Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Notícias
  3. Fuvest 2021: professores consideram provas da segunda fase do Vestibular exigentes e conteudistas

Fuvest 2021: professores consideram provas da segunda fase do Vestibular exigentes e conteudistas

Provas da segunda etapa foram encerradas ontem (22), com mais de 8,3% de abstenção

Publicado por Silvia Tancredi
23/02/2021 18h55 , atualizado em 23/02/2021 19h07
Crédito: Marcos Santos / USP Imagens
Crédito: Marcos Santos / USP Imagens
Crédito da Imagem: Marcos Santos / USP Imagens

A Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest) aplicou no último domingo e segunda-feira, 21 e 22 de fevereiro, as provas da segunda fase do Vestibular 2021. O processo seletivo é o mais concorrido do país.

No total, 33.315 candidatos foram convocados para a segunda etapa. No primeiro dia, 2.563 faltaram, registrando abstenção de 7,69%.Já no segundo dia, 2.788 estudantes não compareceram, gerando taxa de 8,36% de ausentes. 

A  maioria dos concorrentes que faltaram são da Grande São Paulo. Em seguida, vieram pessoas de Campinas e Ribeirão Preto.

O número de candidatos que faltaram às provas neste ano é um pouco maior do que o vestibular de 2020, que encerrou com 7,5% de abstenção

1º dia Fuvest 2021

No primeiro dia, o vestibular 2021 da Fuvest contou com dez questões discursivas de língua portuguesa. As perguntas abordaram temas atuais, por meio de diversos tipos de textos, envolvendo política, sociedade, ciência e meio ambiente.

Para Wander Azanha, coordenador do Curso Pré-Vestibular Oficina do Estudante, a parte de gramática da prova de língua portuguesa foi interessante e tranquila. Já a de literatura foi difícil.

"Fuvest sendo Fuvest! Não houve literatura comparada entre obras, algo que a Fuvest tem feito nos últimos anos, e neste ano não ocorreu. O candidato teria que ter lido a obra, estudado e entendido a obra para fazer as questões de Literatura", avalia.

A equipe de professores do Oficina considerou duas perguntas como as mais complexas. "A pergunta sobre Drummond, com um poema que não era fácil; e uma de Quincas, com trecho bem difícil, trabalhoso para os estudantes resolverem", comenta.

Redação

A redação teve como tema “O mundo contemporâneo está fora da ordem?”. Para desenvolver a proposta textual, os vestibulandos tiveram como apoio cinco textos. O segundo deles foi um trecho do poema “Máquina do Mundo”, que está inserida na obra Claro Enigma de Carlos Drummond de Andrade, que compõe a lista dos livros da Fuvest desse ano.

Segundo a professora de Português do Curso Pré-Vestibular Oficina do Estudante, Jéssica Vasconcelos Dorta, o tema teve cunho social, político e econômico, como já costuma ser trabalhado pela Fuvest.

"O participante poderia traçar um percurso relacionando aos cinco textos, principalmente, inserindo essas temáticas dentro desse mundo neoliberal. Tranquilo para os estudantes que participam ativamente dentro das práticas sociais e acompanha as mudanças que temos enfrentando", acredita.

2º dia Fuvest

No segundo dia, os candidatos responderam 12 questões de disciplinas conforme o curso de escolha. Concorrentes do curso de Medicina, por exemplo, responderam questões de Biologia, Química e Física. No caso de Engenharia Civil, houve questões de Física e Matemática. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O coordenador do Curso Pré-Vestibular Oficina do Estudante, Wander, comenta que a prova de biologia foi interessante, pois teve uma questão sobre Covid-19, onde relacionaram fisiologia humana e com os métodos de identificação do vírus.

História cobrou temas clássicos e com dificuldade média pra difícil, de acordo com o coordenador. A prova de Geografia foi bem equilibrada, com temas físicos e sociais. "Os assuntos eram atuais, fazendo o candidato refletir sobre a sociedade na qual ele vive. Havia bom material de apoio para os participantes conseguirem pensar nas questões", analisa.

