☰ MENU
  1. Home
  2. Notícias
  3. Gabaritos da 1ª fase do Vestibular 2021 da Unicamp já podem ser acessados

Gabaritos da 1ª fase do Vestibular 2021 da Unicamp já podem ser acessados

As provas foram aplicadas nesta semana, nos dias 06 e 07 de janeiro, para mais de 77 mil inscritos.

Publicado por Érica Caetano
08/01/2021 17h10 , atualizado em 08/01/2021 17h11
Crédito da foto: Antoninho Perri/Unicamp
Crédito da Imagem: Antoninho Perri/Unicamp

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) já disponibilizou as provas e os gabaritos das provas da 1ª fase do seu Vestibular 2021, cujas provas foram aplicadas nesta semana, nos dias 06 e 07 de janeiro. Confira:

Provas e gabaritos 1ª fase Unicamp 2021

As provas da primeira fase do vestibular foram formadas por 72 questões objetivas de Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Sociologia, Filosofia, Física, Química, Biologia e Inglês.

O processo seletivo contou com mais de 77 mil inscritos. No primeiro dia do vestibular, os candidatos fizeram provas aos cursos de Ciências Humanas/Artes e de Exatas/Tecnológicas. No total, eram esperados 43.631, mas 5.286 faltaram, resultando em mais de 15% de ausentes. 

Segundo a Comissão do Vestibular (Comvest), a abstenção geral da primeira fase do vestibular fechou em 13,8%, contra 8,27% no vestibular passado. 

Sobre as provas

O diretor do curso Pré-Vestibular Oficina do Estudante, Daniel Cecílio, comentou que, no geral, as provas da 1ª fase foram dentro do previsto. Para ele, foi uma prova clara, sem pegadinhas, direta e coerente com o que a banca examinadora da Universidade vinha comunicando. Uma prova de nível mais fácil se comparada a edições anteriores, mas ainda com exigência características do Vestibular da Unicamp.

A equipe de professores do curso resslatou também que as provas do segundo dia foram um pouco mais difíceis do que as provas do primeiro dia. Assuntos referentes a pandemia e Covid-19 estiveram bem presentes na primeira fase bem como outros assuntos relevantes, como racismo e preconceito.

Em relação a prova de Física, o professor do Oficina do Estudante, Rodrigo Araújo, comentou sobre uma questão de Física considerada "problemática". Para Araújo, a questão 40 abordou o conteúdo de Ondulatória, mas o tema não foi citado pela Univesidade no seu programa de provas para 2021.

Além disso, o professor destacou que outro item pode ter complicado a vida do vestibulando no que se refere a resolução da questão, já que não foi fornecido pela prova o valor da velocidade da luz no vácuo para que os candidatos pudessem realizar o cálculo.

"O maior problema dessa questão é não terem fornecido o valor da velocidade da luz no vácuo para que os candidatos pudessem fazer os cálculos", afirmou. Rodrigo ainda comentou que mesmo sendo um valor conhecido, é normal que os vestibulares tragam tal dado para que não seja necessário o aluno decorá-lo. 

Mesmo tendo sido uma prova menos difícil do que em anos anteriores, algumas questões exigiram um conhecimento mais aprofundado. O professor de Geografia do Oficina do Estudante, Renato Piton, salientou a exigência de conhecimento sobre magnetismo em uma das perguntas de Geografia do segundo dia. "A compreensão de que uma rocha formada em uma época em que os polos da Terra estavam invertidos é um pouco mais complexa para o candidato", ressaltou. 

Questão anulada

A Comvest, organizadora do Vestibular, também informou a anulação de uma questão da prova de Matemática, que foi aplicada aos candidatos dos cursos das áreas de Ciências Biológicas/Saúde, ontem, dia 07. A causa da anulação se deve a um erro no momento de finalização dos arquivos, o que acabou fazendo com que uma pergunta da seleção anterior fosse publicada nesta prova. 

Questão anulada - Prova de Matemática - 7 de janeiro

Provas Q e Z: questão 48
Provas R e Y: questão 28
Provas S e X: questão 44
Provas T e W: questão 64

Covid-19

De acordo com o professor José Alves, foram seguidos todos protocolos de biossegurança definidos pelas autoridades de saúde pública para evitar a disseminação da Covid-19, como uso de máscara e álcool gel, distanciamento entre os candidatos, entre outros.

