Como se inscrever no Prouni?
A inscrição do ProUni é gratuita e feita pela internet. Confira o passo a passo de como se inscrever no programa do MEC que concede bolsas de estudo
As inscrições para o ProUni são feitas, exclusivamente, pela Internet, por meio do site ProUni Aluno.
O processo seletivo acontece semestralmente e a adesão pode ser feita, normalmente, nos meses de janeiro e julho, em um dos quatro dias de prazo estabelecidos.
O Super Vestibular recomenda que o estudante não deixe para se inscrever de última hora.
Para os candidatos que não têm acesso à internet, computadores são disponibilizados nas instituições de ensino cadastradas.
Para iniciar a inscrição, o estudante precisa entrar no sistema com os dados de acesso da conta gov.br, o login único dos serviços digitais do Governo Federal. Em caso de esquecimento, ela pode ser recuperada.
Requisitos
Em primeiro lugar, o estudante precisa saber se preenche os critérios estabelecidos para participação no programa. Além de ter concluído o ensino médio tanto na rede pública quanto na particular, ele também deve possuir renda familiar mensal de até três salários mínimos por pessoa.
Saiba aqui quem pode participar do ProUni
Como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é o critério de seleção utilizado pelo Programa, o candidato também precisa ter obtido média igual ou superior a 450 pontos no Exame e não ter zerado a redação.
Com exceção dos professores de rede pública de educação básica, participantes com algum diploma de ensino superior não poderão participar do processo.
Questionário
Logo após o login, o candidato deverá preencher um questionário com perguntas obrigatórias.
Neste formulário, o participante responderá sobre sua raça e cor, se é ou não portador de deficiência física, em que tipo de escola cursou o ensino médio, se é professor da rede pública de ensino e integra o quadro pessoal permanente ou se possui matrícula ativa ou trancada em alguma instituição de ensino superior.
Após indicar as respostas, ele deverá declarar se é brasileiro nato ou naturalizado, além de informar se concluiu algum curso superior até o momento.
Grupo Familiar
Em seguida, é a hora de indicar as informações do Grupo Familiar. Após preencher sua renda bruta mensal, o candidato deverá adicionar os dados pessoais e financeiros de cada membro da família, como grau de parentesco, nome completo, CPF, data de nascimento e renda bruta mensal.
Depois de respondido, basta clicar em Adicionar e partir para o próximo membro. Logo abaixo do formulário, é possível acompanhar quanto membros foram cadastrados e uma pequena listagem com os dados básicos do grupo.
Após inserir todos os componentes, é só clicar em Salvar e Prosseguir. Uma nova janela é aberta para que o candidato declare estar ciente da veracidade do conteúdo e dos documentos exigidos para comprovação das informações.
Cursos
Depois de conferir as informações do candidato, chegou a hora de escolher a primeira opção de curso.
A pesquisa pode ser feita pelo nome da instituição, município ou curso. Ao indicar qualquer uma dessas três opções, são informadas, automaticamente, as graduações que possuem relação com a pesquisa, disponibilidade e perfil socioeconômico do estudante.
O grau, turno, valor da mensalidade e quantidade de vagas para cotas, ampla concorrência e adicional também são exibidos. Ao clicar no curso de interesse, o candidato precisa informar se já é aluno da instituição e definir sua modalidade de concorrência.
Após confirmação dos dados, basta seguir esses passos novamente e escolher a segunda opção de curso e pronto, sua inscrição foi realizada com sucesso.
Da mesma forma que acontece no Sistema de Seleção Unificada (SiSU), o candidato que vai se inscrever no Prouni também pode alterar sua escolha durante os dias de inscrição.
Muitos estudantes adotam este hábito principalmente em razão das notas de corte, que são atualizadas uma vez por dia, aumentando assim a chance do participante se inscrever para um curso que possui mais chances de ser selecionado.
Vale ressaltar também que alguns cursos contam com requisitos específicos para matrícula, por isso, todas essas informações devem ser checadas antes de efetivar sua inscrição.
Caso contrário, o candidato poderá perder seu direito à bolsa, se selecionado. Além disso, algumas instituições submetem os pré-selecionados a um processo seletivo específico. Neste caso, a necessidade é informada no ato da inscrição.
Resultado
O resultado do ProUni é disponibilizado no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, na página do ProUni.
Fica sob responsabilidade do candidato pré-selecionado acompanhar o resultado, observar o prazo para matrícula e se apresentar na secretaria da universidade portando os documentos necessários para comprovação das informações mencionadas na inscrição.
Depois de apresentar os documentos e assinar o Termo de Concessão, o candidato já pode partir para o abraço e comemorar sua aprovação como bolsista do ProUni.
Então, mãos à obra!