☰ MENU

Enem e Sisutec

Inscrições são abertas semestralmente para quem concluiu o ensino médio e participou do Enem.

Publicado por Wanja Borges
Cursos técnicos gratuitos

O modelo de sucesso do Sistema de Seleção Unificado (SiSU) e do Programa Universidade para Todos (ProUni) inspirou o Ministério da Educação (MEC) a desenvolver uma plataforma educacional específica para os cursos técnicos gratuitos: o Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec). Criado no segundo semestre de 2013, o sistema é voltado para estudantes que concluíram o ensino médio, prioritariamente na rede pública ou em instituições particulares na condição de bolsistas integrais, e que participaram da última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) com desempenho superior a zero na redação.

A inscrição pode ser feita semestralmente, apenas pela internet, mediante número de inscrição e senha usados no último Enem. Além de escolher, por ordem de preferência, até duas opções de cursos, turnos e instituições, o candidato também deve definir se deseja concorrer às vagas reservadas para oriundos da rede pública ou para negros, pardos e indígenas. Enquanto as inscrições estiverem abertas, o sistema também permite a alteração das opções do candidato. Os mais bem classificados em cada curso, conforme as notas do Enem e a última inscrição confirmada, são selecionados automaticamente. 

Das vagas oferecidas, 85% são reservadas para estudantes que cursaram o ensino médio completo na rede pública ou como bolsistas integrais em escolas particulares, independentemente da renda. Já nas instituições da rede federal, 50% das vagas destinam-se aos estudantes de famílias com renda igual ou inferior a um salário-mínimo e meio, per capita, oriundos da rede pública. Para autodeclarados negros, pardos e indígenas, o percentual depende dos dados populacionais mais recentes da respectiva Unidade Federativa, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

Dados
 
Em sua primeira edição, 383.080 candidatos disputaram as 239.792 vagas oferecidas em cursos técnicos gratuitos, ministrados por 586 instituições públicas e privadas de ensino superior e de educação profissional e tecnológica, entre elas, institutos federais, escolas técnicas vinculadas às universidades federais, redes estaduais e municipais de educação profissional e tecnológica, universidades privadas, escolas técnicas privadas e instituições do Sistema S.

Em 2014 aconteceram duas edições do Sisutec. A do primeiro semestre registrou 527.730 inscritos para 293.738 vagas em 937 instituições de ensino. No segundo semestre foram mais de 300 mil candidatos para 289.341 vagas.

Em 2015 a oferta de vagas diminuiu e só teve uma edição, a qual ofereceu 83.641 vagas em 133 cursos. O número de inscritos foi 72.238. Mais informações no site http://sisutec.mec.gov.br

Relacionados

Versão mobile

Pesquisa de faculdade

Gabarito do Enem 2024 é divulgado

O gabarito do Enem 2024 foi publicado pelo Inep hoje, dia 14 de novembro.


Enem 2024: provas de Matemática e Ciências da Natureza acontecem hoje (10): confira orientações

Milhões de candidatos devem realizar as provas do segundo dia do Enem 2024 neste domingo (10) em todas as regiões brasileiras


Tema da redação do Enem 2024 aborda desafios para a valorização da herança africana no Brasil

Os temas da redação do Enem costumam abordar questões sociais e problemas estruturais do Brasil.


Provas do 1º dia do Enem 2024 começam hoje (3): veja o que levar

Mais de 4,3 milhões estão confirmados no Enem 2024. Hoje (3), participantes terão de produzir redação e provas de Linguagens e Ciências Humana


Enem 2024: Mundo Educação fará correção comentada das provas

Processo de correção deve começar alguns minutos depois do fim da aplicação dos exames e será ao vivo e gratuito


Local de prova do Enem 2024 é divulgado

As provas do Enem 2024 são aplicadas nos dois primeiros finais de semana de novembro.


Inscrição do Fies 2024/2 encerra hoje (27)

As inscrições do Fies 2024/2 estão abertas para os candidatos concorrerem a mais de 70 mil oportunidades de acesso ao ensino superior.


Inscrição do Fies 2024/2 está aberta

Podem participar do programa que oferece financiamentos estudantes que fizeram o Enem a partir de 2010


MEC divulga resultado do ProUni do 2º semestre de 2024

Estudantes convocados devem comprovar os dados de hoje até 14 de agosto na universidade de oferta da bolsa de estudo


MEC encerra inscrição do ProUni do 2º semestre de 2024

Programa Universidade para Todos oferece mais de 240 mil bolsas de estudo em todo o Brasil


Inscrição para o ProUni do segundo semestre de 2024 está aberta

Há concessão de bolsas parciais (50%) e integrais (100%)


MEC libera edital e datas do ProUni do 2º semestre de 2024

Inscrição para Programa Universidade para Todos começa dia 23 de julho