Nas redes sociais foram registradas imagens de aglomeração em frente a algumas escolas. Contudo, Alves destacou que isso não ocorreu dentro dos locais de aplicação das provas.

As provas

Neste vestibular, a Unicamp realizou algumas alterações na 1ª etapa para ampliar as medidas sanitárias e de segurança por causa do coronavírus, entre as quais a aplicação das provas em dois dias com objetivo de reduzir o número de estudantes circulando e evitar aglomeração nas escolas. 

Outras medidas tomadas foram a diminuição de uma hora nos dias das provas e a redução na quantidade de questões objetivas. Antes, eram 90 itens. Hoje, são 18 questões a menos.

2ª fase

O resultado da primeira fase é esperado para o dia 29 de janeiro. Espera-se que 16 mil pessoas façam as provas da segunda fase.

Aqueles que forem selecionados passarão pela seletiva da 2ª etapa nos dias 07 e 08 de fevereiro. Os selecionados deverão confeccionar uma redação e responder questões comuns a todos os cursos e questões específicas conforme a carreira de escolha.

O resultado do Vestibular 2021 Unicamp deve sair no dia 10 de março de 2021, às 15h. A divulgação da segunda chamada está prevista para o dia 17 seguinte.

Oportunidades

Segundo a Unicamp, do total de inscritos no processo seletivo, 34,2% são alunos da rede pública de ensino.  A marca é histórica, já que a Universidade não havia alcançado esses números antes.

A oferta é de 2.570 vagas em cursos de graduação ministrados nas cidades de Campinas, Limeira, Paulínea e Piracicaba. Do total de oportunidades, há chances reservadas para oriundos de escola pública e Pretos, Pardos e Indígenas (PPI).

A graduação de Medicina é o curso mais buscado do certame, com 308,3 candidatos por vaga (c/v). Logo atrás, estão os cursos de Arquitetura e Urbanismo (79,5 c/v) e de Ciências Biológicas (47,1 c/v).

Para mais informações, acesse este Edital ou o site da Comvest.

Versão mobile

Pesquisa de faculdade

MEC libera edital e datas do ProUni do 2º semestre de 2024

Inscrição para Programa Universidade para Todos começa dia 23 de julho


Inscrição do Enem 2024 pode ser feita somente até hoje (14)

Prazo para se inscrever nas provas do Enem 2024 termina nesta sexta-feira, 14 de junho


Enem 2024: inscrição é prorrogada pelo Inep

Agora, inscrição no Enem 2024 poderá ser feita até 14 de junho, conforme o Inep


Enem 2024: saiba até quando pode pagar a taxa de inscrição do exame

Inscrições para o Enem 2024 foram prorrogadas até a sexta-feira, 14 de junho


Inscrição para o Enem 2024 termina nesta sexta (7)

Ministério da Educação (MEC) garantiu novo prazo de inscrição do Enem 2024 para moradores do Rio Grande do Sul


Inscrições do Enem 2024 estão abertas

Provas do Enem 2024 serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro


Enem 2024: resultado dos pedidos de isenção da taxa de inscrição será liberado hoje (13)

Candidatos que desejarem entrar com recurso contra este resultado pode fazer o procedimento até o próximo dia 17


Inep anuncia datas do Enem 2024

Provas do Enem 2024 serão aplicadas em novembro. Notas do exame são porta de entrada para ensino superior.


Edital do Enem 2024 é divulgado

Documento apresenta datas e orientações sobre o maior exame educacional do Brasil


Enem 2024: pedidos de isenção de taxa de inscrição podem ser feitos somente até hoje

Também termina hoje prazo para justificar ausência no Enem 2023


Enem 2024: pedido de insenção da taxa já pode ser feito

Prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição do Enem 2024 segue aberto até 26 de abril


Inep solta datas e edital da isenção de taxa do Enem 2024

Instituto responsável pela aplicação do exame também informou datas para fazer justificativa de ausência do Enem 2023