☰ MENU
  1. Home
  2. Enem
  3. Dicas para o Enem
  4. Dicas de Linguagens e Redação para o Enem
  5. Redação do Enem: Em busca da nota 1.000 na redação do Enem

Redação do Enem: Em busca da nota 1.000 na redação do Enem

Para alcançar a nota 1.000 na redação do Enem, o candidato precisa seguir algumas dicas que são essenciais na elaboração de uma dissertação-argumentativa.

Publicado por Luana Castro Alves Perez
Manter-se informado e ler bastante são algumas das dicas para quem quer alcançar a tão sonhada nota mil na redação do Enem

Se você é daqueles candidatos que não se contentam com pouco e estão sempre em busca da perfeição quando o assunto é a escrita, este texto é para você. Nós sabemos que redigir um texto perfeito, digno de nota máxima, não é tarefa fácil, mas existem algumas dicas importantes que vão deixar você mais perto de uma pontuação invejável na redação do Enem.

Para dar a você uma dimensão do desafio, um dado interessante: dos mais de cinco milhões de textos corrigidos no Enem 2013, apenas 481 redações receberam a pontuação máxima. Alcançar a nota 1.000 deixa qualquer aluno envaidecido, mas também deixa o candidato bem pertinho da tão sonhada vaga, já que a redação corresponde a 20% do valor total da prova. Acompanhe o passo a passo para a conquista da redação perfeita e bons estudos!

1- Em primeiro lugar... domine a estrutura da dissertação-argumentativa: Você certamente sabe que é esse o tipo de texto cobrado na redação do Enem, portanto, é imprescindível que você conheça todos os seus aspectos. Na dissertação-argumentativa, o candidato expõe uma tese em dois ou três parágrafos argumentativos, que levarão à conclusão no último parágrafo, no qual você apresentará sua proposta de intervenção, característica da redação do Enem.

2- Ler é a maior motivação para quem quer escrever: Quem não se sente encorajado, depois de uma boa leitura, a aventurar-se no universo da escrita? Ler é uma incrível fonte de inspiração, nada nos ensina mais do que o contato com os diferentes tipos de textos. Não vale ficar preso apenas a um tipo de leitura, pois conhecer os diferentes gêneros auxilia não só na redação, mas também na prova de Linguagens e códigos.

3- Não subestime a importância dos textos motivadores: Você vai encontrar, na redação do Enem, quatro textos motivadores que fornecerão elementos para que você escreva seu texto. Eles estão lá para te motivar e para te informar sobre determinado assunto, ainda que você não tenha conhecimento prévio sobre ele. Aproveite a coletânea e tire dela subsídios para defender sua tese.


Alcançar a nota máxima na redação do Enem é uma tarefa difícil, mas não impossível!

4- Incremente seu texto: A intertextualidade é uma boa dica para deixar seu texto mais rico e interessante. Para estabelecer um diálogo eficiente com os chamados textos-fontes, faça menção a trechos de livros, de filmes e músicas. Esse conhecimento geral e interdisciplinar é bem-vindo no momento da escrita.

5- Organize as ideias de seu texto: De nada adianta ter ótimas ideias se elas não estiverem organizadas de acordo com sua relevância dentro do texto. Os argumentos precisam obedecer a uma sequência lógica, de maneira a favorecer a progressão discursiva no texto. A leitura de textos argumentativos, disponíveis em sites, jornais ou revistas de credibilidade, pode ajudar o candidato a perceber como se dá essa organização.

6- Mantenha-se informado: Para não ser pego de surpresa na hora da prova e ter a difícil tarefa de escrever sobre um tema que você desconhece, mantenha-se informado. Analisando todos os temas cobrados até hoje, de 1998 a 2013, é fácil observar que o Enem preza pelos temas de relevância nacional, sobre os quais os candidatos devem discorrer e mostrar que estão de acordo com os princípios de cidadania e ética. Além de te deixar bem informado, a leitura de diferentes tipos de textos auxilia no desenvolvimento dos argumentos e na elaboração da estrutura da redação.

Versão mobile

Pesquisa de faculdade

Inscrição do Enem 2024 pode ser feita somente até hoje (14)

Prazo para se inscrever nas provas do Enem 2024 termina nesta sexta-feira, 14 de junho


Enem 2024: inscrição é prorrogada pelo Inep

Agora, inscrição no Enem 2024 poderá ser feita até 14 de junho, conforme o Inep


Enem 2024: saiba até quando pode pagar a taxa de inscrição do exame

Inscrições para o Enem 2024 foram prorrogadas até a sexta-feira, 14 de junho


Inscrição para o Enem 2024 termina nesta sexta (7)

Ministério da Educação (MEC) garantiu novo prazo de inscrição do Enem 2024 para moradores do Rio Grande do Sul


Inscrições do Enem 2024 estão abertas

Provas do Enem 2024 serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro


Enem 2024: resultado dos pedidos de isenção da taxa de inscrição será liberado hoje (13)

Candidatos que desejarem entrar com recurso contra este resultado pode fazer o procedimento até o próximo dia 17


Inep anuncia datas do Enem 2024

Provas do Enem 2024 serão aplicadas em novembro. Notas do exame são porta de entrada para ensino superior.


Edital do Enem 2024 é divulgado

Documento apresenta datas e orientações sobre o maior exame educacional do Brasil


Enem 2024: pedidos de isenção de taxa de inscrição podem ser feitos somente até hoje

Também termina hoje prazo para justificar ausência no Enem 2023


Enem 2024: pedido de insenção da taxa já pode ser feito

Prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição do Enem 2024 segue aberto até 26 de abril


Inep solta datas e edital da isenção de taxa do Enem 2024

Instituto responsável pela aplicação do exame também informou datas para fazer justificativa de ausência do Enem 2023


MEC divulga resultado da lista de espera do ProUni 2024

Estudantes devem comprovar as informações de amanhã (23) até o dia 4 de abril nas instituições que ofereceram bolsa de estudo