☰ MENU
  1. Home
  2. Notícias
  3. Fuvest 2021: professores consideram provas da segunda fase do Vestibular exigentes e conteudistas

Fuvest 2021: professores consideram provas da segunda fase do Vestibular exigentes e conteudistas

Provas da segunda etapa foram encerradas ontem (22), com mais de 8,3% de abstenção

Publicado por Silvia Tancredi
23/02/2021 18h55 , atualizado em 23/02/2021 19h07
Crédito: Marcos Santos / USP Imagens
Crédito da Imagem: Marcos Santos / USP Imagens

A Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest) aplicou no último domingo e segunda-feira, 21 e 22 de fevereiro, as provas da segunda fase do Vestibular 2021. O processo seletivo é o mais concorrido do país.

No total, 33.315 candidatos foram convocados para a segunda etapa. No primeiro dia, 2.563 faltaram, registrando abstenção de 7,69%.Já no segundo dia, 2.788 estudantes não compareceram, gerando taxa de 8,36% de ausentes. 

A  maioria dos concorrentes que faltaram são da Grande São Paulo. Em seguida, vieram pessoas de Campinas e Ribeirão Preto.

O número de candidatos que faltaram às provas neste ano é um pouco maior do que o vestibular de 2020, que encerrou com 7,5% de abstenção

1º dia Fuvest 2021

No primeiro dia, o vestibular 2021 da Fuvest contou com dez questões discursivas de língua portuguesa. As perguntas abordaram temas atuais, por meio de diversos tipos de textos, envolvendo política, sociedade, ciência e meio ambiente.

Para Wander Azanha, coordenador do Curso Pré-Vestibular Oficina do Estudante, a parte de gramática da prova de língua portuguesa foi interessante e tranquila. Já a de literatura foi difícil.

"Fuvest sendo Fuvest! Não houve literatura comparada entre obras, algo que a Fuvest tem feito nos últimos anos, e neste ano não ocorreu. O candidato teria que ter lido a obra, estudado e entendido a obra para fazer as questões de Literatura", avalia.

A equipe de professores do Oficina considerou duas perguntas como as mais complexas. "A pergunta sobre Drummond, com um poema que não era fácil; e uma de Quincas, com trecho bem difícil, trabalhoso para os estudantes resolverem", comenta.

Redação

A redação teve como tema “O mundo contemporâneo está fora da ordem?”. Para desenvolver a proposta textual, os vestibulandos tiveram como apoio cinco textos. O segundo deles foi um trecho do poema “Máquina do Mundo”, que está inserida na obra Claro Enigma de Carlos Drummond de Andrade, que compõe a lista dos livros da Fuvest desse ano.

Segundo a professora de Português do Curso Pré-Vestibular Oficina do Estudante, Jéssica Vasconcelos Dorta, o tema teve cunho social, político e econômico, como já costuma ser trabalhado pela Fuvest.

"O participante poderia traçar um percurso relacionando aos cinco textos, principalmente, inserindo essas temáticas dentro desse mundo neoliberal. Tranquilo para os estudantes que participam ativamente dentro das práticas sociais e acompanha as mudanças que temos enfrentando", acredita.

2º dia Fuvest

No segundo dia, os candidatos responderam 12 questões de disciplinas conforme o curso de escolha. Concorrentes do curso de Medicina, por exemplo, responderam questões de Biologia, Química e Física. No caso de Engenharia Civil, houve questões de Física e Matemática. 

O coordenador do Curso Pré-Vestibular Oficina do Estudante, Wander, comenta que a prova de biologia foi interessante, pois teve uma questão sobre Covid-19, onde relacionaram fisiologia humana e com os métodos de identificação do vírus.

História cobrou temas clássicos e com dificuldade média pra difícil, de acordo com o coordenador. A prova de Geografia foi bem equilibrada, com temas físicos e sociais. "Os assuntos eram atuais, fazendo o candidato refletir sobre a sociedade na qual ele vive. Havia bom material de apoio para os participantes conseguirem pensar nas questões", analisa.

