Dicas sobre Aquecimento Global no Enem
As questões envolvendo o aquecimento global no Enem geralmente exigem conhecimento sobre as causas, consequências e possíveis soluções para esse problema.
Olá, candidatos ao Enem! Hoje vamos dar mais uma dica sobre os assuntos de Química mais cobrados no Enem, trata-se do Aquecimento Global.
Esse assunto é abordado na prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e é um conteúdo interdisciplinar, envolvendo, além da Química, outras ciências, como a Biologia e a Geografia. Tendo em vista que vivemos em tempos de mudanças climáticas, o conhecimento sobre os aspectos científicos relacionados com esse problema pode levar os cidadãos, a comunidade científica, as empresas e os governos a posicionarem-se melhor sobre esse tema, que é bastante controverso (sobre essas controvérsias, leia o texto Aquecimento global existe mesmo?).
Portanto, o candidato ao Enem deve estar bastante informado e saber o que é o aquecimento global, quais são as suas causas, quais são as suas consequências e quais são algumas alternativas que podem contribuir para acabar ou, pelo menos, diminuir esse problema ambiental. É preciso ter um posicionamento esclarecido e bem fundamentado sobre os fatos.
De forma bastante resumida, o aquecimento global é o aumento da temperatura dos oceanos e do ar localizado mais próximo à superfície da Terra. O principal fator apontado como o causador desse problema é a intensificação do efeito estufa — fenômeno que recebe esse nome porque é análogo ao que ocorre nas estufas de plantas, ou seja, é um mecanismo natural em que parte da radiação do sol é absorvida por determinados gases na atmosfera. Desse modo, a radiação não volta para o espaço e a temperatura do planeta é mantida amena para a manutenção da vida.
Entre os gases do efeito estufa, estão o dióxido de carbono (gás carbônico), CO2, metano, CH4, óxido nitroso (N2O), ozônio (O3), clorofluorcarbonetos (CFCs) e hidroclorofluorcarbonetos (HCFCs). Entre eles, o que é considerado o maior vilão do efeito estufa é o dióxido de carbono, pois a sua concentração, que aumentou muito na atmosfera, levou à intensificação mencionada do efeito estufa. Esse gás é liberado principalmente na queima de combustíveis fósseis, como os derivados do petróleo (gasolina, óleo diesel, etc.), o carvão e o gás natural. Por isso, estude também sobre os combustíveis e as reações de combustão.
A segunda maior culpada pelo aquecimento global é a agropecuária, que tem sido responsável pelo aumento do gás metano na atmosfera. Veja como isso ocorre lendo o texto "Consumo de carne e aquecimento global". Outro texto que explica bem sobre as causas e consequências do aquecimento global é o Óxidos e efeito estufa.
Agora vamos analisar como pode ser cobrado o tema do aquecimento global no Enem por meio de três questões que caíram em provas de anos anteriores:
Exemplo 1: Enem 2010 – caderno azul:
Questão 59 do Enem 2010, caderno azul, sobre efeito estufa
Resolução:
Alternativa "d". Nas áreas urbanas, em razão do efeito estufa e das ilhas de calor, há um maior aumento da utilização de energia elétrica porque as indústrias precisam refrigerar suas máquinas, que só funcionam em determinadas faixas de temperatura ou podem, até mesmo, estragar, e também porque, nas residências, os habitantes sentem desconforto por causa do calor e procuram refrigerar-se com o uso de ar-condicionado, ventiladores e assim por diante.
Exemplo 2: Enem 2011– caderno azul:
Questão 90 do Enem 2011, caderno azul, sobre agropecuária e aquecimento global
Resolução:
Alternativa "a".
A principal fonte de metano (CH4), que é um potente gás do efeito estufa, são os ruminantes por meio da fermentação entérica, isto é, a formação de gases no sistema digestivo do boi que emite metano para a atmosfera por via oral e fecal.
Exemplo 3: Enem 2013 – caderno azul:
Questão 67 do Enem 2013, caderno azul, sobre agricultura e aquecimento global
Resolução:
Alternativa "c".
O gabarito dessa questão só considerou a concentração do gás dióxido de carbono na atmosfera, que é o principal gás do efeito estufa. Por meio da fotossíntese, os vegetais capturam o CO2 da atmosfera e transformam-no em gás oxigênio. Assim, um aumento na quantidade de matéria orgânica no solo ajudaria a minimizar o agravamento do efeito estufa.