Estudante supera medo da redação e obtém nota 1000 no Enem
Jovem do Rio Grande do Norte revela como venceu o medo da redação e dá dicas para obter nota máxima no Enem
“Eu tinha muito medo de redação. Eu escutava ‘redação’ e me tremia todinha”. Esse era o sentimento de Nayra Delany de Amorim Alves, 18 anos, de Rio Grande do Norte (RN), uma das 53 pessoas que tiraram nota 1.000 na redação do Enem 2019.
Quase 4 milhões de inscritos fizeram a prova de redação no dia 3 de novembro, cujo tema foi “Democratização de acesso ao cinema no Brasil”. Alguns consideraram o tema fácil, enquanto outros ficaram surpresos, achando o assunto difícil por ser muito específico.
Nayra concorda com o segundo time. “Achei o tema específico e penso que nenhum cursinho trabalhou esse assunto em particular. Pode ter trabalhado cultura, mas cinema não. Na hora de desenvolver a redação, a fiz baseada em cultura”, relembra.
Leia a correção comentada da redação do Enem 2019
Medo
Para driblar o tal medo, em especial de não saber nada sobre o tema, Nayra comenta que fazia todos os temas de redações que apareciam pela frente. “Por eu ter esse medo, focava bastante na redação. Eu vi minha evolução durante o ano. Fui para a prova do Enem bem confiante”.
Mas, na hora do Enem 2019, nem tudo foram flores para a jovem. Conforme ela conta, quando sentou na cadeira na sala e abriu a proposta de redação, viu que o tema era cinema, algo tão específico, aí bateu aquele gelo.
“Eu saí da prova meio pra baixo, com aquela coisa: fiz o que tinha pra fazer, mas não acho que foi minha melhor redação. Por isso, a nota foi uma surpresa muito grande”, comemora.
A estudante estava na autoescola quando saiu a nota 1.000 na redação. “Eu comecei a chorar no cantinho, na última cadeira e escondendo para ninguém ver”.
Veja como tirar nota 1.000 na redação do Enem
Preparação
Natural de Pau dos Ferros, no Rio Grande do Norte, Nayra mudou-se para a capital do Ceará para se preparar melhor para vestibulares de Medicina. "Em Fortaleza há melhores cursinhos", explica a estudante.
“Medicina é um sonho desde pequena. Sempre tive isso na minha cabeça e me dediquei bastante. Quando era pequena, pedi para o meu pai um esqueleto para estudar todos os ossos porque sabia que queria ser ortopedista”, conta, emocionada.
Por saber da importância de ter uma nota boa na redação para conseguir passar para Medicina, Nayra resolveu fazer o cursinho específico de redação do professor Diego Pereira, conhecido por ter outros estudantes que conseguiram nota 1000. “Minhas notas no ensino médio eram muito baixas, então eu vi que tinha que sentar, ler e praticar para melhorar”, analisa.
O curso é ministrado uma vez por semana. Segundo a estudante, no início ela fazia uma redação por semana, mas, mais perto do Enem, escrevia quatro ou cinco textos por semana.
“Eu tinha um medo surreal de cair um tema que não sabia, então anotava todos os temas e escrevia dissertações", afirma Nayra.
Para a jovem, a específica de redação foi muito importante e a ajudou muito. “O curso foi uma benção em minha vida. O professor é um profissional excelente”, elogia.
Saiba como escolher um cursinho pré-vestibular
Dicas
A estudante nota 1.000 na redação do Enem 2019 divide várias dicas para você também conseguir esse feito. Anote!
• Pratique muito. Escreva bastante!
• Assista aos telejornais.
• Leia muito para ter repertório para escrever sobre qualquer tema. Os corretores gostam que você relacione o tema com história e filosofia, por exemplo.
• Não se preocupe com o tema, você tem que ter método.
• Mantenha a calma. Sei que é clichê, mas controlar a ansiedade é essencial.