UOL - O melhor conteúdo
Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Notícias
  3. Fuvest 2021: professores consideram provas da segunda fase do Vestibular exigentes e conteudistas

Fuvest 2021: professores consideram provas da segunda fase do Vestibular exigentes e conteudistas

Provas da segunda etapa foram encerradas ontem (22), com mais de 8,3% de abstenção

Publicado por Silvia Tancredi
23/02/2021 18h55 , atualizado em 23/02/2021 19h07
Crédito: Marcos Santos / USP Imagens
Crédito: Marcos Santos / USP Imagens
Crédito da Imagem: Marcos Santos / USP Imagens

A Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest) aplicou no último domingo e segunda-feira, 21 e 22 de fevereiro, as provas da segunda fase do Vestibular 2021. O processo seletivo é o mais concorrido do país.

No total, 33.315 candidatos foram convocados para a segunda etapa. No primeiro dia, 2.563 faltaram, registrando abstenção de 7,69%.Já no segundo dia, 2.788 estudantes não compareceram, gerando taxa de 8,36% de ausentes. 

A  maioria dos concorrentes que faltaram são da Grande São Paulo. Em seguida, vieram pessoas de Campinas e Ribeirão Preto.

O número de candidatos que faltaram às provas neste ano é um pouco maior do que o vestibular de 2020, que encerrou com 7,5% de abstenção

1º dia Fuvest 2021

No primeiro dia, o vestibular 2021 da Fuvest contou com dez questões discursivas de língua portuguesa. As perguntas abordaram temas atuais, por meio de diversos tipos de textos, envolvendo política, sociedade, ciência e meio ambiente.

Para Wander Azanha, coordenador do Curso Pré-Vestibular Oficina do Estudante, a parte de gramática da prova de língua portuguesa foi interessante e tranquila. Já a de literatura foi difícil.

"Fuvest sendo Fuvest! Não houve literatura comparada entre obras, algo que a Fuvest tem feito nos últimos anos, e neste ano não ocorreu. O candidato teria que ter lido a obra, estudado e entendido a obra para fazer as questões de Literatura", avalia.

A equipe de professores do Oficina considerou duas perguntas como as mais complexas. "A pergunta sobre Drummond, com um poema que não era fácil; e uma de Quincas, com trecho bem difícil, trabalhoso para os estudantes resolverem", comenta.

Redação

A redação teve como tema “O mundo contemporâneo está fora da ordem?”. Para desenvolver a proposta textual, os vestibulandos tiveram como apoio cinco textos. O segundo deles foi um trecho do poema “Máquina do Mundo”, que está inserida na obra Claro Enigma de Carlos Drummond de Andrade, que compõe a lista dos livros da Fuvest desse ano.

Segundo a professora de Português do Curso Pré-Vestibular Oficina do Estudante, Jéssica Vasconcelos Dorta, o tema teve cunho social, político e econômico, como já costuma ser trabalhado pela Fuvest.

"O participante poderia traçar um percurso relacionando aos cinco textos, principalmente, inserindo essas temáticas dentro desse mundo neoliberal. Tranquilo para os estudantes que participam ativamente dentro das práticas sociais e acompanha as mudanças que temos enfrentando", acredita.

2º dia Fuvest

No segundo dia, os candidatos responderam 12 questões de disciplinas conforme o curso de escolha. Concorrentes do curso de Medicina, por exemplo, responderam questões de Biologia, Química e Física. No caso de Engenharia Civil, houve questões de Física e Matemática. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O coordenador do Curso Pré-Vestibular Oficina do Estudante, Wander, comenta que a prova de biologia foi interessante, pois teve uma questão sobre Covid-19, onde relacionaram fisiologia humana e com os métodos de identificação do vírus.

História cobrou temas clássicos e com dificuldade média pra difícil, de acordo com o coordenador. A prova de Geografia foi bem equilibrada, com temas físicos e sociais. "Os assuntos eram atuais, fazendo o candidato refletir sobre a sociedade na qual ele vive. Havia bom material de apoio para os participantes conseguirem pensar nas questões", analisa.

Por outro lado, para o coordenador, a prova de física foi muito exigente. Já matemática foi considerada uma prova bastante conteudista, técnica e sem muita contextualização. Química foi trabalhosa, mas bem-feita, com conteúdos previstos para Fuvest.

