Cartão de Confirmação do Enem 2014 poderá ser acessado a partir de segunda-feira
Para ter acesso, é preciso informar o número do CPF e a senha de inscrição.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou na tarde de ontem, 21 de outubro, informações a respeito dos Cartões de Confirmação de Inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2014. No documento, constam os locais de prova do Exame, que acontecem nos próximos dias 08 e 09 de novembro.
Segundo o órgão, a partir da próxima segunda-feira, dia 27, os estudantes já poderão acessar o Cartão por meio da página do Enem na internet. Para ter acesso, é preciso informar o número do CPF e a senha de inscrição.
Na mesma data, os cartões também começam a ser entregues, via Correios, no endereço informado pelo estudante no ato da inscrição no Enem. Este ano, a entrega terá início com menos de 15 dias para as provas. Na edição anterior, eles começaram a ser entregues cerca de 23 dias antes.
Tire suas dúvidas sobre o Enem 2014
Além de apresentar as informações pessoais, o número de inscrição do estudante e as opções de língua estrangeira e de atendimento diferenciado e/ou específico, indicação de solicitação de certificação do ensino médio (se for o caso), informadas no ato da inscrição, o Cartão de Confirmação de Inscrição também indica horário, nome da escola e endereço onde o candidato deverá comparecer para realizar o Exame. Qualquer erro deve ser notificado ao atendimento ao participante, pelo telefone 0800 61 61 61.
O edital do Enem reforça que não é obrigatória a apresentação do Cartão de Confirmação no dia da prova, sendo exigida somente a apresentação do documento oficial de identidade, mas é recomendável que o candidato esteja munido dele, a fim de facilitar o seu acesso ao local de prova, já que no documento estão todas essas informações. Na página de acesso há a opção para a impressão do documento.
Enem 2014
As provas do Enem 2014 seguirão a mesma estrutura das edições anteriores. Elas serão realizadas das 13h às 17h30 e das 13h às 18h30, respectivamente. No primeiro dia serão realizadas as provas de Ciências Humanas e de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, no total de 90 questões objetivas, e no segundo dia serão aplicadas as provas de Redação, Matemática e suas Tecnologias e Linguagens e Códigos.
Nesta edição, foram recebidas no total, 8.721.946 inscrições. O número é 21,6% maior do que o registrado no ano anterior, quando 7.173 estudantes se inscreveram. No total, 9,5 milhões de inscrições foram recebidas, mas cerca de 800 mil candidatos não efetuaram o pagamento da taxa de R$ 35 e foram excluídos do maior exame educacional do país.
A inscrição no Enem 2014 permite que o candidato possa concorrer nas duas edições realizadas ao ano do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), do Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec), para cursos técnicos, e do Programa Universidade para Todos (ProUni), que ocorrerão em 2015.
Além disso, também permite que o estudante solicite o financiamento estudantil em uma universidade privada por meio do Fies, conseguir certificado de conclusão do ensino médio (desde que a opção tenha sido feita no ato da inscrição do Enem), intercâmbio de línguas, através do Ciência sem Fronteiras, e por fim e o mais recente, ingressar em duas instituições de ensino superior em Portugal. Para mais informações, acesse o Edital do Enem 2014 ou entre em contato pelo telefone 0800 616161.