UOL - O melhor conteúdo
Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Notícias
  3. Inep divulga resultado do Enem 2014

Inep divulga resultado do Enem 2014

Participaram desta edição mais de 6 milhões de estudantes. Boletim de desempenho informa nota em cada prova.

Publicado por Érica Caetano
13/01/2015 20h36 , atualizado em 13/01/2015 20h47

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibilizou hoje, 13 de janeiro, o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2014, cujas provas foram aplicadas nos dias 08 e 09 de novembro. Através do CPF ou número de inscrição e senha, o candidato poderá visualizar as notas das provas por área de conhecimento. Confira:

Resultado Enem 2014

No primeiro dia, os participantes foram condicionados a 90 questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias e de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, das 13h às 17h30. No dia seguinte, eles responderam outras 90 questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias, mais a Redação, entre 13h e 18h30. A redação teve como tema “Publicidade infantil em questão no Brasil", o que surpreendeu os candidatos. O Super Vestibular disponibilizou a correção comentada dos dois dias de Exame, realizada em parceria com o Colégio e Cursinho Oficina do Estudante, além da análise da redação.

Segundo balanço preliminar divulgado no fim do último dia de provas do Enem, pelo então Ministro da Educação, Henriquem Paim, houve uma queda no número de abstenção nesta edição. O Enem 2014 teve 28,6% de abstenções dos 8.721.946 estudantes inscritos, enquanto no ano passado este número foi de 29,7%. Nos dois dias de provas foram eliminados 236 inscritos por uso indevido de telefones celulares. Levando em conta os demais casos, o número de eliminações chegou a 1.519.

Sistema TRI

De acordo com o Guia do Participante, a nota da prova objetiva não é calculada levando-se em conta somente o número de questões corretas, mas também a coerência das respostas do participante diante do conjunto das questões que formam a prova realizada. Sendo assim, mesmo que o candidato confira quantas questões acertou, ele ainda não saberá ao certo a nota que ele tirou nos exames.

Em 2009, o Enem passou por uma reformulação, na qual o Inep adotou uma nova metodologia de correção das questões objetivas: a Teoria de Resposta ao Item (TRI). Além de avaliar as habilidades e conhecimentos do estudante, ela também foi instituída com a proposta de detectar os chutes cometidos pelos alunos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Saiba mais sobre o Sistema TRI

A partir dessa ideia, o Inep dividiu as questões objetivas do Enem conforme os graus de dificuldade. A prova é constituída, basicamente, por 25% de perguntas fáceis, 50% intermediárias e 25% difíceis. Segundo a TRI, o candidato que erra questões fáceis não consegue responder as difíceis e vice-versa. Assim, após identificar o perfil do aluno, o sistema detecta as respostas fora do padrão, considerando-as como “chutes”.

Fraudes no Enem 2014

Estão sendo investigadas algumas denúncias de fraude nas provas do Enem 2014. Uma delas está relacionada a redação, já que um estudante do Piauí denunciou ter recebido o tema da redação horas antes dos testes do segundo dia serem iniciados. A Superintendência da Polícia Federal (PF) do Estado realizou perícia no aparelho do jovem e confirmou o vazamento do conteúdo, e continua seguindo com as investigações.

O Enem foi criado pelo Ministério da Educação (MEC) em 1998 com o objetivo de avaliar o desempenho do estudante ao fim da escolaridade básica. A participação no Exame permite que o candidato possa concorrer nas duas edições realizadas ao ano do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), do Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec), para cursos técnicos, e do Programa Universidade para Todos (ProUni), que ocorrerão em 2015.

Além disso, também permite que o estudante solicite o financiamento estudantil em uma universidade privada por meio do Fies, conseguir certificado de conclusão do ensino médio (desde que a opção tenha sido feita no ato da inscrição do Enem), intercâmbio de línguas, através do Ciência sem Fronteiras, e por fim e o mais recente, ingressar em duas instituições de ensino superior em Portugal.

Outros esclarecimentos além dúvidas podem ser sanadas por meio da Central de Atendimento do MEC, através do telefone 0800 616161. Informações mais detalhadas também podem ser obtidas por meio do Edital.

Veja também

Unifal (MG) recebe inscrição para Medicina e outros cursos no Vestibular 2026
Universidade Federal de Alfenas (Unifal) oferece mais de 700 vagas em Vestibular 2026 complementar ao SiSU
MEC encerra inscrição do ProUni 2025.2 hoje (4)
Programa Universidade para Todos oferta mais de 211 mil bolsas de estudo em universidades particulares
Encceja PPL 2025: adesão de Órgão Prisionais encerra hoje (04)
Os Órgãos de Administração Prisional devem indicar Responsáveis Estaduais.
ProUni 2025.2: último dia de inscrição
O programa oferece bolsa de estudo parcial e integral para cursos de graduação em universidades privadas.
Prova Nacional Docente (PND) 2025: solicitação de isenção de taxa encerra hoje (04)
A prova pode ser utilizada como etapa única ou complementar de concursos públicos de professores.
Etec Vestibulinho 2025.2: mais de 64 mil farão prova no domingo (6); veja cursos mais concorridos
Candidatos do Vestibulinho 2025.2 da Etec, em São Paulo, concorrem a 36.346 vagas em cursos técnicos
Udesc solta resultado e data da matrícula do Vestibular de Inverno 2025
Candidatos fizeram provas no dia 15 de junho em dez cidades do estado de Santa Catarina
Mato Grosso do Sul: inscrição para o Vestibular 2026 da UFGD está aberta
São ofertadas 984 vagas em 36 cursos de licenciatura e bacharelado para ingresso em 2026.
Falta 1 mês para o Encceja 2025: veja 7 videoaulas para estudar matemática
As provas do exame certificador acontecem no dia 03 de agosto e exigem conhecimentos das Matrizes de Referência.
ProUni do 2º semestre de 2025: saiba quando sai o resultado
Programa Universidade para Todos do MEC oferta mais de 211 mil vagas
Corrige aqui gratuito: tema da redação de julho é sobre leitura na construção da cidadania
Envio e correção do texto são feitos de forma totalmente gratuita e on-line
Inscrição CNU 2025: veja como se inscrever e como funciona o Enem dos Concursos
Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) de 2025 contará com duas fases de provas e mais de 3,6 mil vagas em órgãos federais