto mais adequado, os horários previstos de ônibus etc.), separe todo o material necessário para a realização da prova.

Confira no edital o que é e o que não é permitido levar, a cor da tinta da caneta estipulada pela instituição para o preenchimento do cartão-resposta e a documentação necessária para apresentação no momento em que for adentrar na sala de prova. Para não passar por nenhum imprevisto, o indicado é levar o material para a realização do exame em duplicidade: duas canetas (no caso de uma delas falhar), duas borrachas, dois lápis e um apontador.

Não levar

Equipamentos eletrônicos como aparelhos celulares, relógios, pagers e outros do gênero não são aconselháveis de serem levados no dia do exame. Muitas instituições desclassificam o candidato por conta do porte desses aparelhos.

Para não correr risco de ser barrado no momento da entrada e você não ter para quem entregá-los, ou ainda acontecer o pior, de ser desclassificado no vestibular, o aconselhável é não levar. Caso queira saber o horário durante o teste, solicite ao fiscal de provas essa informação.

Chegue com antecedência

Evite também situações de estresse. Chegue com antecedência ao local de prova. O que você não precisa nesse dia é passar por momentos de tensão e afobação. Portanto, evite esse tipo de desgaste. Saia de casa mais cedo e corra de possíveis imprevistos. Muitas eventualidades podem acontecer no decorrer do trajeto, acarretando em atrasos, como acidentes no meio do percurso, chuvas inesperadas etc.

O resto é com você. Faça a prova com tranquilidade e serenidade, pois você se preparou e será capaz de realizar o exame com sucesso, afinal de contas, você sabe o que está fazendo e fez tudo adequadamente para o tão sonhado dia.

Versão mobile

Pesquisa de faculdade

MEC divulga resultado da lista de espera do ProUni 2025

Os candidatos pré-selecionados pela lista de espera do ProUni 2025 deverão comprovar as informações apresentadas.


Enem 2025: Inep divulga datas e edital de isenção de taxa de inscrição

Podem se inscrever estudantes da rede pública, de baixa renda e participantes do Pé de Meia


Inep abre justificativa de ausência do Encceja 2024

Devem solicitar a justificativa da ausência participantes que se inscrevram para a última edição do exame e não comparceram.


Edital do Encceja 2025 é publicado. Veja datas e regras

Exame é voltado a estudantes que não terminaram os ensinos fundamental ou médio em idade regular


Enem 2024: correção da redação e notas de treineiros estão disponíveis

Inep disponibilizou também a correção detalhada da redação do Enem 2024 para todos candidatos


MEC solta resultado da segunda chamada do ProUni 2025: confira aprovados

Estudantes pré-selecionados na 2ª chamada do ProUni 2025 devem complementar informações


MEC divulga resultado do Fies 2025

Fundo de Financiamento Estudantil ofertou mais de 67 mil vagas em universidades particulares


SiSU 2025: começa a convocação de aprovados na lista de espera hoje (12)

Estudantes devem ficar atentos aos canais oficiais de comunicação das instituições de ensino superior


Fies 2025: inscrições para o programa terminam nesta sexta (7)

Ministério da Educação (MEC) oferece mais de 67 mil vagas na primeira edição do Fies 2025


MEC publica resultado do ProUni 2025

Programa Universidade para Todos ofertou mais de 338 mil vagas em universidades privadas


MEC abre inscrições para o Fies 2025 do primeiro semestre

Mais de 67 mil vagas de financiamento estudantil para o ensino superior privado são oferecidos no Fies 2025 do primeiro semestre


Inscrição do ProUni 2025 encerra hoje (28)

Programa do MEC oferece mais de 338 mil bolsas de estudo em universidades particulares