Universidade Federal de Goiás – UFG
Mais antiga universidade federal do estado, UFG foi criada em 1960 e oferece mais de 155 cursos de graduação
A Universidade Federal de Goiás (UFG) foi criada em 14 de dezembro de 1960, mediante a incorporação de cinco escolas superiores que já existiam, na época, na cidade de Goiânia: a Faculdade de Direito, a Faculdade de Farmácia e Odontologia, a Escola de Engenharia, o Conservatório de Música e a Faculdade de Medicina.
Essas escolas estavam localizadas na região que abrange o primeiro campus da UFG, Colemar Natal e Silva, no setor Universitário, no centro de Goiânia.
O segundo campus da UFG, chamado Samambaia, foi criado em 4 de maio de 1971 e situa-se no setor Itatiaia, na região norte da capital goiana. Na época, o espaço já contemplava as Escolas de Medicina Veterinária e Agronomia.
O primeiro campus fora da sede da UFG foi implantado na cidade de Jataí, em 1980, e em meados dessa década foi criado o campus em Catalão. Atualmente, esses dois campi foram desmembrados da UFG e deram origem a outras duas universidades federais: de Jataí (UFJ) e de Catalão (UFCat).
Na década de 90, a UFG passou a oferecer o curso de Direito também na cidade de Goiás, antiga capital do estado. Em 2009, foi criado o campus da UFG em Goiás, com a oferta de mais cursos. O último campus foi criado em 2012, em Aparecida de Goiânia, na região metropolitana da capital.
Campus e cursos
Campus Colemar Natal e Silva
5ª Avenida, Setor Leste Universitário – Goiânia/GO
Cursos: Engenharia Civil, Engenharia Ambiental, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia de Computação, Direito, Pedagogia, Psicologia, Enfermagem, Fisioterapia, Medicina, Nutrição, Odontologia e Biotecnologia
Campus Samambaia
Avenida Esperança, s/nº, Vila Itatiaia – Goiânia/GO
Cursos: Agronomia, Engenharia de Alimentos, Engenharia Florestal, Artes Cênicas, Direção de Arte, Música, Musicoterapia, Medicina Veterinária, Zootecnia, Arquitetura e Urbanismo, Artes Visuais, Licenciatura em Artes Visuais, Design de Ambientes, Design de Moda, Design Gráfico, Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, História, Filosofia, Ciências Sociais, Ciências Sociais - Políticas Públicas, Museologia, Relações Internacionais, Biblioteconomia, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas, Gestão da Informação, Educação Física, Dança, Letras (Bacharelado em Estudos Linguísticos, Bacharelado em Estudos Literários, Licenciatura em Inglês, Licenciatura em Espanhol, Licenciatura em Francês, Licenciatura em Português, Licenciatura em Libras), Geografia (Bacharelado em Análise Ambiental, Bacharelado em Planejamento Urbano e Regional e Licenciatura), Ciências Ambientais, Ecologia, Análise Ambiental, Biomedicina, Ciências Biológicas (Bacharelado e Licenciatura), Física, Engenharia Física, Física Médica, Ciência da Computação, Engenharia de Software e Sistemas de Informação, Matemática e Estatística, Química (Bacharelado, Bacharelado Industrial e Licenciatura) e Engenharia Química.
Campus Aparecida – site
R. Mucuri, s/n, Setor Conde dos Arcos - Aparecida de Goiânia/GO
Cursos: Engenharia de Produção, Engenharia de Transportes e Geologia
Regional Goiás - site
Unidade Acadêmica Especial de Ciências Humanas
Praça Brasil Ramos Caiado, nº 35, Centro – Goiás/GO
Cursos: Filosofia e licenciatura em Educação do Campo
Unidade Acadêmica Especial de Ciências Sociais Aplicadas
Avenida Bom Pastor, S/N, Bairro Areião – Goiás/GO
Cursos: Arquitetura e Urbanismo, Administração, Direito, Direito (Pronera) e Serviço Social.
Infraestrutura
O campus de Goiânia é dividido em duas unidades educacionais, que compreendem cerca de diversas unidades, dentre elas, faculdades, escolas, institutos e centros de ensino em graduação e pós-graduação. Além disso, cerca de 80 laboratórios integram a infraestrutura da instituição na capital goiana.
Bibliotecas, Centro Editorial e Gráfico, Museu Antropológico, Hospital das Clínicas e Veterinário, Rádio e TV Universitária, Planetário, Unidade de Conservação e Restaurante Universitário também são alguns dos espaços que compõem a estrutura física da Universidade em Goiânia, Aparecida de Goiânia e Goiás.
Como entrar na UFG
Enem
Para ingressar nos cursos oferecidos pela UFG, é necessário se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (SiSU), que usa as notas do Enem do ano anterior ao processo seletivo. No total, são oferecidas 150 opções de cursos de graduação.
Vestibulares específicos
Apenas os seguintes cursos não estão no SiSU:
• Libras (vagas exclusivas para candidatos surdos - UFGInclui)
• Licenciatura em Educação no Campo/Regional Goiás
• Licenciatura Intercultural
• Música (Canto, Composição, Educação Musical, Ensino do Canto, Ensino do Instrumento Musical, Instrumento Musical e Regência
• Cursos ministrados na modalidade a distância (EaD)
Esses cursos possuem processos seletivos próprios. O curso de Música, por exemplo, exige Testes de Habilidades Específicas (THE), além do Enem.
Ensino a Distância
Desde 2007, a universidade conta com o Centro Integrado de Aprendizagem em Rede (CIAR), que implementa e organiza as atividades oferecidas via Ensino a Distância (EaD).
A UFG disponibiliza os seguintes cursos de graduação ministrados a distância: bacharelado em Administração Pública e licenciaturas em Artes Visuais, Artes Cênicas, Ciências Biológicas, Educação Física, Física e Matemática.
Os vestibulares para cursos EaD têm editais específicos. Mais detalhes podem ser vistos neste site.
Cotas
Por ser universidade federal, a UFG adota, desde 2012, a Lei 12.711/12 ou Lei de Cotas, que garante que metade das vagas deve ser reservada para candidatos que estudaram o ensino médio em escolas públicas.
Além disso, a universidade também garante, por meio do Programa UFGInclui, uma vaga extra em cada curso de graduação para indígenas e negros (pretos e pardos) quilombolas.
CONTATOS
Site l site do vestibular
Telefone: (62) 3521-1000