Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Notícias
  3. Inep publica Manual de Correção da Redação do Enem

Inep publica Manual de Correção da Redação do Enem

Material detalha, por exemplo, o que leva estudantes a tirarem nota zero e competências seguidas pelos avaliadores para corrigir o texto

Publicado por Silvia Tancredi
26/05/2020 17h19 , atualizado em 26/05/2020 17h25

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou nesta terça-feira, 26 de maio, manual que explica os critérios de correção da redação do Enem. Acesse:

Manual de Correção Redação Enem

Segundo o órgão, o material é composto por seis apostilas e complementa a cartilha do participante da redação do Enem, que contém mais informações e todo ano é publicada em uma data mais próxima à aplicação das provas. No ano passado, foi liberada no dia 10 de outubro.

O Inep salientou que o material contém as apostilas de capacitação dos corretores do texto para a edição de 2019. O material antes era restrito aos profissionais. 

O Manual de Correção da Redação do Enem 2020 é composto por uma apostila que detalha situações que podem levar à nota zero e cinco apostilas que explicam cada uma das competências que os corretores levam em conta no momento de corrigir o texto. 

Confira abaixo um resumo do conteúdo do Manual de correção da redação:

Situações que levam à nota zero

O material mostra com detalhes as quatro situações abaixo nas quais o estudante pode tirar nota zero na redação do Enem. No ano passado, por exemplo, 143.736 participantes zeraram o texto.

•    Formas elementares de anulação: quando o estudante deixa uma marca no texto, tal como números, sinais gráficos, assinaturas, etc.
•    Cópia: quando o participante copia mais de sete linhas dos recortes ou materiais de apoio disponibilizados na prova de redação do Enem
•    Fuga ao tema: quando o estudante não disserta em cima da proposta de redação apresentada
•    Parte desconectada: quando o aluno comete ofensas, faz xingamentos, escreve orações políticas ou religiosas, entre outras. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

5 competências avaliadas

No Manual, também constam as cinco competências de avaliação dispostas na Matriz de Referência considerada pela banca avaliadora. Para mandar bem na prova de redação do Enem, os estudante precisam ficar atentos a estas cinco competências:

  • Competência 1: Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa.
  • Competência 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.
  • Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
  • Competência 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
  • Competência 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos

Redação do Enem

A redação é uma das provas mais importantes do Enem. No ano passado, o tema foi "Democratização de acesso ao cinema no Brasil". Dos quase 4 milhões de participantes, apenas 53 tiraram nota 1.000 na redação

Veja o comentário da redação do Enem 2019

Saiba como tirar nota 1.000 na redação do Enem

No Enem, os estudantes precisam elaborar uma redação dissertativa-argumentativa e desenvolver uma proposta de intervenção para a questão-problema apresentada.

A redação do Enem é avaliada por dois corretores e, caso haja divergência entre a nota deles, entra um terceiro profissional.

Confira como é corrigida a redação do Enem

Enem 2020

O prazo de inscrições para o Enem 2020 encerra amanhã (28). Inicialmente, as provas do Enem Impresso e Enem Digital seriam realizadas em novembro, mas, por causa da pandemia do coronavírus, foram adiadas para 30 ou 60 dias

Veja também

Inscrições para a seleção Enem-Unicamp 2022 são prorrogadas
Prazo seria finalizado hoje, dia 30, às 17h. Agora, segue aberto até 06 de dezembro e a taxa custa R$ 30. Candidatos que também se inscreveram para o Vestibular 2022 da Unicamp pagarão R$ 15 para se inscrever na seleção via Enem.

Prazo para se inscrever no Vestibular 2022/1 das Fatecs (SP) é prorrogado
Inscrições seriam finalizadas amanhã, dia 1º. Contudo, prazo foi prorrogado até o próximo dia 08.

Inscrições do Vestibulinho 2022/1 das Etecs (SP) são prorrogadas
Elas seriam finalizadas nesta terça-feira, dia 30. Porém, prazo agora vai até às 15h do dia 06 de dezembro.

PUC Campinas divulga resultado do seu Vestibular 2022
Relação de aprovados não inclui o curso de Medicina. Para esta graduação, o resultado é esperado para 16 de dezembro.

Chega ao fim o prazo de inscrições do Vestibular 2022 da UERR
As provas estão marcadas de acontecerem no dia 09 de janeiro de 2022, das 09h às 14h, em Boa Vista e Rorainópolis. Os locais de provas serão divulgados cinco dias antes.

Enem 2021: notas dos participantes serão liberadas em fevereiro
Informação foi divulgada pelo ministro da educação, Milton Ribeiro, na tarde de hoje

USCS divulga resultado do Vestibular 2022 de Medicina
Selecionados para as 180 vagas devem fazer matrículas de 6 a 9 de dezembro.

UPE anuncia mudanças no SSA a partir de 2022
Novo formato do SSA será implantado de forma progressiva, de acordo com as normas a serem publicadas a cada ano, acompanhando a implementação do Novo Ensino Médio em Pernambuco.

Unicamp antecipa resultado da 1ª fase do Vestibular 2022
Resultado era esperado somente para 13 de dezembro, mas relação de classificados para a 2ª etapa saiu nesta segunda-feira (29).

Enem 2021: prazo para solicitar reaplicação é iniciado
A reaplicação do Enem 2021 acontece nos dias 09 e 16 de janeiro de 2022, mesmo período em que haverá prova para os privados de liberdade e para os isentos faltosos que puderam se inscrever em setembro.

UFMS divulga local de prova do Vestibular 2022 e Passe 2021
Processos seletivos serão aplicados nos dias 5 e 12 de dezembro, respectivamente

Faculdade Albert Einstein finaliza prazo de inscrições do Vestibular 2022/1
Estão sendo oferecidas 300 vagas no Vestibular 2022 para os dois semestres letivos do próximo ano. Esta é a primeira edição que tem a oferta do curso de Fisioterapia.