Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Notícias
  3. Dia do Vestibulando: vestibulares mudam e estudantes adaptam preparação

Dia do Vestibulando: vestibulares mudam e estudantes adaptam preparação

Processos seletivos agora podem ser pela internet e contar com atividades práticas com dinâmicas em grupo e entrevistas

Publicado por Silvia Tancredi
24/05/2021 04h00

Hoje, 24 de maio, comemora-se o Dia do Vestibulando. A data reconhece o esforço e a determinação que os alunos, sejam do terceiro ano do ensino médio, de cursinhos e até os que estudam sozinhos em casa, têm para ingressarem em instituições de ensino superior.

Tradicionalmente, o vestibular ocorre de forma presencial e é formado por uma prova de questões objetivas de disciplinas do ensino médio e por uma redação. Mas, nos últimos anos, algumas universidades têm adotado um sistema diferenciado de avaliação, como, por exemplo, vestibulares com etapas práticas.

Nesses processos seletivos, os estudantes não só são avaliados pelo conteúdo aprendido no ensino médio, mas também por algumas habilidades, entre as quais:

  • Comunicação/empatia
  • Trabalho em equipe
  • Liderança
  • Motivação
  • Comunicação assertiva
  • Capacidade crítico-reflexiva

Na Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein, em São Paulo, por exemplo, a primeira fase do vestibular de Medicina é tradicional, mas a segunda etapa é composta por oito Mini Múltiplas Entrevistas. Nos encontros, os estudantes conversam sobre um vídeo, uma charge, um pequeno texto ou participam de uma situação na qual vão interagir com algum ator. 

A Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (Bahiana) também conta com um vestibular especial. A primeira fase é composta por provas objetivas de conhecimentos gerais. Já a segunda tem duas etapas: provas discursivas e atividades vivenciais. 

Estas atividades iniciam-se pelo “Acolhimento”, que tem como objetivo aquecer e sensibilizar os candidatos. Em seguida, eles veem um filme e discutem sobre o tema abordado com psicopedagógos. Para os vestibulandos da carreira de Medicina, é apresentando ainda um caso clínico. 

"A última etapa do vestibular é composta por uma dinâmica na qual são criadas oportunidades para que o candidato realize atividades socializadoras e de integração, capazes de evidenciar habilidades interpessoais e a capacidade crítico-reflexivas", explica a responsável pelo vestibular da Bahiana.

Pandemia muda vestibulares

Outras mudanças em processos seletivos foram implantadas devido à pandemia do coronavírus, que começou em março de 2020. A principal delas é que alguns vestibulares passaram a ser realizados pela internet, para evitar a aglomeração de pessoas e, com isso, aumentar o risco de contaminação. 

Entre os exemplos de vestibulares on-line, está o do Insper, de São Paulo, que já era conhecido por adotar um vestibular com etapas práticas. Antes da pandemia, os estudantes faziam as tradicionais provas presenciais. Agora, a primeira etapa ocorre em uma plataforma on-line específica.

Os selecionados para a segunda fase passam por estas quatro atividades obrigatórias, todas agendadas e monitoradas pela internet:

  • Desafio de design
  • Dinâmica em grupo
  • Arguição oral
  • Redação 

O Ibmec é outra instituição que realiza vestibulares on-line. A avaliação é formada por prova técnica e de redação (70% da pontuação) e uma dinâmica em grupo (30%).

"A ideia é que, desde a primeira interação com a instituição, o candidato já tenha uma experiência com práticas do mercado de trabalho, tendo em vista que nessa etapa as competências socioemocionais ou soft skills, são mapeadas e analisadas", reforça o responsável pelo vestibular do Ibmec

Leia também: como são realizados vestibulares na pandemia do coronavírus

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Preparação 

Com a mudança nos formatos dos processos seletivos, a preparação dos vestibulandos também tem passado por alterações, especialmente relacionadas ao preparo emocional.

Lucas de Melo Hygino, 18 anos, de Santo André (SP), aluno do 1º semestre do curso de Direito, fez o vestibular do Ibmec no ano passado e, já sabendo que a seleção seria on-line, preparou-se para não perder o foco.

"Como fazemos a prova no conforto de casa, manter a concentração é essencial para não se distrair com o ambiente externo, para manter um bom ritmo de leitura e de raciocínio", comenta.

Lucas fez o vestibular on-line do Ibmec

O estudante conta que, na dinâmica do vestibular, foi feita uma discussão em grupo para os candidatos participarem com ideias e apresentando argumentos a respeito.

