☰ MENU

Dicas sobre Combustíveis no Enem

Os conteúdos relacionados com os combustíveis no Enem são as reações de combustão dos combustíveis fósseis, seu impacto ambiental e os combustíveis renováveis.

Publicado por Jennifer Rocha Vargas Fogaça
No Enem, caem muitas questões sobre combustíveis fósseis, como a gasolina e o óleo diesel, e combustíveis renováveis, como o etanol e os biocombustíve

Olá, estudantes!

A dica de Química de hoje para você que vai prestar o Enem é sobre o conteúdo de combustíveis. Esse tema costuma ser muito cobrado na prova de Ciências da Natureza e Suas Tecnologias porque está extremamente presente em nosso cotidiano, é um conteúdo interdisciplinar, englobando todas as ciências, como biologia e geografia, é uma necessidade da sociedade moderna e, ao mesmo tempo, tem trazido prejuízos ao meio ambiente.

Esse conteúdo é bastante abrangente e, por isso, existe uma seção completa em nosso site que, se desejar, poderá consultar para inteirar-se mais sobre esse assunto. Para isso, basta clicar aqui.

Para que você se saia bem nas questões que falam sobre combustíveis no Enem, você precisa entender basicamente dois tipos de combustíveis: os fósseis e os renováveis:

* Combustíveis Fósseis: São aqueles originados pela decomposição de organismos vivos ao longo de milhares de anos. Os principais são os derivados do petróleo (principalmente a gasolina e o óleo diesel), o carvão mineral e o gás natural.

A partir da Revolução Industrial, os combustíveis fósseis passaram a ser, e continuam até hoje, os mais utilizados na sociedade para a geração de energia graças à sua eficiência energética. Porém, a queima deles gera alguns gases poluidores. Por isso, é imprescindível saber como ocorrem as reações de combustão completa e incompleta dos compostos orgânicos. Basicamente, a combustão completa dos combustíveis fósseis ocorre quando eles reagem com o oxigênio do ar e produzem gás carbônico (CO2) e água. A seguir temos o exemplo da combustão completa de um dos componentes da gasolina, o isoctano:

C8H18(g) + 25/2 O2 (g) 8 CO2(g) + 9 H2O(l)

Veja que você precisa saber escrever uma equação química e fazer o seu balanceamento correto. Isso porque em muitas provas do Enem já foram cobrados aspectos relacionados com estequiometria das reações de combustão, ou seja, em que você precisa saber calcular as quantidades de reagentes e produtos envolvidos nas reações.

Veja abaixo um exemplo de questão em que esse conteúdo foi cobrado:

Exemplo: Enem -2010 – caderno azul:


Questão 79 do Enem 2010 no caderno azul

Resolução:

Alternativa correta é a letra “d”.

Conforme já dito, a equação balanceada de combustão completa do octano é dada por:

C8H18(g) + 25/2 O2 (g) → 8 CO2(g) + 9 H2O(l)

A- Incorreta. Pela equação da combustão vemos que o oxigênio não é liberado como produto, mas ele é, na verdade, um dos reagentes.

B- Incorreta. O coeficiente estequiométrico para a água é de 9 para 1 de octano.

C- Incorreta. No processo não há consumo de água, mas sim liberação de água.

D- Correta. O coeficiente estequiométrico para o oxigênio é de 12,5 ou 25/2 para 1 do octano.

E- Incorreta. O coeficiente estequiométrico para o gás carbônico é de 8 para 1 do octano.

Outro aspecto relacionado com isso é que o CO2 produzido na queima dos combustíveis fósseis em grandes quantidades pela sociedade, principalmente em automóveis e indústrias, tem aumentado a concentração desse gás na atmosfera. Visto que o CO2 é um gás do efeito estufa, ele tem intensificado esse efeito, levando ao problema do aquecimento global.

Assim, você deve inteirar-se sobre o impacto ambiental que a queima de combustíveis fósseis tem causado e como isso se aplica à vida no planeta, ou seja, quais são as consequências.


Estude sobre as consequências para o meio ambiente do uso de combustíveis fósseis

Veja um exemplo de questão assim:

Exemplo: Enem -2009 – caderno azul:


Questão 1 do Enem 2009 no caderno azul

Resolução:

A alternativa correta é a letra “c”.

