Universidade Estadual de Campinas – Unicamp
Com 50 anos de história, a Unicamp oferece mais dezenas de cursos de graduação, além de especializações em diversas áreas.
A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), no interior de São Paulo, surgiu a partir de um movimento popular de moradores da cidade que reivindicavam uma faculdade pública de Medicina na região.
A campanha dos campinenses começou na década de 40, e no ano de 1963 o curso de começou a ser ministrado na Maternidade local.
Porém, a fundação da Unicamp só aconteceu em 1966, quando o governo do estado de São Paulo decidiu fundar a universidade e oferecer outras graduações para os estudantes da região.
Atualmente, a instituição é um centro estratégico para formação de mão de obra nas áreas de tecnologia e ciências naturais.
Além de Campinas, a instituição conta ainda com outros dois campi em Limeira e em Piracicaba. A Unicamp possui ainda um centro de pesquisas em Paulínia e um Hospital em Sumaré.
Além dos cursos de graduação, a Unicamp oferece cursos de pós-graduação, entre Mestrados, Doutorados e Especializações. Em 2022, a Forbes posicionou a Unicamp como a segunda melhor universidade do país.
Campus da Unicamp
Além de Campinas, a Unicamp possui campus nas cidades de Piracicaba, Limeira e Paulínia.
- Campus Campinas
Campus Universitário Zeferino Vaz, s/nº, Cidade Universitária, Campinas – SP
http://www.unicamp.br/unicamp
(19) 3521-2121
Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais, Ciência da Computação, Ciências Biológicas, Ciências do Esporte, Ciências Econômicas, Ciências Sociais, Comunicação Social (Midialogia), Dança, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Agrícola, Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Computação, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Estatística, Estudos Literários, Farmácia, Filosofia, Física, Matemática Aplicada e Computacional, Fonoaudiologia, Geografia, Geologia, História, Letras, Licenciatura Integrada (Química/Física), Linguística, Matemática, Medicina, Música (Composição), Música Erudita (Instrumentos), Música Popular (Instrumentos), Música (Regência), Pedagogia, Química e Química Tecnológica.
- Campus Limeira
Rua Pedro Zaccaria, nº 1.300, Limeira – SP
http://www.fca.unicamp.br
(19) 3701-6656
Ciências do Esporte, Engenharia Ambiental, Engenharia de Manufatura, Engenharia de Telecomunicações, Engenharia de Produção, Estradas, Gestão de Agronegócio, Gestão de Empresas, Gestão de Políticas Públicas, Gestão do Comércio Internacional, Nutrição, Saneamento Ambiental, Sistemas de Informação, Sistemas de Telecomunicações, Técnico em Edificações, Técnico em Enfermagem, Técnico em Geodésia e Cartografia, Técnico em Informática, Técnico em Mecânica, Técnico em Qualidade, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Tecnologia em Construção de Edifícios e Tecnologia em Controle Ambiental.
- Campus Piracicaba
Avenida Limeira, nº 901, Piracicaba – SP
http://www.fop.unicamp.br ou info@fop.unicamp.br
(19) 2106-5200
Odontologia.
- Campus Paulínia
Centro Pluridisciplinar de Pesquisas Químicas, Biológicas e Agrícolas) - Rua Alexandre Cazelatto, 999, Vila Betel
(19) 2139-2850
Formas de Ingresso da Unicamp
• Vestibular Tradicional
A universidade ainda realiza o Processo Seletivo Tradicional, que é o principal meio de entrada na instituição. O vestibular da Unicamp é composto por duas etapas.
1ª fase, com provas em um dia: 90 questões objetivas de conhecimentos gerais;
2ª fase, com provas em dois dias: redação e 20 questões discursivas de Língua Portuguesa, Matemática, Inglês e disciplinas de acordo com o curso de escolha.
Inscritos nos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais, Dança e Música também devem realizar Testes de Habilidades Específicas.
• Sistema de Cotas
A Unicamp realiza reserva de 25% das vagas para candidatos autodeclarados pretos e pardos. Há também um vestibular específico para a população indígena.
Além disso, há pontos a mais nas notas do vestibular para alunos que cursaram o ensino médio na rede pública de ensino, por meio do Programa de Ação Afirmativa e Inclusão Social (PAAIS).
- Enem
As vagas oferecidas pelo Enem serão distribuídas da seguinte forma: 10% de estudantes que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.
A porcentagem é dividida em 5% para estudantes que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas e sejam autodeclarados pretos, pardos ou indígenas.
Os outros 5% para estudantes que sejam autodeclarados pretos e pardos. Assim, o total de vagas via Enem será de 20%. A seleção via Enem estará definida por meio de um edital específico.
- PAAIS
O Programa de Ação Afirmativa e Inclusão Social (PAAIS) funciona assim: Na primeira e na segunda fase, serão adicionados pontos à nota dos candidatos que tenham cursado escola pública.
Serão 20 pontos para aqueles que cursaram integralmente o ensino fundamental II em escolas públicas e 40 pontos para aqueles que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas. No caso dos candidatos que cursaram ambos os períodos na rede pública, a pontuação adicionada será de 60 pontos.
- Vestibular Indígena
Será criado o Vestibular Indígena, a ser realizado em data diferente do Vestibular Unicamp, com duas vagas extras ou regulares nos cursos que aderirem ao Vestibular Indígena 2019.
As vagas oferecidas nesta modalidade serão consideradas vagas adicionais na 1ª chamada do Vestibular Unicamp, preservando-se o número de vagas totais oferecidas pelo curso para as chamadas subsequentes. O ingresso será na mesma época de matrículas do vestibular tradicional.
- Olimpíada científica
Até 10% das vagas extras ou regulares de cada curso que optarem por essa modalidade. Haverá a publicação de um edital separado para o preenchimento dessas vagas, que ocorrerá na mesma época de matrículas do vestibular tradicional.
- ProFis
Foram sugeridos estudos para avaliar a viabilidade de abrir novas vagas para Campinas, bem como vagas nos cursos de graduação da Unicamp para os egressos do ProFIS.
PÁGINA ELETRÔNICA
Site | Vestibular