☰ MENU
  1. Home
  2. Universidades
  3. Rio de Janeiro
  4. Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ

Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ

Criada em 1920, UFRJ foi a primeira instituição oficial de ensino superior do Brasil. Cerca de 50 mil alunos compõem o corpo discente da UFRJ.

Publicado por Wanja Borges
UFRJ também é considerada a melhor universidade federal do Brasil

Primeira instituição oficial de ensino superior do Brasil, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) foi criada em 1920, contudo, sua história teve início em 1792 com a fundação da Real Academia de Artilharia, Fortificação e Desenho, da qual descende a atual Escola Politécnica. Conhecida também como Universidade do Brasil, a instituição é descendente direta dos primeiros cursos de graduação do país e, hoje, é uma autarquia de direito público situada no centro do Rio de Janeiro.  

Com mais de 150 cursos de graduação e 580 de pós-graduação, a UFRJ conta, atualmente, com cerca de 50 mil alunos. A instituição foi eleita a melhor universidade federal do Brasil e uma das dez melhores universidades da América Latina, pelo QS World University Rankings, um dos rankings mais respeitados do mundo. No Índice Geral de Cursos (IGC) de 2011, a Universidade foi classificada com conceito 4, em uma escala de 1 a 5, contudo um recurso foi solicitado pela instituição para revisão da nota. 

 

 

CAMPUS
•    Campus Cidade Universitária

Av. Pedro Calmon, nº 550, Campus do Fundão, Rio de Janeiro – RJ
http://www.ufrj.br
(21) 2562-2010

Astronomia, Ciência da Computação, Ciências Atuariais, Ciências Biológicas, Ciências Biológicas (Biofísica), Ciências Biológicas (Microbiologia e Imunologia), Ciências Biológicas (Modalidade Médica), Ciências Matemáticas e da Terra, Conservação e Restauração, Dança, Educação Física, Enfermagem e Obstetrícia, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Computação e Informação, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Eletrônica e de Computação, Engenharia Elétrica, Engenharia de Materiais, Engenharia Mecânica, Engenharia Metalúrgica, Engenharia Naval e Oceânica, Engenharia Nuclear, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Bioprocessos, Engenharia de Petróleo, Engenharia de Produção, Engenharia (Ciclo Básico), Engenharia Química, Estatística, Farmácia, Física, Física Médica, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Gastronomia, Geografia, Geologia, História da Arte, Letras, Matemática, Matemática Aplicada, Meteorologia, Medicina, Nanotecnologia, Nutrição, Odontologia, Química, Química Industrial, Saúde Coletiva, Teoria da Dança, Terapia Ocupacional.

 

•    Campus Praia Vermelha
Av. Pasteur, nº 250, Urca – RJ
http://www.ufrj.br
(21)3873-5600

Administração, Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Ciências Sociais, Comunicação Social (Direção Teatral), Comunicação Social (Produção Editorial), Comunicação Social (Jornalismo), Comunicação Social (Publicidade e Propaganda), Comunicação Social (Rádio e TV), Defesa e Gestão Estratégica Internacional, Direito, Filosofia, Gestão Pública para o Desenvolvimento Econômico e Social, História, Pedagogia, Psicologia, Relações Internacionais, Serviço Social. 

 

•    Campus Macaé
Avenida Aluízio da Silva Gomes, nº 50, Granja dos Cavaleiros, Macaé - RJ
http://www.macae.ufrj.br
(22) 2796-2559

Ciências Biológicas, Enfermagem e Obstetrícia, Engenharia Civil, Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção, Farmácia, Medicina, Nutrição, Química.

 

•    Campuys Xerém
Estrada de Xerém, nº 27, Xerém, Duque de Caxias – RJ
http://www.xerem.ufrj.br
(21) 2679-6441

Ciências Biológicas (Biofísica), Ciências Biológicas (Biotecnologia), Nanotecnologia. 