"Em resumo, o velho clichê: Fuvest sendo Fuvest! Uma prova bem exigente, conteudista, com alguns pedidos complicados e questões bem difíceis", conclui o coordenador Wander

Habilidades

Inscritos nos cursos de Artes Visuais, Artes Cênicas e Música também estão passando por Testes de Habilidades Específicas até o próximo dia 27. Somente fará essas provas quem passou para a segunda fase.

Resultado e vagas

A previsão é que o resultado do vestibular 2021 da Fuvest saia no dia 19 de março. Estão previstas mais duas chamadas, nos dias 29 de março e 5 de abril.

O vestibular oferece 8.241 vagas em cursos ministrados pela Universidade de São Paulo (USP). Os campi situam-se nas cidades de São Paulo, Bauru, São Carlos, Lorena, Piracicaba, Pirassununga e Ribeirão Preto.

Metade das vagas de cada curso de graduação é reservada para candidatos que estudaram integralmente o ensino médio na rede pública de ensino Na reserva de vagas consta o percentual para autodeclarados pretos, pardos e indígenas.

Saiba tudo sobre o vestibular da Fuvest

Concorrência

O curso de Medicina seguiu a tradição e continua sendo o mais procurado do processo seletivo. A carreira é oferecida em São Paulo e no interior, nas cidades de Ribeirão Preto e de Bauru.

Veja abaixo os cinco cursos mais procurados:

1) Medicina - 154,6 candidatos por vaga (c/v)
2) Medicina (Ribeirão Preto) - 129,1 c/v
3) Medicina (Bauru) - 78,4 c/v
4) Psicologia - 78,1 c/v
5) Relações Internacionais - 55,3 c/v

Para mais detalhes, acesse o Manual do Candidato e o site da Fuvest.

Veja também

Encceja 2025: saiba como estudar a poucos dias da prova, segundo professoras
Professoras compartilham dicas para ajudar os candidatos faltando poucos dias das provas do Encceja 2025
Local de prova do Encceja 2025 disponível: confira cartão com orientações e horários
Candidatos participarão das provas do Encceja 2025 no primeiro domingo de agosto, dia 3. Provas serão aplicadas tanto pela manhã quanto pela tarde.
Inep divulga local de prova do Encceja 2025. Confira horários e o que levar para exame
Provas estão marcadas para dia 3 de agosto em várias cidades do Brasil. Exame ocorrerá de manhã e à tarde.
Encceja 2025: veja 7 videoaulas para estudar Ciências
As provas de níveis fundamental e médio serão aplicadas no dia 03 de agosto.
Encceja 2025: confira 7 assuntos de história e geografia que caem na prova
Conceitos sobre paisagem, cidadania, democracia e história geral e do Brasil são alguns temas
UFJF (MG): edital do Pism 2026 disponível com mais de 2,2 mil vagas; veja datas e regras
Vestibular seriado da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), em Minas Gerais, recebe inscrições a partir de 28 de julho
Fuvest anuncia novas datas para solicitação de atendimento especializado no Vestibular 2026
São oferecidos mais de 8 mil vagas de graduação para concorrência no Vestibular 2026.
UEA: inscrição aberta para Vestibular 2026 e SIS 2025
Juntos, os dois processos seletivos oferecem 3.716 vagas para cursos de graduação.
CNU 2025: inscrição encerra hoje, 20
Na edição de 2025, o concurso oferece 3.652 vagas em 32 órgãos federais.
Encceja 2025: saiba qual a nota mínima para passar na prova e pegar o certificado
Provas do Encceja 2025 acontecerão em 3 de agosto para candidatos que desejam pegar diploma do ensino fundamental e médio
Encceja 2025: veja 10 escritores que aparecem na prova de Língua Portuguesa
Carlos Drummond de Andrade, Cecília Meireles e Chico Buarque são exemplos de autores
RoboCup: Brasil sedia Copa do Mundo de Robótica 2025, competição de robôs e Inteligência Artificial (IA)
Salvador (BA) sedia até 20 de julho a RoboCup em que estudantes apresentam robôs projetados e programados para cumprir desafios diversos