Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Notícias
  3. Fuvest 2021: professores consideram provas da segunda fase do Vestibular exigentes e conteudistas

Fuvest 2021: professores consideram provas da segunda fase do Vestibular exigentes e conteudistas

Provas da segunda etapa foram encerradas ontem (22), com mais de 8,3% de abstenção

Publicado por Silvia Tancredi
23/02/2021 18h55 , atualizado em 23/02/2021 19h07
Crédito: Marcos Santos / USP Imagens
Crédito: Marcos Santos / USP Imagens

A Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest) aplicou no último domingo e segunda-feira, 21 e 22 de fevereiro, as provas da segunda fase do Vestibular 2021. O processo seletivo é o mais concorrido do país.

No total, 33.315 candidatos foram convocados para a segunda etapa. No primeiro dia, 2.563 faltaram, registrando abstenção de 7,69%.Já no segundo dia, 2.788 estudantes não compareceram, gerando taxa de 8,36% de ausentes. 

A  maioria dos concorrentes que faltaram são da Grande São Paulo. Em seguida, vieram pessoas de Campinas e Ribeirão Preto.

O número de candidatos que faltaram às provas neste ano é um pouco maior do que o vestibular de 2020, que encerrou com 7,5% de abstenção

1º dia Fuvest 2021

No primeiro dia, o vestibular 2021 da Fuvest contou com dez questões discursivas de língua portuguesa. As perguntas abordaram temas atuais, por meio de diversos tipos de textos, envolvendo política, sociedade, ciência e meio ambiente.

Para Wander Azanha, coordenador do Curso Pré-Vestibular Oficina do Estudante, a parte de gramática da prova de língua portuguesa foi interessante e tranquila. Já a de literatura foi difícil.

"Fuvest sendo Fuvest! Não houve literatura comparada entre obras, algo que a Fuvest tem feito nos últimos anos, e neste ano não ocorreu. O candidato teria que ter lido a obra, estudado e entendido a obra para fazer as questões de Literatura", avalia.

A equipe de professores do Oficina considerou duas perguntas como as mais complexas. "A pergunta sobre Drummond, com um poema que não era fácil; e uma de Quincas, com trecho bem difícil, trabalhoso para os estudantes resolverem", comenta.

Redação

A redação teve como tema “O mundo contemporâneo está fora da ordem?”. Para desenvolver a proposta textual, os vestibulandos tiveram como apoio cinco textos. O segundo deles foi um trecho do poema “Máquina do Mundo”, que está inserida na obra Claro Enigma de Carlos Drummond de Andrade, que compõe a lista dos livros da Fuvest desse ano.

Segundo a professora de Português do Curso Pré-Vestibular Oficina do Estudante, Jéssica Vasconcelos Dorta, o tema teve cunho social, político e econômico, como já costuma ser trabalhado pela Fuvest.

"O participante poderia traçar um percurso relacionando aos cinco textos, principalmente, inserindo essas temáticas dentro desse mundo neoliberal. Tranquilo para os estudantes que participam ativamente dentro das práticas sociais e acompanha as mudanças que temos enfrentando", acredita.

2º dia Fuvest

No segundo dia, os candidatos responderam 12 questões de disciplinas conforme o curso de escolha. Concorrentes do curso de Medicina, por exemplo, responderam questões de Biologia, Química e Física. No caso de Engenharia Civil, houve questões de Física e Matemática. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O coordenador do Curso Pré-Vestibular Oficina do Estudante, Wander, comenta que a prova de biologia foi interessante, pois teve uma questão sobre Covid-19, onde relacionaram fisiologia humana e com os métodos de identificação do vírus.

História cobrou temas clássicos e com dificuldade média pra difícil, de acordo com o coordenador. A prova de Geografia foi bem equilibrada, com temas físicos e sociais. "Os assuntos eram atuais, fazendo o candidato refletir sobre a sociedade na qual ele vive. Havia bom material de apoio para os participantes conseguirem pensar nas questões", analisa.

Por outro lado, para o coordenador, a prova de física foi muito exigente. Já matemática foi considerada uma prova bastante conteudista, técnica e sem muita contextualização. Química foi trabalhosa, mas bem-feita, com conteúdos previstos para Fuvest.

