☰ MENU
  1. Home
  2. Notícias
  3. Enem 2015: Inscrições já passam de 2,5 milhões

Enem 2015: Inscrições já passam de 2,5 milhões

Expectativa do MEC é que esta edição chegue aos 9 milhões de candidatos inscritos até o fim do prazo

Publicado por Érica Caetano
29/05/2015 10h41 , atualizado em 29/05/2015 10h42

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) divulgou na manhã de hoje, 29 de maio, em sua rede social, que a edição de 2015 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já registra 2 milhões 530 mil inscritos em seu sistema. A expectativa do Ministério da Educação (MEC) é que esta edição chegue aos 9 milhões de candidatos inscritos até o fim do prazo, no dia 05 de junho.

Inscreva-se no Enem 2015!
Veja como fazer a inscrição no Enem 2015

Este ano, o Enem possui algumas alterações. Dentre elas, está o aumento no valor da taxa de inscrição para R$ 63. Segundo o Ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, o aumento de R$ 28 na taxa será para pagar as provas dos participantes que não têm isenção de taxa, o que representou na edição passada  aproximadamente 25% do total de inscritos. O pagamento da cobrança será recebido até às 21h59 (horário limite recebido pela agência bancária) do dia 10 de junho, somente em agências do Banco do Brasil e também sem prazo de prorrogação.

É necessário que o candidato ao se inscrever fique atento a alguns detalhes, como a escolha da língua estrangeira de preferência, se deseja utilizar o Enem como certificado de conclusão do Ensino Médio, registrar um endereço de e-mail e número de telefone celular válidos, a cidade onde deseja realizar os testes e, por fim, se necessita de atendimento especial, específico ou ainda utilizar o nome social, já que nenhuma desses itens poderão ser alterados posteriormente.

Problemas no sistema de inscrição como lentidão e até mesmo ficando fora do ar foram registrados por estudantes que tentam fazer as inscrições no maior exame educacional do país. A recomendação do Inep é que os estudantes busquem fazer inscrições em horários alternativos, como o início da manhã e final da noite.

Isenções

Estão automaticamente isentos da taxa de inscrição os participantes que estão cursando este ano o 3º ano do Ensino Médio em escola pública. Também estão isentos de taxa, mas com necessidade de preencher declaração socioeconômica, os membros de famílias com renda mensal por pessoa de até meio salário mínimo ou total de até três salários mínimos, além de participantes que cursaram todo o Ensino Médio na rede pública ou em colégio particular como bolsista integral e que possuem renda familiar per capita até 1,5 salário mínimo. 

Outra novidade em relação a isenção é que aquele estudante que realizar a solicitação de gratuidade de taxa este ano, for beneficiado e não comparecer as provas do Enem 2015, terá obrigatoriamente que efetuar o pagamento da mesma na próxima edição do Exame no ano seguinte, no caso 2016, se for participar.

Veja aqui as outras alterações no Edital do Enem 2015

As provas do Enem estão agendadas para os dias 24 e 25 de outubro. No primeiro dia serão realizadas as provas de Ciências Humanas e de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, no total de 90 questões objetivas, e no segundo dia serão aplicadas as provas de Redação, Matemática e suas Tecnologias e Linguagens e Códigos.

Nesta edição também haverá prazo de 30 minutos entre o fechamento dos portões (13h) e o início das provas (13h30). Até o ano passado, o horário era o mesmo (13h). Os malotes de provas também serão abertos na frente dos participantes, ao contrário do que era feito anteriormente. Há também novas opções de atendimento especializado e específico. Outra novidade no Enem 2015 é que treineiros poderão testar o Enem Digital.

A inscrição no Enem 2015 permite que o candidato possa concorrer nas duas edições realizadas ao ano do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), do Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec), para cursos técnicos, e do Programa Universidade para Todos (ProUni), que ocorrerão ainda este ano.

Além disso, também permite que o estudante solicite o financiamento estudantil em uma universidade privada por meio do Fies, conseguir certificado de conclusão do Ensino Médio (desde que a opção tenha sido feita no ato da inscrição do Enem), intercâmbio de línguas, através do Ciência sem Fronteiras, e por fim e o mais recente, ingressar em instituições de ensino superior em Portugal. Mais detalhes no Edital ou através do telefone 0800-616161. 

Versão mobile

Pesquisa de faculdade

Enem 2024: pedidos de isenção de taxa de inscrição podem ser feitos somente até hoje

Também termina hoje prazo para justificar ausência no Enem 2023


Enem 2024: pedido de insenção da taxa já pode ser feito

Prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição do Enem 2024 segue aberto até 26 de abril


Inep solta datas e edital da isenção de taxa do Enem 2024

Instituto responsável pela aplicação do exame também informou datas para fazer justificativa de ausência do Enem 2023


MEC divulga resultado da lista de espera do ProUni 2024

Estudantes devem comprovar as informações de amanhã (23) até o dia 4 de abril nas instituições que ofereceram bolsa de estudo


MEC libera resultado do Fies 2024

Estudantes pré-aprovados devem complementar os dados será de 22 a 26 de março


Enem 2023: Inep divulga espelho da redação e notas dos treineiros

Dados foram divulgados pelo Inep na tarde de hoje, pouco mais de dois meses da realização do exame


MEC abre inscrição do Fies 2024

Para participar, é necessário ter feito o Enem e ter de um a três salários mínimos


Fies Social 2024: edital do programa está disponível

Fies 2024 conta com mudanças e ofertará mais de 112 mil vagas em financiamentos estudantis para o ensino superior neste ano


MEC publica 2ª chamada do ProUni 2024

Candidatos devem comprovar dados até o dia 12 de março nas universidades


MEC divulga resultado do ProUni 2024

Candidatos pré-selecionados devem comprovar informações de hoje até dia 20 de fevereiro


Inscrições para o ProUni 2024 terminam nesta sexta (2)

Ministério da Educação (MEC) oferece mais de 400 mil bolsas de estudo, maior número desde 2005


Resultado do Sisu 2024 está publicado

O MEC divulgou os resultados do Sisu 2024, confira esta e outras informações do programa