Dicas de Reações Químicas para o Enem
As dicas de reações químicas para o Enem envolvem os tipos de reações mais cobrados, que são: combustão, oxirredução, neutralização, hidratação dos óxidos e esterificação.
Olá, pessoal!
Hoje vamos dar dicas de reações químicas para o Enem. As reações químicas ocorrem quando uma ou mais substâncias sofrem transformações nas suas composições químicas, isto é, as ligações entre átomos e moléculas são rompidas, ocorrendo um rearranjo deles, que se ligam de maneiras diferentes e formam novas substâncias. As substâncias iniciais são os reagentes e as finais são os produtos.
As reações químicas mais cobradas no Enem são cinco:
* Reações de combustão: as reações de combustão completa e incompleta são importantes porque são as responsáveis pela utilização dos combustíveis para geração de energia e também pela poluição do meio ambiente.
Conforme explanado no texto Dicas sobre Combustíveis no Enem, ao resolver exercícios envolvendo esse tipo de reação química no Enem, é essencial que candidato se lembre de que as reações de combustão sempre ocorrem na presença de oxigênio (O2), sendo que a combustão completa libera gás carbônico e água (CO2 + H2O), e a incompleta libera monóxido de carbono e água (CO + H2O) ou carbono e água (C + H2O).
* Reações de neutralização: são as que ocorrem entre ácidos e bases, formando sal e água. Elas são importantes para neutralizar certos meios, para corrigir valores de pH, para corrigir a acidez do solo, no tratamento de água, quando ocorre algum vazamento de ácido, para tratar resíduos que poderiam contaminar o meio ambiente, entre outros.
* Reações de oxirredução: ocorrem com transferência de elétrons entre as espécies químicas. Essas reações estão envolvidas em processos de eletrólise, na corrosão dos metais (como o enferrujamento de objetos feitos de ferro), nas pilhas e baterias que usamos no cotidiano, etc.
* Reações de hidratação dos óxidos: esse tipo de reação costuma ser cobrado no Enem juntamente à questão da chuva ácida, pois ela é resultado da reação entre óxidos ácidos (principalmente os óxidos de nitrogênio e de enxofre) com a água da chuva.
* Reações de esterificação: ocorrem quando um álcool reage com um ácido carboxílico, formando um éster e água. As reações de esterificação são importantes porque estão envolvidas na produção de biocombustíveis, como o biodiesel, além de serem responsáveis pela produção de flavorizantes usados pela indústria alimentícia e pela produção de explosivos, como a nitroglicerina.
Além de conhecer essas reações, em todos os casos é imprescíndível saber interpretar e escrever as equações químicas que representam cada uma, bem como saber realizar o seu balanceamento. Além disso, outro conteúdo muito relacionado com as reações químicas é a estequiometria. Veja mais sobre isso no texto Dicas de Estequiometria para o Enem.
Vamos agora ver alguns exemplos de questões sobre reações químicas que caíram em provas anteriores do Enem:
Exemplo 1: Enem - 2012 – caderno azul: Reação de esterificação:
Questão 58 do Enem 2012 - caderno azul
Resolução:
Alternativa “a”.
Reação de esterificação como resolução de questão 58 do Enem 2012
Exemplo 2: Enem - 2012 – caderno azul: Reação de neutralização:
Questão 76 do Enem 2012 - caderno azul
Resolução:
Alternativa “b”.
O HCl é ácido, então, para neutralizá-lo, é preciso borbulhá-lo em uma solução básica. A água de cal é o hidróxido de cálcio (Ca(OH)2). A reação entre os dois é mostrada a seguir:
2 HCl + Ca(OH)2 → CaCl2 + 2 H2O
Exemplo 3: Enem - 2013 – caderno azul: Reação de neutralização:
Questão 69 do Enem 2013 - caderno azul
Resolução:
Alternativa “e”.
Observe que, entre os produtos da reação, temos o ácido sulfúrico (H2SO4) e um sal que, por hidrólise, produz ácido forte. A melhor opção para neutralizar o meio é o carbonato de cálcio (CaCO3), um sal que em contato com a água sofre hidrólise e produz uma base (hidróxido de cálcio) e ácido carbônico, que se degrada em gás carbônico e água, deixando o meio básico:
CaCO3 + H2O → Ca(OH)2 + H2CO3 → CO2 + H2O