"Em resumo, o velho clichê: Fuvest sendo Fuvest! Uma prova bem exigente, conteudista, com alguns pedidos complicados e questões bem difíceis", conclui o coordenador Wander

Habilidades

Inscritos nos cursos de Artes Visuais, Artes Cênicas e Música também estão passando por Testes de Habilidades Específicas até o próximo dia 27. Somente fará essas provas quem passou para a segunda fase.

Resultado e vagas

A previsão é que o resultado do vestibular 2021 da Fuvest saia no dia 19 de março. Estão previstas mais duas chamadas, nos dias 29 de março e 5 de abril.

O vestibular oferece 8.241 vagas em cursos ministrados pela Universidade de São Paulo (USP). Os campi situam-se nas cidades de São Paulo, Bauru, São Carlos, Lorena, Piracicaba, Pirassununga e Ribeirão Preto.

Metade das vagas de cada curso de graduação é reservada para candidatos que estudaram integralmente o ensino médio na rede pública de ensino Na reserva de vagas consta o percentual para autodeclarados pretos, pardos e indígenas.

Saiba tudo sobre o vestibular da Fuvest

Concorrência

O curso de Medicina seguiu a tradição e continua sendo o mais procurado do processo seletivo. A carreira é oferecida em São Paulo e no interior, nas cidades de Ribeirão Preto e de Bauru.

Veja abaixo os cinco cursos mais procurados:

1) Medicina - 154,6 candidatos por vaga (c/v)
2) Medicina (Ribeirão Preto) - 129,1 c/v
3) Medicina (Bauru) - 78,4 c/v
4) Psicologia - 78,1 c/v
5) Relações Internacionais - 55,3 c/v

Para mais detalhes, acesse o Manual do Candidato e o site da Fuvest.

Veja também

Unicamp antecipa divulgação do resultado do Vestibular 2021
As notas dos candidatos do Vestibular 2021 deverão ser liberadas na quarta. A matrícula virtual será recebida no dia 15 de março, das 09h às 17h.

UFMS divulga resultado do Vestibular 2021 e 3ª etapa do PASSE 2020
Processos seletivos foram realizados no final de janeiro em 11 cidades do Mato Grosso do Sul

MEC libera consulta às vagas que serão oferecidas no SiSU 2021/1
Sistema oferecerá 209.190 vagas em 5.685 mil cursos de graduação em 110 instituições públicas

UFRR disponibilizará mais de 700 vagas no SiSU 2021/1
Oferta é de 37 cursos de graduação. Para a carreira de Medicina, por exemplo, são 16 vagas.

Unesp adia Testes de Habilidades do Vestibular 2021 por causa do coronavírus
Provas de aptidão estavam marcadas para o próximo domingo (7). Testes são para cursos como Arquitetura e Música.

Cursinho social gratuito 2021 no Rio de Janeiro inscreve para novas turmas
Pré-vestibular prepara estudantes de baixa renda para processos seletivo e Enem 2021

UFRB recebe inscrições do Vestibular 2020/2 para cursos de Matemática, Música Popular Brasileira e Artes
O prazo vai até 11 de março e não há cobrança de taxa. A oferta da UFRB é de 450 vagas, metade para cada grupo de candidatos.

UFSCar recebe inscrições para Vestibular EaD 2021 de Pedagogia
Interessados nas 150 vagas serão avaliados por meio de análise das notas do Enem 2015 a 2019

Resultado do Vestibular 2021 via Enem do IFPA é publicado
As 442 oportunidades foram oferecidas via notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Foram aceitas as edições de 2017, 2018 e 2019.

Resultado da lista de espera do ProUni 2021/1 é liberado
Próxima etapa dos pré-selecionados é confirmar informações prestadas no momento da inscrição de 8 a 12 de março

Ceará: URCA divulga resultado do Vestibular 2020/2
Processo seletivo ocorreu nos dias 6 e 7 de fevereiro em seis municípios do estado

UFT oferta quase mil vagas no SiSU 2021/1
A UFT oferecerá vagas nas seguintes modalidades de concorrência, de acordo com a existência de vagas em cada modalidade: ampla concorrência, ações afirmativas (Indígenas e Quilombolas) e Lei 12.711/12 (Sistema de Cotas para Escolas Públicas).