Por outro lado, para o coordenador, a prova de física foi muito exigente. Já matemática foi considerada uma prova bastante conteudista, técnica e sem muita contextualização. Química foi trabalhosa, mas bem-feita, com conteúdos previstos para Fuvest.

"Em resumo, o velho clichê: Fuvest sendo Fuvest! Uma prova bem exigente, conteudista, com alguns pedidos complicados e questões bem difíceis", conclui o coordenador Wander

Habilidades

Inscritos nos cursos de Artes Visuais, Artes Cênicas e Música também estão passando por Testes de Habilidades Específicas até o próximo dia 27. Somente fará essas provas quem passou para a segunda fase.

Resultado e vagas

A previsão é que o resultado do vestibular 2021 da Fuvest saia no dia 19 de março. Estão previstas mais duas chamadas, nos dias 29 de março e 5 de abril.

O vestibular oferece 8.241 vagas em cursos ministrados pela Universidade de São Paulo (USP). Os campi situam-se nas cidades de São Paulo, Bauru, São Carlos, Lorena, Piracicaba, Pirassununga e Ribeirão Preto.

Metade das vagas de cada curso de graduação é reservada para candidatos que estudaram integralmente o ensino médio na rede pública de ensino Na reserva de vagas consta o percentual para autodeclarados pretos, pardos e indígenas.

Saiba tudo sobre o vestibular da Fuvest

Concorrência

O curso de Medicina seguiu a tradição e continua sendo o mais procurado do processo seletivo. A carreira é oferecida em São Paulo e no interior, nas cidades de Ribeirão Preto e de Bauru.

Veja abaixo os cinco cursos mais procurados:

1) Medicina - 154,6 candidatos por vaga (c/v)
2) Medicina (Ribeirão Preto) - 129,1 c/v
3) Medicina (Bauru) - 78,4 c/v
4) Psicologia - 78,1 c/v
5) Relações Internacionais - 55,3 c/v

Para mais detalhes, acesse o Manual do Candidato e o site da Fuvest.

Versão mobile

Pesquisa de faculdade

Enem 2024: pedidos de isenção de taxa de inscrição podem ser feitos somente até hoje

Também termina hoje prazo para justificar ausência no Enem 2023


Enem 2024: pedido de insenção da taxa já pode ser feito

Prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição do Enem 2024 segue aberto até 26 de abril


Inep solta datas e edital da isenção de taxa do Enem 2024

Instituto responsável pela aplicação do exame também informou datas para fazer justificativa de ausência do Enem 2023


MEC divulga resultado da lista de espera do ProUni 2024

Estudantes devem comprovar as informações de amanhã (23) até o dia 4 de abril nas instituições que ofereceram bolsa de estudo


MEC libera resultado do Fies 2024

Estudantes pré-aprovados devem complementar os dados será de 22 a 26 de março


Enem 2023: Inep divulga espelho da redação e notas dos treineiros

Dados foram divulgados pelo Inep na tarde de hoje, pouco mais de dois meses da realização do exame


MEC abre inscrição do Fies 2024

Para participar, é necessário ter feito o Enem e ter de um a três salários mínimos


Fies Social 2024: edital do programa está disponível

Fies 2024 conta com mudanças e ofertará mais de 112 mil vagas em financiamentos estudantis para o ensino superior neste ano


MEC publica 2ª chamada do ProUni 2024

Candidatos devem comprovar dados até o dia 12 de março nas universidades


MEC divulga resultado do ProUni 2024

Candidatos pré-selecionados devem comprovar informações de hoje até dia 20 de fevereiro


Inscrições para o ProUni 2024 terminam nesta sexta (2)

Ministério da Educação (MEC) oferece mais de 400 mil bolsas de estudo, maior número desde 2005


Resultado do Sisu 2024 está publicado

O MEC divulgou os resultados do Sisu 2024, confira esta e outras informações do programa