☰ MENU

Adequação linguística na redação do Enem

Para escrever um bom texto, alguns cuidados com a norma culta devem ser tomados, por isso, o candidato deve ficar atento à adequação linguística na redação do Enem.

Publicado por Luana Castro Alves Perez
Na redação do Enem, prefira a norma culta, variante mais adequada ao contexto linguístico

O candidato que sabe adequar a linguagem na prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio certamente tem vantagens sobre os concorrentes. É preciso conhecer os diferentes registros da língua portuguesa, bem como entender como e quando usar cada um deles. Pensando nisso, o Super Vestibular traz para você mais uma superdica sobre norma culta e norma popular no Enem.

Vamos falar sobre a adequação linguística na redação do Enem. Você já deve saber que, ao escrever seu texto, a norma culta deve ser privilegiada. Isso acontece porque o nível de formalidade da situação cobra o uso dessa variedade linguística. Todos nós sabemos que não devemos escrever um texto formal usando a mesma linguagem que adotamos nas conversas com nossos amigos e família, ou seja, em nossas relações mais pessoais. Mesmo que nem tenhamos frequentado a escola, sabemos que, de acordo com a situação, existem expressões, palavras e construções sintáticas mais adequadas ao contexto.

A competência linguística é uma das habilidades exigidas na matriz de referência da prova de Linguagens e Códigos do Enem. Ser linguisticamente competente significa saber adequar o nível de formalidade da linguagem à situação e à pessoa com quem se fala. Conhecer os diferentes dialetos e registros da língua portuguesa conta pontos a favor não apenas na prova de Redação, mas também na prova de Linguagens, isso porque o tema foi cobrado em praticamente todos os exames desde sua implantação, em 1998. A norma culta deve ser priorizada, pois garante um contato mais respeitoso e mais claro entre o candidato e o corretor da prova, além de ser a variante mais valorizada socialmente. Acompanhe algumas dicas que poderão te ajudar na hora de escrever seu texto:

Dicas sobre adequação linguística na redação do Enem

  1. Domine a estrutura da dissertação argumentativa: Esse tipo de texto exige, por si só, que o candidato adeque a linguagem à norma culta;

  2. Evite regionalismos linguísticos: existem expressões que são recorrentes apenas em determinadas comunidades linguísticas, por isso, para evitar choques de interpretação, evite-as;

  3. Evite marcas de oralidade nos textos escritos: Palavras e expressões como “aí”, “tipo assim”, “daí”, entre outras, não devem aparecer em sua redação, portanto, fique atento.

  4. Cuidado com a ambiguidade: A ambiguidade é um vício de linguagem que confere a uma ideia múltiplas interpretações. Não permita que seu texto seja impreciso ou polissêmico, fique atento!

  5. Evite chavões e lugares comuns: Esse tipo de vício de linguagem pode denotar insegurança, empobrecimento vocabular e até mesmo certa “preguiça linguística” por parte do candidato. Por isso, evite fórmulas de expressão, seja autêntico.

Versão mobile

Pesquisa de faculdade

Enem 2024: pedidos de isenção de taxa de inscrição podem ser feitos somente até hoje

Também termina hoje prazo para justificar ausência no Enem 2023


Enem 2024: pedido de insenção da taxa já pode ser feito

Prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição do Enem 2024 segue aberto até 26 de abril


Inep solta datas e edital da isenção de taxa do Enem 2024

Instituto responsável pela aplicação do exame também informou datas para fazer justificativa de ausência do Enem 2023


MEC divulga resultado da lista de espera do ProUni 2024

Estudantes devem comprovar as informações de amanhã (23) até o dia 4 de abril nas instituições que ofereceram bolsa de estudo


MEC libera resultado do Fies 2024

Estudantes pré-aprovados devem complementar os dados será de 22 a 26 de março


Enem 2023: Inep divulga espelho da redação e notas dos treineiros

Dados foram divulgados pelo Inep na tarde de hoje, pouco mais de dois meses da realização do exame


MEC abre inscrição do Fies 2024

Para participar, é necessário ter feito o Enem e ter de um a três salários mínimos


Fies Social 2024: edital do programa está disponível

Fies 2024 conta com mudanças e ofertará mais de 112 mil vagas em financiamentos estudantis para o ensino superior neste ano


MEC publica 2ª chamada do ProUni 2024

Candidatos devem comprovar dados até o dia 12 de março nas universidades


MEC divulga resultado do ProUni 2024

Candidatos pré-selecionados devem comprovar informações de hoje até dia 20 de fevereiro


Inscrições para o ProUni 2024 terminam nesta sexta (2)

Ministério da Educação (MEC) oferece mais de 400 mil bolsas de estudo, maior número desde 2005


Resultado do Sisu 2024 está publicado

O MEC divulgou os resultados do Sisu 2024, confira esta e outras informações do programa