Dicas de Química Orgânica para o Enem
Os conteúdos a serem estudados em Química Orgânica para o Enem são, principalmente, funções orgânicas, combustíveis e reações orgânicas.
Olá, pessoal!
Hoje estamos aqui para trazer dicas de Química Orgânica, que é um conteúdo bastante recorrente no Enem. A quantidade de questões que envolvem essa matéria cresce cada vez mais.
A Química Orgânica é a área que estuda os compostos formados pelo carbono.
Resumidamente, os principais assuntos que você precisa saber sobre Química Orgânica para preparar-se para o Enem são:
* Funções orgânicas e sua nomenclatura;
* Combustíveis (e aspectos relacionados, como reações de combustão, geração de energia e impactos no meio ambiente);
* Reações orgânicas.
Vamos falar agora mais detalhadamente de cada caso e apresentar links de onde você pode estudar esses conteúdos mais detalhadamente. Além disso, vamos resolver algumas questões de Química Orgânica que caíram no Enem.
A primeira coisa que você precisa dominar para preparar-se para as questões de Química Orgânica no Enem é reconhecer as funções orgânicas. Para tal é preciso saber identificar os grupos funcionais que constituem essas funções, principalmente os hidrocarbonetos, os álcoois, as cetonas e os ésteres. Mas os outros grupos funcionais também podem ser cobrados, por isso, estude esse conteúdo acessando a seguinte seção: Funções Orgânicas. Nela você encontrará detalhadamente não só os grupos funcionais que identificam cada função, mas também a nomenclatura oficial segundo as regras da IUPAC para os compostos orgânicos.
Para você ter uma ideia de como isso é recorrentemente cobrado, vejamos agora duas questões de Química Orgânica no Enem:
Exemplo 1: Enem -2009 – caderno azul:
Questão 36 do Enem 2009 sobre funções orgânicas
Resolução comentada:
A alternativa correta é a letra “e”. O enunciado disse que a molécula deveria ter anel aromático conjugado com carbonila ( C = O), alternância entre ligações simples e duplas e apresentar, em uma de suas extremidades, uma parte apolar. A única molécula que possui todas essas características é a da letra e:
Resposta para questão do Enem sobre funções orgânicas
Exemplo 2: Enem -2012 – caderno azul:
Questão 49 do Enem 2012 sobre funções orgânicas
Resolução comentada:
A alternativa correta é a letra “b”.
Observe a seguir todos os grupos funcionais existentes nas estruturas dos dois pesticidas e veja que os que se apresentam em ambos são apenas o grupo das cetonas e dos ésteres.
Resposta de questão do Enem sobre funções orgânicas
Falando em dicas de Química Orgânica para o Enem, é de suma importância ressaltar que a Química está inserida na parte de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Dessa forma, a Química Orgânica é bastante cobrada porque ela está muito inserida em nossa vida cotidiana, no meio ambiente e na geração de energia. Em grande parte das perguntas, a Química Orgânica é cobrada relacionando-se com os combustíveis, principalmente os combustíveis fósseis, e com a poluição ambiental causada por eles.
Os combustíveis fósseis são aqueles que surgiram a partir da decomposição de seres vivos, animais e vegetais no decorrer de milhares de anos. Entre eles, os principais são o petróleo, o gás natural e o carvão. O petróleo e seus derivados são formados especialmente por hidrocarbonetos; o gás natural, por metano; e o carvão, por carbono.
Para a geração de energia atual, esses combustíveis passam por reações de combustão. Por isso, você também precisa estudar esse conteúdo e conhecer as reações de combustão completas e incompletas e os seus efeitos, como as substâncias liberadas como produtos que poluem o meio ambiente e causam problemas tais como o efeito estufa, o aquecimento global e a chuva ácida.
O ciclo do carbono, que envolve principalmente os processos de respiração e fotossíntese, também deve ser estudado. E aspectos relacionados com o etanol como combustível e com os biocombustíveis geralmente também são cobrados no Enem.
Veja abaixo um exemplo de questão desse tipo que caiu no Enem:
Exemplo 3: Enem -2009 – caderno azul – Questão 6:
O ciclo biogeoquímico do carbono compreende diversos compartimentos, entre os quais a Terra, a atmosfera e os oceanos, e diversos processos que permitem a transferência de compostos entre esses reservatórios. Os estoques de carbono armazenados na forma de recursos não renováveis, por exemplo, o petróleo, são limitados, sendo de grande relevância que se perceba a importância da substituição de combustíveis fósseis por combustíveis de fontes renováveis. A utilização de combustíveis fósseis interfere no ciclo do carbono, pois provoca:
A- aumento da porcentagem de carbono contido na Terra.
B- redução na taxa de fotossíntese dos vegetais superiores.
C- aumento da produção de carboidratos de origem vegetal.
D- aumento na quantidade de carbono presente na atmosfera.
E- redução da quantidade global de carbono armazenado nos oceanos.
Resolução comentada:
A alternativa correta é a letra “d”.
As reações de combustão completa dos combustíveis fósseis liberam para a atmosfera mais gás carbônico (CO2), e a combustão incompleta libera monóxido de carbono (CO) e fuligem. Portanto, aumenta a quantidade de carbono na atmosfera.
Por fim, um último assunto de Química Orgânica para o Enem que merece atenção são as Reações Orgânicas, principalmente as de esterificação, que são aquelas que ocorrem entre um ácido e um álcool, originando um éster e água como produtos, e as reações orgânicas de adição e de substituição, especialmente as de halogenação.
Observe um exemplo:
Exemplo 4: Enem -2012 – caderno azul:
Questão 58 do Enem 2012 sobre reação de esterificação
Resolução comentada:
A alternativa correta é a letra “a”.
Reação de esterificação como resolução de questão do Enem
Enfim, lembre-se de que as questões do Enem são interdisciplinares e abrangem situações-problema. Por isso, na maioria das vezes, não será cobrado somente um conteúdo de Química Orgânica isolado, mas também outras disciplinas, como Biologia e Geografia, além de outros conteúdos de Química como Química Ambiental, Estequiometria e Termoquímica.
Bons estudos!