"Gostei bastante de participar porque notei quais são as características principais que são importantes para desenvolver quando realizamos uma atividade em grupo. Depois recebi um feedback individual sobre o meu desempenho. Eu avaliei que foi muito importante também para fazer uma autocritica", analisa.

Nina Cirello, 18 anos, de São Paulo, é estudante de Administração Pública na Fundação Getúlio Vargas (FGV), cujo vestibular também conta com etapas práticas on-line. A jovem estudou no colégio Lourenço Castanho, onde teve preparação para a dinâmica. 

Segundo ela, a entrevista melhorou sua nota e permitiu que ela fosse aprovada em uma colocação muito boa. "O programa preparatório para a entrevista fez com que eu ficasse muito mais segura, pois eu já sabia o que esperar da entrevista. Nas aulas, recebi dicas, como: seja você mesma; fale com naturalidade; fale em alto e bom som; demonstre confiança do que está falando", lista a universitária.

Nina foi aprovada no vestibular da FGV

Na entrevista pela qual passou Nina, foram realizadas questões para contar experiências, destacar pessoas que admira, citar aprendizados, sinalizar situações de trabalho, etc.

Guilherme Nahas, 18 anos, de São Paulo, que também estudou no colégio Lourenço Castanho, foi aprovado no vestibular de Administração do Insper. Como preparação para o processo seletivo, participou de atividades extras, como entrevista e dinâmica.

De acordo com o jovem, o curso preparatório do colégio o deixou mais confiante na parte oral dos vestibulares. "Preparei-me para vários temas atuais, como medidas restritivas na pandemia, descriminalização do aborto, legalização do porte de armas, diversos temas. Independente se era contra ou a favor, tinha que ter argumentos para gerar o debate", reforça.

Guilherme foi aprovado no vestibular do Insper

Veja também: como estudar atualidades para vestibular e Enem

Dicas

Veja abaixo dicas para se preparar para os novos formatos de vestibulares:

  • Leia sobre como é realizado o vestibular prático ou pela internet;
  • Tenha uma rede de internet boa;
  • Realize treinamentos, como atividades em grupo, preferencialmente pela internet;
  • Mantenha-se atualizado para ter repertório e argumentos na hora da entrevista/dinâmica;
  • Seja você mesmo, fale com naturalidade e demonstre segurança;
  • Faça um curso que tenha aulas voltadas para vestibulares práticos, se puder.

Veja também

Fies 2024: confira os estados com mais vagas no programa
Inscrições para o Fies 2024 terminam às 23h59 desta segunda (18)
Etecs (SP) liberam datas do Vestibulinho 2024/2
Seleção ofertará vagas para Ensinos Técnico, Integrado, Médio e Especialização Técnica
Saiba como é trabalhar em uma plataforma de petróleo em alto-mar
Conheça a realidade de diferentes profissionais que trabalham em uma plataforma de petróleo da Petrobras
UECE divulga resultado da isenção de taxa do Vestibular 2024/2
Universidade Estadual do Ceará (UECE) oferece mais de 2,2 mil vagas em cursos de graduação por meio do Vestibular 2024/2
UFU abre inscrição para Vestibular 2024/2
Processo seletivo oferece 1.665 vagas em 49 cursos de graduação
Prazo para manifestar interesse na Lista de espera do ProUni 2024 começa hoje (18)
Os candidatos que não foram aprovados em nenhuma das duas chamadas ainda podem ser convocados
Fuvest anuncia datas do Vestibular 2025
Processo seletivo, que contará com duas fases, ofertará mais de 8 mil vagas em cursos da USP
Unicamp divulga datas do Vestibular 2025
Inscrições para o Vestibular 2025 da Unicamp serão recebidas entre os dias 1º e 30 de agosto
UNIFASE/FMP abre inscrições para vestibular de Medicina
O Centro Universitário UNIFASE/FMP, que já formou mais de 5 mil alunos, está com vagas abertas para a graduação em medicina.
Inscrições do Fies 2024 são prorrogadas
O prazo estava previsto para encerrar nesta sexta-feira (15)
UEL anuncia datas e novidades do Vestibular 2025
Uma das mudanças é que processo seletivo somente ocorrerá na cidade de Londrina, no Paraná
Olimpíada Brasileira de Economia está com as inscrições abertas
Os vencedores desta competição podem participar de uma Olimpíada Internacional de Economia, em Hong Kong.