Universidade Federal de Pernambuco - UFPE
A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) não realiza prova em sua primeira fase do vestibular, sendo válido somente o Enem.
Os trabalhos da Universidade Federal de Pernambuco tiveram início em 1946, quando a instituição ainda recebia o nome de Universidade do Recife e era constituída pelo agrupamento de diversas faculdades do estado. Somente 19 anos depois é que a instituição foi federalizada e, desde então, vem trabalhando com a missão de promover um ambiente adequado ao desenvolvimento de pessoas e à construção de conhecimentos e competência, contribuindo, assim, para a sustentabilidade da sociedade, através do ensino, pesquisa, extensão e gestão.
A UFPE tem se destacado como uma das melhores universidades públicas do país, estando entre as melhores da região Norte-Nordeste. No Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), realizado em 2011, a instituição obteve nota 4 no conceito universidades, ficando com média 3,69 no Índice Geral de Cursos (IGC).
CAMPI
- Campus Recife
Avenida Professor Moraes Rêgo, nº 1.235, Cidade Universitária, Recife – PE
(81) 2126-7850
Administração, Arqueologia, Arquitetura e Urbanismo, Artes Visuais, Biblioteconomia, Biomedicina, Ciência da Computação, Ciência Política, ciências Atuariais, Ciências Biológicas (bacharelado, ciências ambientais e licenciatura), Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Ciências Sociais (bacharelado e licenciatura), Cinema e Audiovisual, Dança, Design, Direito, educação Física (bacharelado e licenciatura), Enfermagem, engenharia Biomédica, Engenharia CArtográfica, Engenharia Civil, Engenharia da Computação, Engenharia de Almiemntos, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Energia, Engenharia de Materiais, Engenharia de Minas, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Eletrônica, Engenharia Mecânica, Engenharia Naval, Engenharia Química, Estatísica, Expressão Gráfica, Farmácia, Filosofia (bachalerado/licenciatura), Física (bacharelado e licenciatura), Fisioterapia, Fonoaudiologia, Geografia, Geologia, Gestão da Informação, História, Hotelaria, Jornalismo, Letras (bacharelado/licenciatura), Matemática (bacharelado e licenciatura), Medicina, Museologia, Música (Canto, Instrumento e Licenciatura), Nutrição, Oceanografia, Odontologia, Pedagogia, Psicologia, Publicidade e Propaganda, Química (bacharelado e licenciatura), Química Industrial, Rádio, TV e Internet, Secretariado, Serviço Social, Sistemas de Informação, Teatro, Terapia Ocupacional e Turismo.
- Campus Caruaru
Rodovia BR-104, KM 59, Nova Caruaru, Caruaru - PE
(81) 2126-7771
Administração, Ciências Econômicas, Comunicação Social, Design, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Física (licenciatura), Matemática (licenciatura), Medicina, Pedagogia e Química.
- Campus Vitória de Santo Antão
Rua Alto do Reservatório, s/nº, Bela Vista, Vitória de Santo Antão - PE
cav@ufpe.br
(81) 3523-0670 / 3523-3351
Ciências Biológicas (licenciatura), Educação Física (bacharelado e licenciatura), Enfermagem, Nutrição (bacharelado) e Saúde Coletiva.
INFRAESTRUTURA
Com verbas do Programa de Apoio ao Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), a UFPE conseguiu realizar a reforma de suas bibliotecas. O investimento chegou a R$ 126 mil. Dentre as melhorias, destacam-se a aquisição de novo mobiliário, a troca dos aparelhos de ar-condicionado, um acervo de mais de 84 mil exemplares, além de computadores e televisores. Foram construídos também espaços como a Seção de Estudos e Acompanhamento Pedagógico e a Coordenação de Comunicação e Design. Os equipamentos dos laboratórios de informática também foram trocados e foram adquiridos 11 novos pianos, para o Departamento de Música, avaliados em quase R$ 200 mil.
FORMAS DE INGRESSO
- Vestibular Tradicional
O vestibular de 2º semestre da UFPE acontece em duas fases. Na primeira, é utilizado o desempenho do estudante no Enem. Ou seja, o candidato que deseja ingressar na UFPE precisa, obrigatoriamente, participar do Enem, já que ele vale como a primeira fase do processo seletivo da instituição. Na segunda etapa, as provas são diferenciadas em função do curso escolhido pelo estudante. Neste caso, entram os cursos de Engenharias, de Música e Dança. Nestas duas últimas graduações, os concorrentes precisam realizar prova de habilidades específicas.
- Enem e SiSU
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é usado pela instituição como substituto de sua primeira fase do processo seletivo, no 2º semestre. Já no 1º, todas as vagas são disponibilizadas através do Sistema de Seleção Unificada (SiSU). Porém, é preciso ficar atento, já que as datas de inscrição para o Sistema são liberadas pelo próprio Ministério da Educação (MEC), sem vínculo com a Universidade. Portanto, os estudantes que desejam prestar vestibular nessa Universidade precisam impreterivelmente realizar o Enem.
- Sistema de Cotas
A Universidade Federal de Pernambuco usa a reserva de vagas para estudantes que cursaram todo o Ensino Médio em escolas públicas, obedecendo à Lei 12.711, de 2012, sancionada pela presidente Dilma Rousseff. A instituição adotou o sistema de cotas sociais de forma gradativa. Atualmente, 50% das vagas estão disponíveis para os alunos vindos de instituições públicas de ensino.
ENSINO A DISTÂNCIA
Os cursos ofertados pela UFPE na modalidade Ensino a Distância (EaD) são interligados ao Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). A instituição possui 12 polos espalhados pelo estado de Pernambuco e oferta aulas para cinco cursos de graduação: Bacharelado em Ciências Contábeis, Licenciatura em Geografia, Licenciatura em Letras - Língua Espanhola, Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa e Licenciatura em Matemática. Também oferta o curso de Licenciatura em Educação Intercultural (para professores indígenas) e os cursos de Licenciatura e de Bacharelado em Libras, na modalidade a distância.
PÁGINA ELETRÔNICA
REDES SOCIAIS