☰ MENU

Domínio da escrita formal na redação do Enem

O domínio da escrita formal na redação do Enem é uma das competências linguísticas avaliadas, que cobra do candidato o conhecimento da modalidade padrão da língua.

Publicado por Luana Castro Alves Perez

Você que está se preparando para o Exame Nacional do Ensino Médio de 2014 já deve saber que a redação é avaliada de acordo com a obediência às cinco competências linguísticas descritas no Guia do Participante, publicação disponibilizada todos os anos para os estudantes. Entre as cinco competências, está aquela sobre a qual falaremos agora: o domínio da escrita formal na redação do Enem.

Primeira competência a ser avaliada, o domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa é imprescindível para a construção do texto. Ao longo do Ensino Médio, tomamos conhecimento das diferenças entre a linguagem coloquial e a linguagem culta, assim como aprendemos que escrita e fala são realidades diversas, portanto, devemos nos adequar aos diferentes contextos linguísticos. Enquanto na fala não existe a ideia de erro (é bom revisar o conteúdo sobre variedades linguísticas), na escrita eles não são permitidos, exceto nos casos do uso literário da linguagem. Como o tipo textual do Enem é a dissertação-argumentativa, dificilmente caberão licenças poéticas, já que esse tipo de texto cobra do candidato a defesa de uma tese de maneira mais incisiva.

Para que você fique de acordo com a escrita formal, alguns cuidados devem ser levados em consideração:

  1. Ausência de marcas de oralidade e de registro informal: Para obedecer a essa regra, é preciso evitar os vícios de linguagem livremente cometidos na fala, pois eles definitivamente não cabem na norma-padrão da língua.

  2. Precisão vocabular: Achar a palavra certa para definir um conceito ou uma ideia é fundamental para atender a esse requisito. A precisão vocabular só é atingida quando o candidato dispõe de um bom vocabulário, empregando palavras que normalmente não são utilizadas na fala.

  3. O candidato deve obedecer às regras de:

Lembre-se de que a modalidade escrita não dispõe de alguns recursos que são utilizados na modalidade oral, como o contexto interacional e a entoação (pausas da oralidade que na escrita são marcadas pelos sinais de pontuação). Portanto, para que você se adeque à primeira competência e alcance a tão sonhada nota 1.000, é importante que você conheça as diferenças entre língua escrita e falada. Bons estudos!

Conhecer o funcionamento da língua escrita é fundamental para atender à primeira competência linguística exigida no Enem
Conhecer o funcionamento da língua escrita é fundamental para atender à primeira competência linguística exigida no Enem

Versão mobile

Pesquisa de faculdade

Inep divulga o edital do Encceja PPL 2025

As inscrições são feitas por intermédio do Responsável Pedagógico e iniciam no dia 23 de junho.


Resultado do Atendimento Especializado do Encceja 2025 poder ser conferido

O Encceja 2025 acontece no dia 03 de agosto e proporciona acessibilidade para aqueles que precisam de recursos.


Inep solta resultado da isenção de taxa do Enem 2025

Também saiu lista de justificativas de ausência do Enem 2024 aprovadas


Inep divulga datas do Enem 2025

Inscrições para o Enem 2025 podem ser feitas entre os dias 26 de maio e 06 de junho


Prazo para solicitar isenção de taxa no Enem 2025 encerra hoje (2)

Para ter direito à isenção de taxa de inscrição no Enem 2025 é preciso atender alguns critérios.


Encceja 2025: inscrição para provas termina nesta sexta (2)

Com o Encceja, candidatos que não concluíram os estudos em idade considerada regular, poderão conseguir o diploma do ensino médio ou fundamental


Prazo de isenção do Enem 2025 é estendido

O Inep divulgou hoje, dia 25 de abril, que o prazo para solicitar isenção do Enem 2025 irá se estender até o dia 2 de maio.


Inscrições do Encceja 2025 encerram em uma semana

O Enccja 2025 garante a certificação dos ensinoe fundamental e médio para quem não terminou os estudos na idade adequada.


Isenção de taxa do Enem 2025 encerra hoje, 25

A isenção de taxa do Enem 2025 permite que participantes que preencham os requisitos realize o exame de forma gratuita


Inscrições do Encceja 2025 abrem nesta segunda, 21

Podem realizar as provas do Encceja 2025 pessoas que não tenham concluido os ensinos fundamental e médio nas idades adequadas.


Enem 2025: Período de isenção de taxa inicia hoje (14)

Participantes podem fazer a solicitação da isenção de taxa até o dia 25 de abril.


ProUni 2025: selecionados na lista de espera têm até hoje para comprovar informações

Os documentos de comprovação das informações devem ser entreges nas instituições de ensino superior.