 

INFRAESTRUTURA
O Complexo Universitário da UFRJ é formado por 03 campi e 01 polo, 06 centros acadêmicos, 07 museus, 09 unidades hospitalares, 12 polos de ensino a distância e 52 unidades acadêmicas. A principal estrutura da instituição está na Cidade Universitária (5 238 337,82 m²), localizada na Ilha do Fundão, no entanto, o campus da Praia Vermelha (100 976,90 m²) ainda concentra diversas unidades e órgãos suplementares. Além disso, a Universidade comporta 43 bibliotecas com 1.222.092 títulos e 1.317.293 exemplares de livros. Alojamento, restaurantes universitários, agências bancárias, centros esportivos, centros de pesquisas e parque tecnológico são alguns dos espaços que compõem a infraestrutura da Universidade. 

 

 

FORMAS DE INGRESSO
•    Vestibular

O vestibular da UFRJ foi aplicado pela última vez em 2011. Nesse ano, 40% das vagas foram preenchidas pelo processo seletivo tradicional, 40% por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) e 20% por cotas. No segundo semestre, a Universidade decidiu suspender o vestibular e utilizar somente o SiSU como critério de acesso aos cursos de graduação.  

 

•    Sistema de Cotas 
Quanto ao Sistema de Cotas, a UFRJ destina 30% de suas vagas, nos cursos de graduação, para candidatos que tenham cursado, integralmente, o Ensino Médio em escolas públicas. Candidatos que apresentem renda familiar de até um salário mínimo e meio e pardos, negros e indígenas também são incluídos nas cotas. 

 

•    Sisu e Enem
Atualmente, a Universidade utiliza o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e o SiSU como critério único de acesso aos cursos de graduação, exceto para cursos que exigem Testes de Habilitação Específica (THE), como Arquitetura. O cronograma com as datas é divulgado pelo próprio Ministério da Educação. 

 

•    Ensino a Distância 
Com o objetivo de implantar e coordenar projetos de educação na modalidade de ensino à distância, a Reitoria da UFRJ criou seu Sistema de EAD em 1999. Atualmente, são ministrados nesta modalidade as licenciaturas em Ciências Biológicas, Física e Química, além de especializações. 

 

 

PÁGINA ELETRÔNICA
Site | Processo Seletivo

 

 

REDES SOCIAIS 
Twitter | Facebook Macaé | Youtube | Orkut

 

Relacionados

Versão mobile

Pesquisa de faculdade

MEC libera edital e datas do ProUni do 2º semestre de 2024

Inscrição para Programa Universidade para Todos começa dia 23 de julho


Inscrição do Enem 2024 pode ser feita somente até hoje (14)

Prazo para se inscrever nas provas do Enem 2024 termina nesta sexta-feira, 14 de junho


Enem 2024: inscrição é prorrogada pelo Inep

Agora, inscrição no Enem 2024 poderá ser feita até 14 de junho, conforme o Inep


Enem 2024: saiba até quando pode pagar a taxa de inscrição do exame

Inscrições para o Enem 2024 foram prorrogadas até a sexta-feira, 14 de junho


Inscrição para o Enem 2024 termina nesta sexta (7)

Ministério da Educação (MEC) garantiu novo prazo de inscrição do Enem 2024 para moradores do Rio Grande do Sul


Inscrições do Enem 2024 estão abertas

Provas do Enem 2024 serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro


Enem 2024: resultado dos pedidos de isenção da taxa de inscrição será liberado hoje (13)

Candidatos que desejarem entrar com recurso contra este resultado pode fazer o procedimento até o próximo dia 17


Inep anuncia datas do Enem 2024

Provas do Enem 2024 serão aplicadas em novembro. Notas do exame são porta de entrada para ensino superior.


Edital do Enem 2024 é divulgado

Documento apresenta datas e orientações sobre o maior exame educacional do Brasil


Enem 2024: pedidos de isenção de taxa de inscrição podem ser feitos somente até hoje

Também termina hoje prazo para justificar ausência no Enem 2023


Enem 2024: pedido de insenção da taxa já pode ser feito

Prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição do Enem 2024 segue aberto até 26 de abril


Inep solta datas e edital da isenção de taxa do Enem 2024

Instituto responsável pela aplicação do exame também informou datas para fazer justificativa de ausência do Enem 2023