Enem e ProUni
Prouni utiliza a média da última edição do Enem como critério de seleção para a concessão de bolsas de estudo.
O Programa Universidade para Todos (ProUni) foi criado pelo Ministério da Educação (MEC), em 2004, com a finalidade de conceder bolsas de estudo integrais e parciais para estudantes de instituições privadas de educação superior.
Como critério de seleção, o programa utiliza a média do último Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Para participar, o candidato precisa ter tirado média mínima de 450 pontos em todas as cinco provas do Enem e não ter zerado a redação do exame educacional.
Contudo, para participar da seleção o estudante também precisa preencher alguns requisitos socioeconômicos, como: ter renda familiar per capita de até três salários mínimos para bolsa parcial e de até um salário mínimo e meio para bolsa integral.
Além disso, o ProUni também exige os seguintes critérios:
-
ter cursado o ensino médio integralmente em escola da rede pública
-
ter cursado o ensino médio em instituição privada como bolsista integral
-
tenha cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada (com ou sem bolsa)
-
ter cursado o ensino médio integralmente em instituição privada como bolsista parcial ou sem a condição de bolsista
-
ser pessoa com deficiência
-
ser professor da rede pública de ensino, exclusivamente para os cursos de licenciatura e pedagogia, destinados à formação do magistério da educação básica
O ProUni é realizado duas vezes ao ano, sempre no início do primeiro e segundo semestres. As inscrições são feitas pelo site do ProUni através de CPF, número de inscrição no Enem do ano anterior e senha. No ato da inscrição, o candidato informa duas opções de curso, instituição e tipo da bolsa (parcial ou integral).