Por outro lado, para o coordenador, a prova de física foi muito exigente. Já matemática foi considerada uma prova bastante conteudista, técnica e sem muita contextualização. Química foi trabalhosa, mas bem-feita, com conteúdos previstos para Fuvest.

"Em resumo, o velho clichê: Fuvest sendo Fuvest! Uma prova bem exigente, conteudista, com alguns pedidos complicados e questões bem difíceis", conclui o coordenador Wander

Habilidades

Inscritos nos cursos de Artes Visuais, Artes Cênicas e Música também estão passando por Testes de Habilidades Específicas até o próximo dia 27. Somente fará essas provas quem passou para a segunda fase.

Resultado e vagas

A previsão é que o resultado do vestibular 2021 da Fuvest saia no dia 19 de março. Estão previstas mais duas chamadas, nos dias 29 de março e 5 de abril.

O vestibular oferece 8.241 vagas em cursos ministrados pela Universidade de São Paulo (USP). Os campi situam-se nas cidades de São Paulo, Bauru, São Carlos, Lorena, Piracicaba, Pirassununga e Ribeirão Preto.

Metade das vagas de cada curso de graduação é reservada para candidatos que estudaram integralmente o ensino médio na rede pública de ensino Na reserva de vagas consta o percentual para autodeclarados pretos, pardos e indígenas.

Saiba tudo sobre o vestibular da Fuvest

Concorrência

O curso de Medicina seguiu a tradição e continua sendo o mais procurado do processo seletivo. A carreira é oferecida em São Paulo e no interior, nas cidades de Ribeirão Preto e de Bauru.

Veja abaixo os cinco cursos mais procurados:

1) Medicina - 154,6 candidatos por vaga (c/v)
2) Medicina (Ribeirão Preto) - 129,1 c/v
3) Medicina (Bauru) - 78,4 c/v
4) Psicologia - 78,1 c/v
5) Relações Internacionais - 55,3 c/v

Para mais detalhes, acesse o Manual do Candidato e o site da Fuvest.

Veja também

Fatecs (SP) divulgam datas do Vestibular 2024/2: confira o cronograma
Inscrições para o Vestibular 2024/2 das Fatecs (SP) começam no dia 24 de abril
UFU encerra pedidos de isenção da taxa do Vestibular 2024/2 nesta quinta (28)
Candidatos devem comprovar com documentação para solicitar o benefício da isenção no Vestibular 2024/2
Resultado da lista de espera do Fies 2024 será divulgado a partir de hoje (28)
Prazo de divulgação da lista de espera do Fies 2024 pelas instituições segue até o dia 30 de abril
UERJ anuncia Vestibular 2024/2 via notas do Enem. Veja datas
Poderão participar estudantes que fizeram o Enem de 2020 a 2023
Cursinho gratuito 2024 Se Liga no Enem, na Paraíba, abre inscrição para 34 mil vagas
Vagas estão distribuídas em todas as Gerências Regionais da Educação do estado da Paraíba
USP realiza chamada extra do Enem-USP 2024
Já foram feitas 3 chamadas. É necessário manifestar interesse na lista de espera novamente.
Inscrição para o Vestibular 2024/2 da UFT encerra hoje (27)
São mais de 700 vagas disponíveis em dezenas de cursos de graduação na UFT e na UFNT
UEL anuncia obras literárias do Vestibular 2025
Nesta edição, além de sete livros será cobrado um disco da banda de rock Titãs
URCA abre inscrições do PSU 2024/2
Processo seletivo abre mais de mil vagas para diferentes campi da URCA
Geometria para o Enem, confira dicas de estudo e fórmulas mais relevantes
Geometria pode parecer complicado para algumas pessoas. Mas, com essas dicas, tudo fica mais fácil, confira!
Aniversário de Porto Alegre: capital do Rio Grande do Sul completa 252 anos
Veja histórias sobre a capital que completa 252 anos, hoje (26), a cidade de Porto Alegre.
Complementação de informações do Fies 2024 é prorrogada até amanhã (27)
O resultado foi publicado pelo MEC no último dia 22