O texto no enunciado da questão mostrou que o desmatamento aumentou a concentração de CO2 na atmosfera (o responsável pelo efeito estufa). Assim, uma alternativa viável seria reduzir o desmatamento, que aumentaria o potencial das plantas de absorver o CO2 da atmosfera.

Trata-se da fotossíntese, que faz parte do ciclo do carbono.

Outro problema ambiental que está relacionado com os combustíveis fósseis é a chuva ácida, pois esses combustíveis (principalmente o óleo diesel) possuem resíduos de enxofre, que, quando queimados, formam gases (óxidos de enxofre) que reagem com a água e formam a chuva ácida.

* Combustíveis renováveis:

Os combustíveis fósseis, além de poluírem o meio ambiente, não são renováveis, ou seja, um dia irão se esgotar. Por isso, existe um grande interesse atual em estudos que levem a combustíveis renováveis e que também não gerem impactos ambientais. Entre os principais que você deve estudar estão o etanol e os biocombustíveis (principalmente o biodiesel e o biogás).


Estude sobre os principais biocombustíveis usados hoje, como o biodiesel e o biogás

É importante também saber sobre as fontes de energia consideradas “limpas”, como a eólica, a energia solar, a geotérmica, a maremotriz, a hidráulica e a nuclear. Leia sobre isso no texto a seguir: Energia limpa.

Você deve ter bem em mente que atualmente não existe ainda nenhum tipo de combustível que gere energia totalmente limpa, ou seja, que não cause nenhum impacto ao meio ambiente. Mas essas fontes renováveis mencionadas não emitem substâncias poluentes que irão interferir no ciclo do carbono, principalmente o CO2 e o metano (CH4).

Vejamos agora um exemplo de questão que caiu no Enem cobrando o conteúdo de fontes energéticas limpas:


Questão 56 do Enem 2010 no caderno azul

Resolução:

A alternativa correta é a letra “a”.

Na imagem é ilustrada a energia geotérmica. A 64 km da superfície da Terra existe uma camada denominada magma, em que a elevadíssima temperatura ferve a água dos reservatórios subterrâneos. Assim, a energia geotérmica baseia-se na captação do vapor gerado nesses reservatórios por meio de tubos e canos apropriados. Esse vapor faz as lâminas de uma turbina girar, e um gerador transforma a energia mecânica em elétrica.

Versão mobile

Pesquisa de faculdade

Resultado preliminar da justificativa de ausência no Encceja 2024 sai hoje (7)

Candidatos que tiverem suas justificativas de ausência no Encceja 2024 negadas poderão entrar com novo pedido até 11 de abril.


MEC divulga resultado da lista de espera do ProUni 2025

Os candidatos pré-selecionados pela lista de espera do ProUni 2025 deverão comprovar as informações apresentadas.


Enem 2025: Inep divulga datas e edital de isenção de taxa de inscrição

Podem se inscrever estudantes da rede pública, de baixa renda e participantes do Pé de Meia


Inep abre justificativa de ausência do Encceja 2024

Devem solicitar a justificativa da ausência participantes que se inscrevram para a última edição do exame e não comparceram.


Edital do Encceja 2025 é publicado. Veja datas e regras

Exame é voltado a estudantes que não terminaram os ensinos fundamental ou médio em idade regular


Enem 2024: correção da redação e notas de treineiros estão disponíveis

Inep disponibilizou também a correção detalhada da redação do Enem 2024 para todos candidatos


MEC solta resultado da segunda chamada do ProUni 2025: confira aprovados

Estudantes pré-selecionados na 2ª chamada do ProUni 2025 devem complementar informações


MEC divulga resultado do Fies 2025

Fundo de Financiamento Estudantil ofertou mais de 67 mil vagas em universidades particulares


SiSU 2025: começa a convocação de aprovados na lista de espera hoje (12)

Estudantes devem ficar atentos aos canais oficiais de comunicação das instituições de ensino superior


Fies 2025: inscrições para o programa terminam nesta sexta (7)

Ministério da Educação (MEC) oferece mais de 67 mil vagas na primeira edição do Fies 2025


MEC publica resultado do ProUni 2025

Programa Universidade para Todos ofertou mais de 338 mil vagas em universidades privadas


MEC abre inscrições para o Fies 2025 do primeiro semestre

Mais de 67 mil vagas de financiamento estudantil para o ensino superior privado são oferecidos no Fies 2025 do primeiro semestre