☰ MENU
  1. Home
  2. Notícias
  3. Provas do primeiro dia do Enem 2014 são consideradas tranquilas

Provas do primeiro dia do Enem 2014 são consideradas tranquilas

Participantes fizeram provas de geografia, história, sociologia, filosofia, biologia e química

Publicado por Silvia Tancredi
08/11/2014 22h08 , atualizado em 08/11/2014 22h09

O primeiro dia de provas de quase 9 milhões de participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2014 transcorreu com tranquilidade. Ao longo de quatro horas e meia, eles foram condicionados a 45 questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias (geografia, história, sociologia e filosofia) e 45 questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (biologia e química).

As provas foram consideradas boas por Célio Tasinafo, coordenador pedagógico do Colégio Oficina do Estudante, de Campinas (SP), parceiro do Super Vestibular. “Não houve textos longos, as questões foram enxutas, sem abrir mão de imagens”, comenta ele. 

Confira a correção comentada do 1o dia de provas do Enem 2014

O Enem 2014 registrou diversidade de temas e algumas novidades. “Por exemplo, até ano o ano retrasado, na prova de Biologia, havia o predomínio da temática meio ambiente. Nesta edição, caiu genética pela primeira vez. Quanto ao exame de Física, percebemos menos contas e abordagens mais conceituais, como gráficos e imagens. As questões de Química foram contextualizadas. Não rompeu com a expectativa dos alunos”, afirma Tasinafo. 

Para o coordenador pedagógico, os exames de Ciências Humanas valorizaram o aluno que se manteve atualizado, pois foram abordados assuntos como as manifestações que ocorreram no ano passado em relação ao aumento dos valores das passagens do ônibus. De acordo com ele, também foram beneficiados os estudantes que se atentaram a datas comemorativas, como os cem anos da 1ª guerra mundial, 50 anos do golpe militar, entre outras. 

Saiba como foi o primeiro dos exames

Segunda dia

Amanhã, 09 de novembro, a prova terá uma hora a mais, pois será aplicado o exame de Redação. Das 13h às 18h30, os estudantes também terão que responder 45 questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (português, literatura e inglês ou espanhol) e 45 questões de Matemática e suas Tecnologias (matemática e física). Ao todo, o Enem é composto por redação e 180 questões objetivas.

Os participantes devem chegar ao local de prova com, pelo menos, uma hora de antecedência. O Enem começa às 13h, horário de Brasília, portanto, os estudantes que moram em Estados com horário diferente devem ficar atentos para o horário em que a prova irá ser aplicada na sua cidade.

Apenas um documento original de identidade com foto é obrigatório para as provas, mas é recomendável que o participante leve também o Cartão de Inscrição. Entre os materiais, somente uma caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente será permitida. Objetos como lápis, lapiseira e borracha, devem ser colocados na embalagem a ser distribuída na entrada da sala e depositada na parte inferior da carteira.

Detalhes do Enem: O que levar e fazer no dia da prova?

O que não levar e não fazer no dia do Enem

Ao receber o caderno de questões e o cartão de respostas, o participante deverá ler todas as instruções antes de preenchê-los. Será necessário assinar o cartão, marcar a cor do caderno de provas recebido e transcrever a frase contida no caderno. Muitos candidatos acabam tendo a prova anulada por esquecer-se destes detalhes.

Durante as provas, os participantes poderão sair para ir ao banheiro e beber água, sempre acompanhado de um fiscal. Caso queiram, podem levar água em um recipiente transparente e barras de chocolate e cereais. Os cadernos de provas poderão ser levados somente pelos candidatos que saírem nos últimos 30 minutos. Além disso, os três últimos candidatos deverão sair juntos.

Quem não fez a prova hoje pode realizá-la amanhã. Contudo, as notas de somente um dia não serão suficientes para que o aluno seja aprovado em programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e Programa Universidade para Todos (ProUni). 

Versão mobile

Pesquisa de faculdade

Inscrição do Enem 2024 pode ser feita somente até hoje (14)

Prazo para se inscrever nas provas do Enem 2024 termina nesta sexta-feira, 14 de junho


Enem 2024: inscrição é prorrogada pelo Inep

Agora, inscrição no Enem 2024 poderá ser feita até 14 de junho, conforme o Inep


Enem 2024: saiba até quando pode pagar a taxa de inscrição do exame

Inscrições para o Enem 2024 foram prorrogadas até a sexta-feira, 14 de junho


Inscrição para o Enem 2024 termina nesta sexta (7)

Ministério da Educação (MEC) garantiu novo prazo de inscrição do Enem 2024 para moradores do Rio Grande do Sul


Inscrições do Enem 2024 estão abertas

Provas do Enem 2024 serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro


Enem 2024: resultado dos pedidos de isenção da taxa de inscrição será liberado hoje (13)

Candidatos que desejarem entrar com recurso contra este resultado pode fazer o procedimento até o próximo dia 17


Inep anuncia datas do Enem 2024

Provas do Enem 2024 serão aplicadas em novembro. Notas do exame são porta de entrada para ensino superior.


Edital do Enem 2024 é divulgado

Documento apresenta datas e orientações sobre o maior exame educacional do Brasil


Enem 2024: pedidos de isenção de taxa de inscrição podem ser feitos somente até hoje

Também termina hoje prazo para justificar ausência no Enem 2023


Enem 2024: pedido de insenção da taxa já pode ser feito

Prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição do Enem 2024 segue aberto até 26 de abril


Inep solta datas e edital da isenção de taxa do Enem 2024

Instituto responsável pela aplicação do exame também informou datas para fazer justificativa de ausência do Enem 2023


MEC divulga resultado da lista de espera do ProUni 2024

Estudantes devem comprovar as informações de amanhã (23) até o dia 4 de abril nas instituições que ofereceram bolsa de estudo