Dicas sobre Separação de Misturas no Enem
Os métodos de separação de misturas no Enem são cobrados de forma relacionada com tratamentos de água, efluentes e lixo, bem como com processos industriais.
Olá, candidatos ao Enem!
A dica de Química para o Enem de hoje é sobre métodos de separação de misturas. Visto que a maioria dos materiais não é encontrada na sua forma pura, isolada, é necessário aplicar os diversos processos de separação de misturas, que podem ser físicos ou químicos, para separar os componentes desejados.
Esse conteúdo vem sendo recorrentemente cobrado no Enem, tendo em vista que essas técnicas são muito empregadas no tratamento de água, na separação do lixo, especialmente a fim de destiná-lo para a reciclagem, e também no tratamento de efluentes, como o esgoto doméstico e os rejeitos industriais e agrícolas.
Visto que o meio ambiente está sendo cada vez mais poluído e que o tema da sustentabilidade está cada vez mais em voga, é de se esperar a presença de questões relacionadas com os métodos de separação de misturas no Enem.
Geralmente as questões de processos de separação de misturas no Enem aparecem relacionadas com esses assuntos de importância ambiental, principalmente o tratamento da água, que utiliza os seguintes processos: sedimentação, decantação, filtração, floculação e flotação. São usados também processos biológicos como a cloração e a fluoretação.
Além dessas técnicas físicas, um -outro método de separação de misturas, que é químico, e que o candidato precisa saber é a destilação. Esse processo é importante porque, além de ser o mais utilizado em laboratórios, é usado também no refino do petróleo e na produção do álcool.
Um ponto importante que o candidato deve ter em mente e que é uma competência exigida na prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias do Enem é entender esses métodos e procedimentos e aplicá-los em diferentes contextos. Em outras palavras, isso significa que você, candidato, deve saber o método de separação de misturas mais indicado para cada caso, como se a mistura for homogênea ou heterogênea. Para ver todos os métodos de separação de misturas e quando cada um se aplica, leia o texto Separação de Misturas.
Agora vejamos três questões sobre processos de separação de misturas no Enem:
Exemplo 1: Enem 2010 – caderno azul:
Questão 55 do Enem 2010 – caderno azul
Resolução: Alternativa “c”.
1- A passagem por eletroímãs para a retirada de materiais metálicos é a separação magnética;
2- O esmagamento da cana promove a retirada do caldo primário, sendo uma extração;
3- O caldo primário passa por filtros, ou seja, há uma filtração.
Exemplo 2: Questão 52 do Enem 2011 – caderno azul:
Questão 52 do Enem 2011 – caderno azul
Resolução: Alternativa “b”.
A adição de cloro à água, ou cloração, é o procedimento de desinfecção da água, sendo a única etapa responsável pela eliminação de micro-organismos.
Exemplo 3: Questão 81 do Enem 2013 – caderno azul:
Questão 81 do Enem 2013 – caderno azul
Resolução: Alternativa “a”.
O sulfato de alumínio é uma substância que aglutina as impurezas em suspensão na água. Assim, são formados flocos que, com o tempo, sedimentam-se (vão para o fundo do tanque) e são separados. O método que mais se ajusta a esse caso é a flotação, que consiste em adicionar bolhas de ar em uma suspensão coloidal para arrastar essas impurezas em suspensão para a superfície, facilitando a remoção.